terça-feira, 11 de dezembro de 2018

[RESENHA] Um Banquete para Hitler de V. S. Alexander


Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Publicação: 2018



Magda Ritter é uma jovem alemã que está em busca de seu primeiro emprego. Mandada do interior, onde sua família morava, para a capital, Berlim, para morar com uma tia, logo ela percebe que o clima político ronda a cidade com muita força. O governo que acaba de tomar o poder está ganhando cada vez mais adeptos. Um governante conquistador está deixando a nação cada vez mais orgulhosa e feliz de seus feitos durante o combate histórico que acontecia. Estamos em 1943, no meio da Alemanha nazista.

Sua tia logo a alerta que, em virtude dos homens estarem indo à guerra e as mulheres destes estarem tendo que ocupar diversos campos de trabalho, conseguir um emprego não é fácil e as vagas que estão disponíveis são sempre para ocupações que pagam muito pouco e onde se trabalha muito. Além disso, caso não esteja alistada ao partido nazista, ela provavelmente não conseguirá nenhum tipo de ocupação. Magda se vê tendo que entrar para um campo que nunca gostou: a política. Lá, ao comentar que precisava trabalhar, uma integrante sugere a ela a única ocupação que sobrou: a de provar a comida que era servida ao Fürher, o próprio Adolf Hitler.

Após passar por treinamentos de segurança própria, de como deveria dar sua vida para defender a de seu líder e de como diferenciar todos os tipos de venenos, plantas, cogumelos e pós possíveis usados em alimentos que poderiam levar alguém à morte, além de, claro, ter uma grande introdução da filosofia nazista em sua cabeça, Magda começa a trabalhar lado a lado do ser humano mais tirano que já existiu. Ela começa a perceber que, mesmo as pessoas que lhe são de confiança, já começam a ter desconfiança de que ele não está mais em suas faculdades mentais e de que as coisas que ele faz são desumanas. Magda então, usando das armas que consegue e de sua inteligência, tentará fazer algo que poderá colocá-la para sempre na história do mundo.

Um Banquete para Hitler é um romance que mescla ficção e história numa mesma narrativa. De fato existiram provadoras da comida de Hitler na vida real, mas nenhuma se chamou Magda Ritter nem há provas de que algumas delas foi responsável por fazer o que a protagonistaa fez no livro. Outros personagens também seguem esse mesmo formato de narrativa.

Sempre gostei de livros sobre Segunda Guerra Mundial e gostei bastante da premissa e do desenvolvimento desse. O ou a autora (que usa um pseudônimo e cuja identidade não foi revelada), tem uma narrativamuito envolvente e sabe mesclar bem os momentos de drama, suspense e ação, além de ter feito uma boa pesquisa histórica antes de escrever. 

Recomento a todos que gostem de livros com essa temática e para quem estiver interessado em saber mais sobre como se deu o momento mais triste da história da humanidade sob o ponto de vista do governo nazista.


                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário