sábado, 8 de dezembro de 2018

[RESENHA] Contumélia de Lilian Cristina Peixe


Editora: Amazon
Páginas: 188
Publicação: 2018




Inês é uma jovem de 16 anos, apaixonada pela vida e que mora com sua madrinha, Dona Constância. Porém, ela se vê em uma situação muito delicada: precisa arrumar logo um casamento e, caso isso não aconteça, ela será mandada para um convento onde passará o resto da vida. Para "ajudá-la", sua madrinha arrumou um pretendente, Sr. Macedo, que tem tudo o que ela detesta: é super asqueroso, arrogante e presunçoso. Mas tudo começa a mudar quando ambas, ao irem para um casamento de uma amiga, reencontram um amigo da família, Henrique.

Até que tudo muda quando ela, e sua mucama e amiga Teresa, são enviadas por Dona Constância para um noivado de uma parente em outra cidade. No meio do caminho, a carruagem em que ambas estão acaba ficando atolada e, um misterioso e belo homem, surge para a ajudá-las. André já é conhecido da região por, segundo fofocas de todos, ter tido um caso com a Baronesa de Araribá e ser suspeito do assassinato de seu marido, o Barão. À medida que a história de Inês se desenrola, ela se aproximará mais dele e começará a se apaixonar pelo suposto criminoso. Mas será mesmo que André, essa pessoa tão adorável e que lhe cativou tanto, pode ser tão cruel e sanguinolento? O que há por trás de todo esse crime?

Contumélia é um romance épico que se passa no Brasil colonial. Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é que é uma história de época que se passa no Brasil. Quase não temos romances históricos ambientados no nosso país e isso nos traz uma perspectiva bem interessante. Acredito que com isso a autora ganha um bom eixo de conexão com o leitor, por aproximar mais os personagens de sua realidade. 

A saga da protagonista para ir em busca do seu grande amor é deliciosa. Inês é uma jovem à frente de seu tempo, determinada e ousada quando precisa. Ela encarará grandes apuros e muitos olhares ruins da sociedade mas, como confia naquilo que acredita e em sua voz interior, mantém-se sempre naquilo que julga ser o certo.

Outro ponto interessante da narrativa é o mistério que cerca a morte do Barão de Araribá. André é o principal suspeito, por tudo que as más línguas da região falam, mas há muito mais coisa a ser investigada e descoberta. Gostei da forma como a autora conseguiu mesclar o romance com essas pitadas de suspense na narrativa, fazendo com que esse não fosse o foco principal do livro. Além disso, esse recurso eixa o personagem de André em evidência ao longo de todo o livro, o que foi sensacional para evoluí-lo na narrativa.

Confesso que não sou de ler muitos romances de época, mas esse me interessou muito. Gostei da forma como a autora construiu Inês, uma protagonista forte, que sabe o que quer mas que, ao mesmo tempo, tem seu lado romântico e sentimental. mesmo sendo esse um gênero muito explorado nos últimos anos, Lilian não tendeu para o clichê no momento de escrever a história, usando sim de elementos do romance romântico mas trazendo uma narrativa viciante e que prende o leitor do início ao fim.

Recomendo a todas e todos que gostem de ler livros do gênero, principalmente para aqueles que gostam de Carina Rissi e Jane Austen. Leitura mais do que recomendada!


                                                                     

Onde comprar?

Um comentário:

  1. Amei a resenha!
    O livro está na Amazon por R$ 3,65!
    https://www.amazon.com.br/dp/B07JW16ZQ1

    ResponderExcluir