sexta-feira, 19 de outubro de 2018

[RESENHA] Um Acordo e Nada Mais (O Clube dos Sobreviventes #2), de Mary Balogh


Editora:Arqueiro
Páginas: 304
Publicação: 2018


Sophia Fry sempre viveu às sombras de seu tio, tia e prima. Ela não é criada como uma criada, mas também não é tratada como membro da família. Seu cabelo mal cuidado, suas roupas não acompanhavam à moda da época. A família apelidava a dama de ratinha. Sua mãe fugiu e seu pai morreu em um duelo por se envovler com uma mulher casada. Sophia cresceu com a autoestima baixa, por julgamentos e olhares que foram criando raízes de mágoa e contentamento que não era mulher o suficiente para se casar.

Já Vicent, é um dos sobreviventes das guerras napoleônicas. Infelizmente ele voltou com sequela, na qual perdeu a visão. Por conta disse, sua família, regada por mulheres sempre foi muito protetora logo quando ele voltou da guerra. Ele estava cansado, pois estava ansiando por liberdade. Após dispensar uma pretendente para se casar, algo que sua família estava torcendo que acontecesse logo, decidiu fugir e se exilar juntamente com seu amigo e valete Martin Firsk. 

Barton Coombs foi o destino de Vicent, o lugar em que ele cresceu e foi muito feliz. Lá também é que Sophia mora e eles não imaginavam que uma história de amor começaria após Sophia salva-lo de uma emboscada planejada pela sua família. Após ser expulsa de casa, Vicent se sente na responsabilidade de ajuda-la, pois foi por ele que seus familiares a deixaram na sarjeta. Ali começava a história que eles escreveriam além das aparências e dos julgamentos.

 "O futuro tinha o hábito de nunca ser como o esperado ou o planejado."

Li Uma Proposta e Nada Mais, primeiro volume da série O Clube dos Sobreviventes, e não me conquistou tanto. Achei muito dramático e pouco mostrado o desenvolvimento do casal. Por outro lado, Um Acordo e Nada Mais se mostrou superior ao anterior. Tudo aquilo que senti falta no primeiro fui suprido nesse.

Sophia é uma moça que foi abandonada pela mãe, ficando sozinha com o pai, que não era flor que se cheire. Ele se envolveu com uma mulher casa e foi morto pelo marido da amante. A menina foi enviada para morar uma tia, que a tratava mal e com frieza. Essa tia faleceu e foi morar com outra tia, com seu marido e prima. O que poderiam ser uma família feliz e unida, mostrou o contrário, pois a tratavam nem como criada, mas também não demonstravam nenhum tipo de carinho com a garota.

Quando ela conhece Vicent algo aflorou em seu coração, mas ela sabia que ele não se interessaria por ela, por vários motivos enumerados em sua mente. Após salva-lo de uma emboscada para se casar com sua prima, o tio a expulsa de casa e a deixa sem para onde ir. Quando Vicent soube logo se dispôs em ajuda-la, mas ela não esperava que uma acordo seria oferecido: se casar com ele. Ambos se beneficiariam, pois ela teria um lugar para onde morar e sentiria em segurança e ele conseguiria sair do sufoco em que estava vivendo, pela sua família sempre querendo protege-lo, por conta de sua condição.
 "Nas nossas fraquezas, talvez possamos encontrar forças."
O casal no início se tratavam como amigos, mas a relação foi amadurecendo. Eles foram se conhecendo intimamente, aprofundando na vida um do outro, até que sentimentos fossem brotados e em pouco tempo floresceriam. Amei como o casal foi crescendo gradativamente. Como Vicent foi essencial para ajudar Sophia a se sentir linda e especial. Sophia também foi importante para ele, por abrir meios para que ele ganhasse sua independência dentro de sua própria casa.

A escrita de Mary Balogh é envolvente e com os personagens foi a cereja do bolo para que a leitura fluísse. Sophia e Vicent tem uma química forte e se tornam cúmplices no decorrer da trama. Os outros integrantes do Clube dos Sobreviventes aparecem e conhecemos mais um pouco de suas histórias. Apesar da trama não conter tantos momentos de clímax, os conflitos que foram apresentados foram os suficientes para que ajudasse na dinâmica do livro.

Para os fãs de romance de época, esse livro é uma ótima indicação. Apesar de não ter gostado tanto do primeiro, o segundo compensou. Uma história que fala sobre recomeços, a busca da autoestima, da gentileza e da solidariedade. Cada capítulo é uma porção de amor compartilhada da autora para seus leitores.
 
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário