sábado, 27 de setembro de 2014

[RESENHA] A Escola do Bem e do Mal (Escola do Bem do Mal #1) de Soman Chainani



Editora: Gutenberg
Páginas: 346
Publicação: 2014

Gavaldon é uma cidade rodeada de mistérios. Há dois séculos, a cada quatro anos, na noite do dia onze do mês onze, dois jovens são misteriosamente levados para um local até então desconhecido, longe de seus pais. Não se sabe o que ou quem leva esses jovens e, por isso, o medo sempre assola os moradores, que escondem suas crianças dentro de casa. Reza a lenda que aqueles que são raptados, acabam estudando na Escola do Bem e do Mal, local onde se formam os vilões e os mocinhos dos contos de fada.

Sophie é uma jovem meiga, que conquista a todos e que sonha em se tornar uma princesa. Para tal ela não medirá custos e passará pelas vontades de seus pais e de seus amigos, se for preciso. Sempre rodeada por rosa e por motivos do principado, sua maior vontade é ser levada embora para conseguir se livrar de vez daquele condado que tanto despreza e ter um futuro diferente do medíocre existente por lá.

Agatha, porém, é o extremo oposto da amiga. Ela não dá a mínima para toda essa história que é contada e acha que tudo não passa de crendice do povo. Sempre se veste com roupas pretas, largas, não cuida da aparência e raramente toma banho. Adora bichos exóticos e sempre carrega minhocas e aranhas em seus bolsos. Mesmo com seu mau-humor constante, ela e Sophie acabam se aproximando e se tornando grandes amigas.

Porém, quando o momento tão aguardado é chegado, uma grande surpresa modificará completamente o destino das duas jovens. Conseguirá Sophie ir para a tão desejada Escola do Bem? E o que fará Agatha sem sua melhor amiga, caso ela seja sequestrada?

A Escola do Bem e do Mal é o primeiro livro de uma trilogia infanto-juvenil que já consta com 2 títulos publicados lá fora e com o terceiro com previsão de publicação para 2015. Nele conheceremos, além das personagens principais, todo o universo estudantil existente nas escolas. A Escola do Bem forma princesas e a do mal, vilões. Por isso, cada uma tem suas particularidades, como horários, aulas, cenários e alunos diferenciados. Ninguém consegue enganar os diretores com sua índole e eles sempre acertam para qual escola cada aluno deve ir.

O ponto positivo desse livro é, sem dúvida, as descrições. Soman consegue transportar o leitor para dentro da história, como se estivéssemos no mesmo local onde a cena se desenrola. No Bem sempre teremos o castelo reluzente, os campos verdes e recheados de belas árvores, o jardim com duendes e fadas, a fonte, entre outros. Já no Mal temos o rio negro, as treliças de serpentes, os vermes rastejando pelo chão e o castelo assombrado e escuro.

Mesmo descrevendo tão bem, a narrativa do autor peca em alguns momentos. Por ter muitos blocos de texto e poucos diálogos, a leitura se torna lenta e arrastada. Há muitos detalhes a serem lembrados o tempo todo na história e isso atrapalha muito o leitor. Enquanto lia, tive que voltar várias vezes para lembrar o que estava acontecendo com um determinado personagem. A maior parte da história é previsível, dando para se deduzir o que vai acontecer com cada personagem.

O livro contém ilustrações no início de cada capítulo (clique nas imagens para vê-las em tamanho maior):



Recomendo a todos que gostam de fantasia, principalmente de histórias de contos de fada.
                                                                     

Onde comprar?

10 comentários:

  1. Confesso que nunca havia ouvido falar do livro, mas adorei , achei bem legal essa capa e o enredo parece bem legal, tbm gostei muito do livro ter ilustrações *----*

    ResponderExcluir
  2. Nãoo fiquei interessada neste livro..
    O título já me chamou a atenção e me deu mta a impressão de ser algo bem clichê...
    O enredo n se mostrou diferente..
    Gostei das ilustrações, acho q isso dá todo um charme a mais p o livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro e confesso que amei, já adicionei na minha lista de desejados e espero poder ter ele logo em mãos.
    A historia é diferente dos que tem por ai, sei que vai chamar muito a atenção dos leitores.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia desses "centros de formações",e as ilustrações também são lindas.Só não gostei muito do que tu disse sobre a falta de dialogos,não há nada que me incomode mais do que isso,passei um mês inteiro tentando terminar um livro onde a narradora só jogava infomação em cima de informação e sem nada de falas ou algo assim.Tirando isso gostei do proposito do enredo.

    ResponderExcluir
  5. nao conhecia o livro , mais adorei a ilustracoes , o titulo é bem chamativo tbm , mais gosto de livros cheeeios de dialogos , é uma pena que falte dialogos neste livro pois parece ser boom , vou procurar saber um pouco mais !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem? Nossa, tenho muita vontade de ler esse livro, as ilustrações são incríveis e acho que deve ser interessante essa divisão e as diferenças entre a escola do bem e a escola do mal. Pena que o que você disse sobre os grandes blocos de textos e poucos diálogos me incomodem, além de o autor acabar jogando algumas informações, até por ser um livro infantojuvenil, ele deveria ter um melhor cuidado com isso. Mas enfim, é um livro que eu quero conhecer. Gostei bastante da sua resenha!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. E não é que achei essa história bem interessante. Apesar de ser previsível, achei essa ideia de criar escolas para os mocinhos e pros vilões. A pena são esses momentos mais travados no decorrer da trama, mas acho que dá pra levar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu já tinha ouvido falar desse livro, mas essa é a primeira resenha que vejo dele, e fiquei super curiosa para ler o livro, gosto muito de magia, e livros que envolvam esses seres mágicos, pretendo ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oii Marcos :)
    Não sou muito de ler infanto-juvenil, mas esse livro me encantou já pela capa..
    Adorei a escola dos vilões e dos mocinhos, e tenho a impressão que a Agatha provavelmente vai virar é uma mocinha, rsrs !! Amo conto de fadas, e gostei mais do livro quando vi as imagens, amos livros com ilustrações !!
    Bj :*

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou uma das poucas que não gosta de fantasia.
    Sei lá, sou mais um romance bem realista do que fantasia.

    Mas, não eu não leria esse livro.
    Achei muito clichê e a capa é horrível.

    Beijos,

    -A

    ResponderExcluir