segunda-feira, 24 de março de 2014

[RESENHA] Panic de Lauren Oliver

Editora: Haper Collins
Páginas: 416
Publicação: 2014, nos EUA


Na pequena cidade de Carp, no interior dos Estados Unidos ocorre, em todo final de ano letivo (entre julho e agosto), o jogo Panic.  Há 11 anos, alguns alunos da escola municipal local, cansados de tanto tédio, resolveram criar um jogo que desafiasse os medos das pessoas, com provas perigosas e radicais que eliminam um grupo em cada etapa. O prêmio para quem conseguir completar todo o circuito é uma jarra com o dinheiro depositado pelos alunos do colégio. A cada ano o valor do prêmio varia sendo que, neste ano alcançou seu valor máximo de aproximadamente 50 mil dólares. Só podem participar do jogo os veteranos que estão se formando naquele ano que devem se inscrever, voluntariamente. Duas pessoas já morreram em provas de anos anteriores do jogo, mas a vida dos que venceram mudou tanto, que os veteranos acham válido correrem este risco.

Panic mexe muito com os moradores locais, por estarem em uma fase de mudança de vida. Uns pensam em ir para a faculdade, outros em se mudar para a cidade grande e todos em geral precisam de dinheiro para correrem atrás de seus sonhos. Ganhar esse jogo demonstra ser uma forma interessante de consegui-lo. Por ser ilegal, todas as informações e locais de prova são mantidos sob sigilo, para que a polícia não atrapalhe. 

Conheceremos a história sob a visão de dois veteranos. Heather é uma das garotas mais populares do colégio. Com graves problemas familiares (sua mãe não superou o divórcio, virou alcoólatra e tende a perder a guarda de sua irmã mais nova Lili), ela praticamente criou a si própria e à sua irmã, sozinha. Heather verá no jogo uma forma de se vingar de seu ex-namorado Matt, pelo qual era loucamente apaixonada mas que acabou sendo traída quando ele foi para a faculdade. O segundo jogador é o Dodge, um garoto que mora com a irmã Dayna, ao qual é super próximo, e a mãe, também divorciada e que leva uma vida promíscua, o que o incomoda bastante. Ele entrará no jogo buscando por vingança em relação a um dos jogadores do Panic. Ambos terão que passar por provas que envolvem desde pular do topo de uma cachoeira, a sobreviver a uma roleta russa ou ter que entrar em uma jaula de tigres famintos sem nenhuma proteção. Conseguirão eles realizar todas as provas e levar os 50 mil dólares para casa?

Panic é um livro independente, não faz parte de nenhuma série, tendo começo meio e fim. Esse foi meu primeiro contato com a Lauren Oliver, nunca tinha lido nenhum livro dela anteriormente. A autora tem uma ótima escrita e imprime uma boa narrativa na hora de ler, mas certos pontos da história criam algum marasmo. Os personagens tem estímulos e motivações para participarem daquilo, mas senti que em alguns momentos isso foi tratado com uma certa superficialidade, mesmo eu estando dentro da mente deles ao longo de toda a leitura. A descrição dos cenários e, sobretudo, das provas ficou muito interessante. A Lauren consegue fazer com que sintamos o clima de tensão e medo daqueles momentos.

O nível de inglês fica entre fácil e intermediário. Tive que recorrer ao dicionário para algumas palavras, mas nada que atrapalhe o entendimento da história ou o ritmo de leitura. Na reta final a leitura engata e prende o leitor até a última folha. Fui terminar de ler o livro de madrugada, pois não conseguia largá-lo sem saber o que aconteceria no final. Apesar disso, a linha de acontecimentos de Panic é um pouco parada e arrastada em alguns momentos.

Ainda não há previsão de lançamento do livro nem por qual editora ele sairá no Brasil. Recomendo a todos que gostam da narrativa da autora e que querem ler um livro com bastante suspense e cenas com adrenalina alta.

A ARC deste livro foi cedida para leitura pelo NetGalley.

20 comentários:

  1. Ainda não li nada da autora, mas o enredo do livro é bem interessante ein? Acho que não li nada assim. rs E gostei ainda mais por ser um livro independente! haha Espero que lancem o livro por aqui e não demorem muito. Achei bem legal a autora ter acertado nas descrições dos cenários e das provas (que fiquei bem curiosa em saber mais rs)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!

      Esse foi o primeiro livro da Oliver que eu li. Gostei do enredo, mas tem muita coisa que ficou perdida no livro. Mesmo assim é uma boa leitura.

      Bjosss

      Excluir
    2. Ah, nossa, estou louca por esse livro! Amo Lauren Oliver, li a trilogia dela, Delirium, e o livro Before I Fall e amei! Quero muito ler esse livro!

      Excluir
  2. Odeio este joguinhos idiotas que algumas pessoas fazem. Ainda não tinha ouvido falar do livro, vou anotar o nome para ver mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      Tbm acho isso muito sem noção. Leia pq vale a pena! o/

      Bjosss

      Excluir
  3. O livro parece ser bem interessante. Também nunca li um livro dessa autora!
    Meu inglês é fraco, não sei se eu conseguiria ler como se fosse em português, passaria anos pra terminar. Hahaha

    Mas eu fiquei muito curiosa para saber como são as provas, seria um "jogos mortais" da vida? Rsrsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandinha!

      É quase um Jogos Mortais, só que aqui todos (?) saem vivos rs

      O inglês é um pouco mais puxado, não recomendo pra quem tá começando a ler em inglês não...

      Bjosss

      Excluir
  4. Olá Marcos, achei bem interessante a proposta do livro,mas infelizmente meu inglês é péssimo e teria dificuldade na leitura. Mas adorei conferi tua resenha deste livro...
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli!

      Realmente, o inglês desse livro é um pouquinho mais puxado. Não recomendo a quem tá começando a ler nesse idioma. O enredo é bem legal mesmo.

      Obrigado!

      Bjosss

      Excluir
  5. Achei o enredo bem interessante! Só me pareceu idiotice Heather entrar no jogo para se vingar de Matt... se ele a traiu, ela vai tentar "se matar"? o.Õ
    Espero que seja lançado no Brasil! Fiquei curiosa e empolgada por não ser uma série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Humm não é bem tentar se matar. Tem algo mais nessa vingança da Heather... =X

      Acho que será lançado no Brasil, só não sei a data e a editora ainda...

      Bjosss

      Excluir
  6. Ah, não acredito! Eu aqui toda animada, já indo até procurar o livro e querendo comprar, aí chego no final da resenha e leio que não tem nem previsão de lançamento D: #Chorei
    Achei a trama do livro super instigante, daqueles que você só consegue parar de ler quando acaba. E eu amo livros assim.
    Já quero o lançamento NOW! ahaha
    Ainda não li nada da Lauren, mas um livro dela que está nos meus desejados é Antes que eu vá <3
    Adorei sua resenha e acho que vou fazer um mutirão pra lançarem esse livro logo, eu adoro tudo que envolva jogos/provas/gincanas e afins hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      É, ainda não tem previsão =/ Mas acho que deve sair ainda esse ano, pq o livro foi um sucesso lá fora.

      É esse tipo de livro mesmo: leitura rápida, prende até o final...

      Obrigado! Torço pra ele ser lançado em breve aqui.

      Bjoss

      Excluir
  7. Amo esses livros que envolvem jogos no enredo :)
    ta na lista

    ResponderExcluir
  8. Ai meo Deos!

    Sou louca pela Lauren Oliver ela escreve MUITO BEM!
    Não vejo a hora de ler esse livro, parece ótimo, assim como todos os livros da Tia Lauren!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Damaris!

      Quero muito ler os outro livros da Lauren, sempre falam muito bem dela.

      Bjosss

      Excluir
  9. Sabe quando você gosta mesmooo do livro? Eu gostei mesmo desse.
    Parece muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei cath's! rsrsrs Eu adoro quando me sinto assim com um livro...

      Bjosss

      Excluir
  10. Ouvi falar desse livro numa lista entre os melhores YA já lançados esse ano e pela minha experiencia com a Lauren Oliver em Delirium sei que pode ser bem promissor. Espero que ele seja lançado muito em breve no Brasil.

    Júlia
    vidadecliches.wordpress.com

    ResponderExcluir