quinta-feira, 7 de junho de 2012

[RESENHA] Presentes da Vida de Emily Giffin

Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
Publicação: 2012

ATENÇÃO

Essa resenha contém spoilers de O Noivo da Minha Melhor Amiga da Emily Giffin. 

Presentes da vida traz a continuação de O noivo da minha melhor amiga, com a história de Darcy que, após ter  perdido seu noivo Dexter para sua melhor amiga Rachel, resolve encarar essa situação, à sua maneira, e entra em uma nova fase de sua vida.

No primeiro livro, cujo foco maior é a Rachel, Darcy aparece apenas como coadjuvante da história de amor que existe entre sua amiga e seu noivo. Rachel é o tipo de amiga submissa, que prefere abrir mão de sua felicidade para ver a do próximo. Darcy se aproveita disso a vida inteira e acaba "roubando" Dexter de sua amiga. Posteriormente, ao ficarem noivos e estarem de casamento marcado, Rachel, como madrinha de casamento, resolve dar vazão a esse amor e começa um relacionamento com Dexter às escondidas. Em paralelo a isso, Darcy trai seu namorado diversas vezes, além de tratá-lo com desdém e interesse.

Em Presentes da Vida a história começa exatamente onde parou no primeiro livro: Darcy descobre a traição e resolve tomar novos rumos de sua vida. Porém ao começar uma "nova vida", Darcy continua com seus velhos hábitos e comportamentos: sai com vários homens, esbanja luxo e ostentação, etc. Ao se descobrir grávida, acaba por brigar com sua família, cujo relacionamento já era conturbado, e, sem amigos próximos em Nova Iorque, decide ir morar com seu amigo de infância Ethan em Londres, onde, após uma série de acontecimentos e situações em que expõe sua imaturidade e inconsequência, acaba por tomar decisões sérias em sua vida.

O livro é divertidíssimo. Emily Giffin tem uma escrita envolvente, leve, com boas doses de humor e boa construção de personagens. Sou completamente fã da Darcy, devo confessar. Ela é uma personagem que sempre me faz rir pensando "Como ela foi capaz de fazer isso?". Em determinados momentos ela consegue ser repugnante, sobretudo em relação aos seus pensamentos para com seu filho. Mas no fundo ela é apenas uma pessoa insegura que quer parecer forte. É muito interessante ver o amadurecimento dessa personagem ao longo de todo livro e saber que, sim, as pessoas podem mudar sua personalidade para se ajustar às adversidades da vida. Um ponto forte é o debate entre a amizade e o amor que se trava entre ela e o Ethan. A maneira como esse relacionamento evolui, suas dúvidas e incertezas é tratado de maneira muito interessante pela autora.

Não há necessidade de ter lido o primeiro livro para compreender o segundo, mas recomendo que se faça a leitura na ordem. Recomendo a todos que gostam de chick-lits e romances românticos.

45 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Marcos! Estou ansiosa para ler Presentes da Vida! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Marcos uma dúvida! Essa resenha tem 'spoiler' de O Noivo da Minha Melhor Amiga? Eu só li a primeira linha e parei! Eu achei um 'spoiler' muito, aah que coisa, eu sei o que vai acontecer, na primeira linha! : ( mas vou ler a resenha de O Noivo da Minha Melhor Amiga, só pra ver, e vouter que deixar essa! Bjs, Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo!

      Obrigado pelo aviso, já coloquei o alerta de spoiler na resenha.

      Abraços!

      Excluir
  3. uma pena eu soh ter descoberto q havia outro depois, msm o livro sendo bem legal, ainda sim achei darcy um saco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      AMO DARCY! KKKKKK Acho ela sensacional de tão absurda que é. Leia o primeiro livro tbm...

      Bjosss

      Excluir
  4. O livro parece ser muito bom. Gosto muito quando as personagens aprendem na marra a serem pessoas melhores. Como ainda não li "O Noivo da Minha Melhor Amiga", vai demorar um pouco pra ler esse, pois vou seguir essa sequência que você falou. Outra coisa que achei legal foi a capa. Muito bonita mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!

      A história da Darcy é exatamente a de evoluir na marra. Acho que a Emily foi até bondosa com ela nesse aspecto rsrs

      Abraços!

      Excluir
  5. Estou doida para ler esse livro e ver se mudo minha opinião, mesmo que só um pouquinho, sobre a Darcy. Não duvido nada que aconteça, já que a Emily sempre nos surpreende!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Darcy <3 kkkk Mas é que eu gosto de antagonistas, por isso me interessei por ela.

      Bjosss

      Excluir
  6. Puxa eu nem sabia que O Noivo da Minha Melhor Amiga ia ter sequência, preciso me apressar para lê-lo. Marcos, vc sabe se essa série ainda vai ter mais algum livro ou vão ser só esses dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      O terceiro livro dessa série é o primeiro lançado pela NC (vai entender...), o "Presentes da vida". Vale a pena ler na sequência.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá, gostei bastante da sua resenha. Eu adorei o livro, ainda não li O Noivo da Minha Melhor Amiga mas assisti o filme. Presentes da Vida foi ótimo para vermos as coisas pela perspectiva da Darcy. A escrita da Emily é excelente, não conseguia largar o livro. Foi muito bom ver o amadurecimento da Darcy no decorrer do livro. No início eu tinha muita vontade de bater nela, ficava me perguntando se existia alguém tão sem noção quanto ela. Ela sempre teve tudo muito fácil, a própria Rachel sempre fazia a vontade dela, mesmo estando errada e isso também me irritou bastante. Acho que a autora soube dar um ótimo desfecho para a história da Darcy, gostei bastante do final, apesar de ter sido meio esperado. Enfim, é um livro que eu recomendo muito, mesmo que não tenha lido O Noivo da Minha Melhor Amiga. É um livro maravilhoso!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosane!

      Tive as mesmas sensações que vc quando li o livro. Apesar de ora amar, ora odiar a Darcy não conseguia largar o livro de jeito nenhum, foi uma leitura super rápida.

      Bjossss

      Excluir
  8. Pois eu tenho vontade de ler alguns livros dessa autora como O Noivo da minha melhor amiga (amei o filme *-*) E EU NAO ACREDITO QUE É CONTINUAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!
    E preciso ler ler ler tudo u.u'
    Apesar da Darcy no filme ser uma banana, ela é uma graça no final.. Mas preciso ler o livro,rsrs

    Um beeijo,Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!

      Leia! É um excelente livro. Ainda não vi o filme, mas estou animado para ver.

      Bjosss

      Excluir
  9. Eu não sabia que era uma sequência de outro livro. Sempre é bom lermos os anteriores mesmo sendo livros independentes para poder entender a vida dos personagens, personalidades, etc. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patryck!

      Apesar da ordem não influenciar muito, é sempre bom ler na sequência.

      Abraçosss!!

      Excluir
  10. Eu quero ler os livros de Emily Giffin. Assisti O noivo da minha melhor amiga e gostei muito. Ao menos, uma pessoa que fale bem da Darcy... nas resenhas que li, eu tive pena da coitada.
    Embora seus gostos para personagens são meio duvidosos, Marcos... kkkkkkkkkkkkkk (brincadeira). Concordo que há personagens mais carismáticos que outros...
    Preciso ler Presentes da vida e O noivo da minha melhor amiga.
    Resenha mil. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!

      Eu AMO a Darcy, mas é pq eu sempre tenho uma queda por vilões rsrrs Ela é hilária, não aguentava e caia na gargalhada quando ela entrava em cena.

      Bjossss

      Excluir
  11. Ganhei o livro em uma promoção e estou esperando para recebê-lo. Parece ser muito bom! Eu já tenho O noivo da minha melhor amiga e logo logo o lerei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui!

      Leia os dois na sequência, vc não vai se arrepender ;)

      Abraços!

      Excluir
  12. Ola!!
    Darcy deve ser muito doida mesmo, me lembra outra personagem de um livro em comum, lido por nós, né Marcos? #milafellings rsrsrsrs
    Tenho certeza que a narrativa da Emily é fantástica, não é a toa que ela conquistar tantos leitores. É ótimio quando a personagem evolui e parece que acontece com a Darcy, e estou doida pra ler qualquer coisa da Emily!!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      Darcy e Mila deveriam dar-se (olha o trocadilho rsrs) as mãos! rsrsrs

      Emyli é incrível! Ela é perfeita <3

      Bjoss

      Excluir
  13. Que bom saber não há necessidade de ter lido o primeiro livro para compreender o segundo,pois ainda nao li o primeiro e nem assisti ao filme.Jà que a resenha foi positiva ele ja està na minha lista de desejados.
    Beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!

      Se puder leia esse livro! Giffin é incrível <3

      Bjosss

      Excluir
  14. Eu já assisti o noivo da minha melhor amiga e eu não gostei nenhum pouquinho da Darcy, sei lá achei ela muito superficial, mas estou curiosa de ver o que vai acontecer com ela nesse livro.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!

      Darcy é beeeem superficial mesmo, mas ela é muito irônica rsrs Eu sempre tenho queda por vilões então com ela não foi diferente!

      Bjosss

      Excluir
  15. Hum...nao consigo ter empatia nem pena da Darcy.Mimada demais e muito boba.Gosto da autora,mas a protagonista é deixa a desejar.
    Bjus
    Marianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!

      Gostei da Darcy pq ela é irônica e muito manipuladora. Eu ADOROOOO personagens assim rsrss

      Bjosss

      Excluir
  16. este é um dos livros que eu mais queria ler, desdo dia que eu vi a capa e a sinopse me apaixonei por ele, mas ainda nao li O noivo da minha melhor amiga entao fiquei um pouco com medo de ler spoiler de mais rsrsrs deu uma rapida olhada e paraben pela resenha me deu mais vontade ainda de ler, agora so falta $$ para comprar, quero ver se o livro sera bom, gostor de quando os personagens vao evoluindo, tomara que neste nao sejadiferente.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu consegui um livreto de 1° capítulo desse livro e o li na sexta passada. Me interessei muito por ele (geralmente esse tipo de livro não faz o meu tipo), mas lendo o primeiro capítulo me deu bastante curiosidade quanto ao resto.
    Essa é a primeira resenha que leio após ler o 1° capítulo e me deixou interessadíssima. Eu sabia que a autora já escreveu outros livros, e o Ame o que é seu me interessou bastante também, masa não sabia que esse livro era uma continuação!
    Bem, se você diz que não há necessidade de ler o primeiro para entender o segundo (embora você recomende isso), vou ler este livro então!
    Parabéns pela resenha,
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!

      Recomendo a leitura na ordem pq fica melhor pra entender algumas coisas do passado da Darcy, apesar da autora relembrar isso bastante no livro.

      Bjosss

      Excluir
  18. Fiquei surpresa quando eu descobri que Presente da Vida era sequência de O noivo da minha melhor amiga e antecedia Questões do Coração...
    Planejo ler todos, mas vai demorar... Tenho muitos livros ainda para priorizar xD
    Pelo menos já ganhei Presente da Vida, só preciso comprar O noivo da minha melhor amiga agora :B

    E sobre ser fã da Darcy, Marcos, eu me divirto contigo, sério! Você sempre é o do contra kkkkkkkkkkk

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      kkkkkkkkk Eu AMO a Darcy! Tenho uma queda por vilãs rsrsrs

      Bjosss

      Excluir
  19. Só descobri que tinha o 'primeiro' livro depois que tava terminando o segundo. Não sabia que era continuação. Mas isso não impede de lê-lo. Apesar de ser uma série, com os mesmo personagens, ao que percebi os livros são independentes, certo?
    Adorei a resenha Marcolino.
    Mas eu DETESTO a Darcy! ô mulher fútil! =P

    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni!

      Os livros são independentes em parte, mas você entende melhor Presentes da vida lendo O noivo da minha melhor amiga antes. É, eles não são tão independentes assim rsrsrs

      Darcy Divaaaa <3 kkkkkkk

      bjosss

      Excluir
  20. Quero MUITO ter esse livro, muita gente tbm recomenda ele para mim ler, Abraços.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não li o primeiro livro,mas tbém acho que não vai influenciar a leitura, só to esperando desatolar de uns livros aqui,pra começar a ler esse, que parece ÓTIMO! amo romances, e adorei a história :)

    ResponderExcluir
  22. Já vi boas resenhas, como a sua sobre esse livro. Tem muita gente recomendando e realmente é interessante.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu nem sabia que era continuação =O Vou procurar esse primeiro então =)

    ResponderExcluir
  24. Também não sabia que era contiinuação! Ainda beem que lii esse post antes de comprar =x

    ResponderExcluir
  25. Esse foi o primeiro livro da Emily que eu li e curti bastante, apesar de ser mais voltado para o público feminino. Eu não li O noivo, mas assisti o filme e não fiquei perdido demais. Bem que ela faz todo um apanhado na primeira parte do livro sobre o que aconteceu com a Darcy e Rachel. Eu ainda quero o primeiro livro!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Estava pensando em comprar este livro amanhã. Mas não sabia que era uma sequência .Inclusive, já assisti ao filme O noivo da minha melhor amiga.Mas ainda não li o livro. Agora,não sei se refaço minha listinha de compras excluindo Presentes da vida ou adicionando o O noivo...poxa, pela resenha vale a pena comprá-los.Queria comprar todos os livros do mundo. Rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir