sexta-feira, 6 de abril de 2012

[RESENHA DUPLA] O Senhor das Moscas de William Golding

Editora: Publifolha
Páginas: 220
Publicação: 2003

Oi pessoal! Essa semana temos uma novidade aqui no blog. Essa é a primeira resenha dupla, que fiz em conjunto com o Thyeri, blogueiro do Restaurante da Mente. A minha opinião está em azul enquanto a de Thyeri está em vermelho. Espero que curtam esse novo formato de resenha e nos contem o que acharam nos comentários.


Imagine que seu avião caísse numa ilha deserta. Agora, imagine que você esteja na faixa etária dos 6 aos 13 anos. Bem, não só você, mas todos aqueles que caíram na ilha junto com você. O que fazer agora? Essa é a premissa do romance O Senhor das Moscas, onde um grupo de meninos dos 6 aos 13 anos precisam sobreviver, sozinhos, numa ilha deserta.
No início do livro é como se tudo acontecesse de repente. De repente você está num avião, de repente ele cai, de repente você se vê rodeado de crianças e adolescentes numa ilha deserta sem a presença de nenhum adulto. A reação a esse cenário é o mote do livro. Como se dará as relações entre esses jovens? As instituições de poder, de decisão, como serão feitas? Como e onde buscarão comida e água para todo mundo?
Acompanhamos de perto alguns deles: Ralph, Proquinho, Jack, Roger, Simon, Sameeric (os gêmeos Sam e Eric). Conhecemos primeiro Ralph e Porquinho. Cada um dos meninos com sua personalidade distinta, lidando, à sua maneira, com a situação em que se encontram.
A definição das personalidades de cada personagem é feita de uma forma muito clara pelo autor. William soube dividir bem os núcleos deixando forte as relações de dominação, de acordo com as características de cada personagem.
Num primeiro momento vemos crianças, apenas crianças, que ao se verem sem adultos por perto, e numa praia deserta, prontamente vão brincar. Alguns vão nadar, outros vão para as árvores próximas pegar frutas... Até que Porquinho e Ralph decidem reuni-los para discutir com todos o que está acontecendo. Precisam descobrir onde estão, e o que farão dali em diante. É neste momento que as personalidades de cada um começam a se destacar, e Ralph e Jack parecem ser os que mais afetarão as decisões de todo o grupo.
Nesse começo é o momento em que o autor situa as crianças como sendo realmente crianças, livres de preocupações. Posteriormente, com o avançar do tempo, as necessidades e anseios de cada um acabam por delimitar as relações entre eles. Acredito que Ralph e Jack assumem para si o posto de "chefes" ou de líderes do grupo. Suas decisões devem ser respeitadas e seguidas pelos demais. Porquinho é um dos meus personagens favoritos, e um dos que mais me afetaram ao longo da leitura.
Ralph, junto com Porquinho, se apegam mais à cultura, ao que aprenderam na sociedade, e tentam organizar o grupo para construir abrigos, coletar comida e água, e principalmente, construir uma fogueira no alto de uma colina para alertar navios que estejam passando por perto. Essa seria a única salvação deles. Jack, por outro lado, se aproxima ao instinto humano de sobrevivência. Ele quer caçar seu próprio alimento, esta é sua única prioridade, nada de outras responsabilidades. E assim o grupo começa a se dividir. 
O momento de divisão dos grupos deixa claro a intenção do autor em mostrar as várias formas de reação da sociedade, e dos seres humanos singularmente, à situações extremas, como as quais o grupo enfrenta nesse momento. É interessante analisar como alguns personagens tem a tendência de manter a ordem social e o status quo adquiridos em sua educação e outros tendem a ser mais egoístas ou pensar de forma mais liberal, querendo romper barreiras e regras.
E nesse cenário que a história de O Senhor das Moscas se desenvolve. Um relato, muitas vezes cruel, do que nós somos capazes de fazer para sobrevivermos; de como uma pessoa, dentro de um grupo, é capaz de não mais existir, pois quem existe é o grupo como um todo, não mais o próprio indivíduo.
Sem dúvidas o livro trata exatamente disso: da relação homem x grupo e da ponderação de ambos nos julgamentos próprios. As relações de convivência, as diferenças entre egoísmo e altruísmo, se constituem como base para a história desse livro. A questão da fé também é debatida de forma extremamente interessante, levantando o debate de se ela existe por necessidade ou por vontade própria.
Golding nos mostra, colocando crianças de diferentes idades, como somos influenciados por aqueles ao nosso redor; como a sociedade acaba nos moldando. Mesmo com momentos de atrocidade, nunca esquecemos que estamos lendo os atos de uma criança, pois o autor não nos deixa esquecer, mostrando comportamentos infantis após atos atrozes.
As partes fortes do livro são bastante reflexivas. Os momentos de atrocidade e, até mesmo, carnificina são densos quando se lembra que são feitos por crianças, coisa que o autor nos força a deixar claro ao longo de todo o livro.
Uma história excelente, muito envolvente, mas para ser lida com calma. Este não é um livro em que a leitura flui, até por que o livro foi escrito a décadas atrás. É um livro para nos fazer pensar sobre quem somos, e sobre o lugar em que estamos inseridos.
Sem dúvida um excelente livro, com leitura extremamente densa, para ser lido nas entrelinhas. A crítica social feita as relações entre humanos é forte e bastante reflexiva. Apesar da escrita não ser contemporânea, a linguagem é bastante acessível. Um excelente clássico recomendado para quem gosta de livros no estilo de distopia e ficcção científica.

23 comentários:

  1. Olá! Gostei bastante do que vocês escreveram. O que mais me chamou a atenção foi a idade dos garotos. Creio que uma crítica social utilizando-se de crianças deve causar mais impacto, principalmente somando-se as partes mais brutais. Agora fiquei bem curiosa para ler.
    Ah, só mais uma coisa: ficou ótima a resenha dupla. Espero que façam isso mais vezes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Que bom que você gostou desse formato de resenha.

      Bjosss

      Excluir
  2. Oi, Marcos (e Thyeri tb, né? rs)!
    Apesar de ter gostado da resenha, acho que não gostaria de ler esse livro. Primeiro que o título me causa uma certa repulsa, e agora, depois de ler o que se passa de um modo geral, confirmo o meu sentimento de não querer ler. Tenho o estômago meio fraco para ler sobre atrocidades e, ainda pior, sendo cometido por crianças e contra crianças, imagino.
    Gostei bastante da ideia de vcs de fazerem uma resenha dupla. Que seja a primeira de muitas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      Realmente trata-se de um livro forte, um pouco complicado de ler em algumas partes. Mas eu gosto muito desse tipo de livro =D Obrigado!!

      Bjosss

      Excluir
  3. Olá!!!
    Quero muito (e tenho) que ler esse livro, mas não encontro aqui nas livrarias...
    Adorei a resenha!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      Eu ganhei esse livro. Ele foi comprado pelo Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/) que é um site que reúne sebos on line. Alguns sebos vendem o livro novo, sem nenhum tipo de uso, que foi o meu caso.

      Bjosss

      Excluir
  4. :o Me traindo. fazendo resenha dupla com outro ;_;

    ResponderExcluir
  5. gostei mto do novo formata da resenha.
    duas perspectivas sobre um mesmo livro em um lugar só.
    tbm gostei mto da resenha e me interessei bastante pelo livro. história densa e interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Obrigado por comentar! A história do livro é bem densa, mas extremamente interessante para quem curte distopias e ficção científica.

      Bjosss

      Excluir
  6. A resenha está ótima, a história parece ser bem interessante (quem sabe não acabo comprando rsrs)

    Gostei da resenha dupla, mas ainda não me acostumei à esse formato de cada parágrafo sem de um autor, o raciocínio não me acompanha e vivo me perdendo kkkkkkkk (sou louca eu sei =D )

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myris!

      Obrigado por comentar na resenha! =)

      A história do livro é ótima. Adorei suas colocações sobre o formato do post.

      Bjosss

      Excluir
  7. finalmente saiu a resenha... =D
    jah ta na lista a mto tempo... talvez seja uma das proximas aquisições

    ResponderExcluir
  8. Adorei o estilo de resenha dupla!!!
    E gostei ainda mais do livro! Fiquei com MUITA vontade de lê-lo, ainda mais pelas relações sociais envolvidas no livro (Curso Serviço Social :B)

    Mais um que vai para a minha lista de desejados!! :)

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      Acho que esse livro deve ser ótimo para você, pois mostra bem como nascem essas relações sociais e tals.

      Bjosss

      Excluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca parei pra ler sobre o que se tratava, foi uma grande surpresa gostei muito. Adorei a resenha dupla, não ficou nem um pouco confusa, ficou perfeita! (queremos mais) hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie!

      Estamos planejando mais algumas resenhas duplas para o blog hahaha Brigado!!!

      Bjoss

      Excluir
  10. Já tinha ouvido falar, mas não me interessei pela sinopse :///

    obs: adoro estilo de resenha dupla, já tinha visto antes...

    ResponderExcluir
  11. Nossa que inovador, vcs escreveram juntos ou vc fragmentou o texto que cada um escreveu e colocou aqui???
    Achei interessante =)
    Pensando nas suas perguntas iniciais respondo que naturalmente os lideres surgiriam porque é uma questão de personalidade.
    Nesse livro só tem personagens masculinos é???
    Achei bem interessante a proposta reflexiva do livro \o/
    Pena que a capa não é tão atrativa!!!
    Fiquei curiosa para ler essa parte sobre a fé que vc citou!!! Tenho pensado muito nesse assunto nos últimos meses!!!
    Bela dica, é sempre importante abrir espaço na nossa estante para clássicos né!!! Parabéns pela escolha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Nós escrevemos juntos a resenha. No livro só tem personagens masculinos. Essa capa é a da coleção da folha, que foi a que eu li, mas tem outras capas no skoob.

      Bjosss

      Excluir
  12. livros que contem critica social, me agrada bastante viu! adoro saber que além de nos proporcionar uma boa leitura, os autores ainda pensam na sociedade! resenha ficou top :)

    ResponderExcluir