segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[RESENHA] De Volta à Caixa de Desejos de Ana Cristina Melo


Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 281
Publicação: 2011

Resenha de Caixa de Desejos

Em De volta à Caixa de Desejos nossa personagem principal, Marília, agora é uma adolescente de 17 anos que passa por grandes processos de transformação: está mais adulta, mais madura e isso se reflete em suas relações sociais e familiares. Sua vida, antes tida como perfeita, acaba passando por uma fase conturbada em que seus pais ameaçam se separar, o seu namorado, extremamente ciumento, não a deixa em paz, o vestibular se aproxima e, diante de tudo isso, há o surgimento de um novo amor. Como Marília conseguirá lidar com tudo isso? Ainda teria sua Caixinha de desejos poderes para lhe ajudar a lidar com eles?

A continuação de Caixa de Desejos traz uma série de novidades interessantes à história original. Francine, meia-irmã de Marília e melhor amiga desta, começa o livro morando na França com sua mãe (super chatinha) e depois volta ao Brasil. Novos personagens entram no enredo: Rafael (o namorado ciumento-obssessivo que inferniza Marília do começo ao fim do livro), Emanuel (avó de Marília, que já existia no primeiro livro, mas que acaba ganhando mais espaço nesse), Pedro (o novo amor de Marília, que passará por vários percalços para ficar com ela) e  Joca,(um garoto estranho suposto sobrinho-neto da avó de Marília que traz um mistério interessantíssimo, revelado aos poucos ao longo da história) , além de outros.

Eu particularmente gostei mais do segundo livro. A Marília é um personagem que eu me apeguei bastante: corajosa, determinada, mas ao mesmo tempo tem suas fragilidades e sentimentalismos como toda adolescente. Vale destacar a evolução da Verônica, mãe da Marília, que mostra uma boa comparação com o papel da mulher atual no mercado de trabalho e no mundo em geral. Gosto também do Pedro, passei a adorar mais ainda a Francine... Enfim, me apaixonei pela história. O legal é que este livro pode ser lido e entendido sem precisar ler o primeiro, pois a autora faz diversos links com o passado explicando a situação atual.

O livro tem um desfecho incrível, eletrizante e cheio de ação. Jamais imaginaria que um romance adolescente pudesse ter uma cena tão atraente. Ana Cristina demonstra que consegue adicionar ação ao romance sem quebrar sua fluidez e seu clima. Gostei muito do final dado à personagem principal. Acredito que a história se encerra neste e não haverá continuação, o que é uma pena pois me apeguei bastante à Marília e a todos os outros personagens.

10 comentários:

  1. Oi Marcos!
    Acho a capa do segundo mais adulta e mais chamativa.
    Não vou conseguir opinar mt aqui sobre o livro, pq n li o primeiro.
    Mas sobre a temática, é um assunto muito interessante, e se ela soube dosar, o resultado pode realmente ter sido ótimo.
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando os personagens evoluem! E me parece que foi isso que aconteceu neste livro. Fiquei doida para ler só pelos seus comentários em relação ao final...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!
    Acho linda a capa dos dois!
    Ainda não li nenhum, mas, tenho MUITA curiosidade!
    Adorei a sua resenha...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. não sei... não faz muito meu estilo de leitura não, mas me parece uma historia gostosa de ler..

    ResponderExcluir
  5. estou impressionada com essa leva de novos autores q tem surgido. fico feliz por isso, uma pena q suas obras não são tão divulgadas e reconhecidas como os livro estrangeiros.

    ResponderExcluir
  6. Fico tão feliz ao perceber o qnt nossos autores brasileiros só tem melhorado e ganhado espaço cada vez maior =)
    Estou com muita vontade de ler esse livro =) gosoto qnd cada personagem tem seu espaço para conquistar o leitor.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. aaaaaleluia, um livro bem maior como continuação *-* e agora que ela tá com 17 anos, virão outros temas. Queria tanto ler esse livro ! parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela resenha!! Muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Essa questão dela adicionar ação ao romance sem quebrar sua fluidez e seu clima deve ser bastante interessante mesmo!

    ResponderExcluir