segunda-feira, 19 de setembro de 2011

[RESENHA] Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare - Semana Shaespeareana

Olá pessoal!

Dando início à Semana Shakespeareana do blog, trago a resenha de "Sonho de uma noite de verão".

O livro traz três histórias em paralelo que se interligam no decorrer do enredo: uma se passa no bosque, entre fadas e duendes, outra sobre quatro amantes (Lisandro, Hérmia, Demétrio e Helena) e uma terceira sobre um grupo de teatro (que eu não entendi muito bem o propósito deles na história...). Numa noite de verão, os quatro jovens se encontram nesse bosque e começam a apaixonar-se e desapaixonar-se entre si, com a ajuda do mundo sobrenatural.

Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio que é amado por Helena. Depois da interferência do duende Bute (ou Robin bom-companheiro), Demétrio passa a ser amado por Helena, que o ama, e também é amada por Lisandro, que por sua vez é amado por Hérmia. Confuso né?

Sonho de uma noite de verão é um ótimo livro. Foi minha primeira leitura de Shakespeare e o que me fez apaixonar pela obra deste autor. O texto é leve, com passagens divertidas e muitas movimentações entre os personagens (ora um gosta de um, acontece algo e isso muda completamente). Esta obra já foi muito adaptada no teatro e no cinema.

Este livro me tirou um medo, que acredito que muitos de nós temos, de ler clássicos da literatura mundial. As palavras usadas pelo autor são de fácil entendimento e leitura. A compreensão também não é muito difícil, por se tratar de peças teatrais, e pelos personagens já estarem definidos e delimitados no início de cada livro. Aconselho a todos esta leitura!

8 comentários:

  1. Ola!!
    Desde que eu li Romeu e Julieta e assiti suas inuméras adaptações para o cinema me apaixonei por Shakespeare. Este livro eu nunca tinha lido nem a sinopse, mas achei muito interessante estes amores perdidos e reencontrados na obra, não deixamos de compara-lo com o nosso cotidiano: pedro que amava ana, que amava joão, que amava paula, que amava josé, que amava andreza que não amava ninguém!!confuso mesmo né? mas é a vida!!! Amei a resenha e pretendo ler todos os livros de Shakespeare.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Recomento também o filme, é belissimo.

    ResponderExcluir
  3. fadas e duendes??? serio msm???
    além de ter aquela historia de fulano q amava cicrano q n amava ninguem... tai n imaginava que ate shakespeare tivesse escrito coisas sobrenaturais....
    ainda n li nada dele... soh sei melhor a historia de romeu e julieta devido a filmes e tal.. mas to com vontade de fazer a msm coisa q vc fez aki no blog... uma semana shakespereana

    ResponderExcluir
  4. Pois é Marcos como vc falou muitos tem medo de ler os escritos de autores clássicos, eu confesso que do Shakespeare só li Romeu e Julieta, mas tenho vontade de ler outros.
    Ótima resenha, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. que loucuuuuuuuuuuuura hahahaa todos se apaixonam por todos. Deve ser engraçado viu ,quem diria que um clássico podia chamar minha atenção em ? fiquei com vontade de ler esse !

    ResponderExcluir
  6. Mais uma coincidência. Foi o primeiro livro que li de Shakespeare, bem antes de sonhar em virar fã.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Shakespeare é o máximo, vale muito a pena conhecer, esse eu já li. Além disso, as traduções da L&PM Pocket também ajudam muito.

    ResponderExcluir