terça-feira, 20 de setembro de 2011

[RESENHA] Hamlet de William Shakespeare - Semana Shakespeareana



Hamlet traz a história de um príncipe (Hamlet) tomado pela sede de vingança pela morte de seu pai, assassinado por seu irmão e atual Rei da Dinamarca Claudius. Um fantasma começa a assombrar os arredores do castelo de Elsinore. Tudo indica que é do falecido Rei. Através de seus monólogos, Hamlet começa a divagar sobre questões éticas, morais e filosóficas, sendo taxado como louco por sua família. Mas o que se passa pela mente do jovem Hamlet? Conseguirá ele vingança? E o louco é ele ou somos nós? Os mortos estão mesmo mortos ou o simples fato de existirem em nossas memórias os torna vivos?

Hamlet é um dos livros mais fascinantes de Shakespeare. O autor nos leva a pensar questões filosóficas de existência e sobre a morte. Leitura agradável, porém pausada por pensamentos revoltos que com certeza surgem ao longo da história.

Shakespeare expõe de forma muito interessante à condição humana perante o mundo. É uma obra dificílima de ser resenhada (eu que o diga) e acredito que apenas com a leitura do livro se conseguirá exprimir a sensação que o mesmo proporciona em nossas mentes.

12 comentários:

  1. Ola!!
    realmente é o livro mais fascinate de Shakespeare, pois traz temáticas fortes,"pesadas" e polêmicas. Eu ainda não li, mas assisti um filme baseado na obra com a Kate Wesley que me fez ter dores de cabças e várias reflexões!!Sabemos que há uma linha tenue entre a loucura e a lucidez e Shakespeare aborda este tema com maestria,alguns elementos que alimentam este tema são importantissimos como a vingança(adoro este tema), o ódio nos deixa cego e sedento por ela, por isso a beira da loucura, tá bom não vou continuar porque vai ficar confuso!!srsrsrsrsrsr (a louca!!rsrsrsrs), "loucos são os outros"!!!!Brincadeiras a parte, gostei muito da sua resenha(ela é direta sem enrrolação).
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Só li dois livros de Shakespeare até agora: Sonhos de uma Noite de Verão e (aah, esse você pode adivinhar!) Romeu e Julieta. Confesso que o segundo é muito melhor! rs'
    Adorei sua resenha! Tenho vontade de ler Hamlet e outros clássicos deste gênio/escritor.
    Amei o blog, irei seguir! :)


    Beijinhos, ❤
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog.Abraço
    Regina
    www.livroerrante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos :)
    Confesso que ainda n li nenhum livro de Shakespeare *shameonme*
    Eu realmente quero ler em especial esse *algum dia* kkkkkk
    Mas acredito que a linguagem não vai me deixar feliz, é.
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc pode ler a versão do Millôr Fernandes, é bem interessante!

      Excluir
  5. É talvez meu livro favorito de Shakespeare, mas sem dúvida a minha tragédia favorita. Amo como a história se desenrola e as interpretações que podemos fazer.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Marcos esse é um dos livros desse autor que mais tenho curiosidade de ler, ainda está na minha lista =)
    Apesar de curtinha sua resenha ficou ótima, clara e como sempre objetiva, parabéns!!!
    Vc deveria fazer mais vezes essa semana temática =)

    ResponderExcluir
  7. acho que o que me afasta de livros assim é a linguagem, que concerteza vai ser um pouco formal demais pro meu gosto, mas clássico é clássico, e esse é o charme ! Hamlet e os outros que você ja fez resenha aqui,devem ser experiências incriveis em! parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. AMO, AMO, AMO Hamlet. Já reli algumas vezes.
    Foi a peça que eu escolhi para dirigir na faculdade.

    ResponderExcluir
  9. Realmente esse livro é bem fascinante! E a capa tambem é muito bacana!

    ResponderExcluir
  10. Os livros que estão na sugestões tambem são bem interessantes!

    ResponderExcluir