quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[RESENHA] Romeu e Julieta de William Shakespeare - Semana Shakespeareana


               "A mais célebre história de amor de todos os tempos"

Romeu e Julieta traz a clássica história de amor entre Romeu, filho de Montéquio, e Julieta, filha de Capuleto, principal rival dos Montéquio. Em um baile de máscaras na cidade de Verona ambos se apaixonam perdidamente sem ao menos saber quem são um ao outro. Em contrapartida às ordens de seus parentes, Romeu e Julieta resolvem viver este paixão explosiva e desesperançada., op que acaba po grar um conflito armado entre as duas famílias, que acaba em morte. No ápice do amor e do desespero, e com Romeu já expulso da cidade, ambos resolvem se casar às escondidas com a ajuda de Frei Lourenço. Porém, o que o casal não sabia era que tal decisão provocaria enormes percalços que levariam a suas próprias mortes.

Este livro é simplesmente LINDO. Confesso que esperava mais um romance água com açúcar, uma vez que esta é uma das histórias mais lidas, comentadas e debatidas de todos os tempos. Porém, mais uma vez, Shakespeare me surpreendeu com um enredo lindo, completo, cheio de narrativas, ação e um romance incrível.

Em algumas partes do livro a história se torna um pouco monótona e chata. Algumas falas são muito compridas, característica do autor, mas não atrapalham o entendimento da mensagem. Como eu disse acima, apesar da história ser bastante conhecida, ainda surpreende bastante o leitor em determinados trechos. O Romeu do livro perde bastante o status de príncipe encantado, que os filmes e peças insistem em colocar, assumindo um lado mais humano, autêntico e mordaz. Romeu é um assassino no livro, porém o mesmo comete um crime motivado pelo seu amor à Julieta. O final é uma das cenas mais lindas que eu já li na vida. Não cheguei a chorar, mas fiquei extremamente emocionado.

Recomendo Romeu e Julieta a todos os que, como eu, estão desacreditados no amor entre as pessoas. É mais um livro que, depois de lido, o mundo (e sobretudo as pessoas) será visto com outros olhos.

10 comentários:

  1. Ola!!
    Romeu e Julieta foi o primeiro livro que li do Shakespeare, concordo com vc o Romeu do livro é muito mais interessante e humano do que o principe encantado que colocam em peças e filmes. Eu me emocionei muito com a história e foi um livro que li 2 vezes de tão bom que é, Shakespeare é o "CARA"!!rsrsrs
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Awn Romeu e Julieta, um dos meus livros favoritos *-*
    Tão lindo e proibido!
    Amo tanto a história de amor deles que tenho dois gatinhos chamados: Romeu e Julieta :P haha'

    Diferente de você eu acabei chorando no final do livro :B haha'

    Beijinhos!
    http://keziahraiol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. fato, sempre tive vontade de ler shakespeare, mas nunca tive coragem, assumo... depois de ver varias vezes adaptação do filme com leonardo di caprio e depois q terminei julieta imortal... fato q eu vou ter q começar a ler os livros dele

    ResponderExcluir
  4. Tbém penso assim =) Já li esse livro a anos atrás e tenho vontade de ler novamente =)
    Parabéns pela ótima resenha =)


    p.s. vc tem um ótimo gosto para leituras!!!

    ResponderExcluir
  5. se eu falar que nunca li esse livro você acredita ? alias, livros de shakespeare nunca foram minha praia, apesar de gostar de romances e etc.

    ResponderExcluir
  6. perai, ele é um assassino ? no filme é diferente então oO o final é um dos mais lindo que ja leu ????? me coooooonta hahahahaha fiquei curiosa agora :(

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sua resenha! Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da sua resenha! Muito bem elaborada!

    ResponderExcluir
  9. Realmente é uma classica historia de amor! Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  10. Lindo d+ chorei tbm kkkkk

    ResponderExcluir