quarta-feira, 21 de março de 2018

[RESENHA] As Crônicas de Marte organizado por George R. R. Martin e Gardner Dozois

Editora: Arqueiro
Páginas: 496
Publicação: 2018

As Crônicas de Marte é um compilado de contos organizados por George R. R. Martin e por Gardner Dozois, ambos roteiristas e produtores da aclamada Game of Thrones. A premissa do livro é a de ressuscitar um conceito de Marte que há uito se perdeu na literatura de ficção científica atual. Embora os organizadores sejam escritores reconhecidos também, sobretudo o Martin, não há contos deles no livro, apenas a introdução é escrita pelo criador de Westeros.

Nessa mesma introdução, Martin nos leva ao seu passado para explicar, tanto a sua infância e adolescência como escritor, quanto a sua conexão com a ficção científica. Em décadas onde se havia uma corrida espacial armamentista, pautada pelos resquícios do grande combate mundial que foi a Segunda Guerra, e, tendo a humanidade ainda não conseguido desbravar fora de seu planeta mãe, era natural que a ficção se sobrepujasse em tentar dar vida e narrativas a setores desconhecidos do universo. Com os planetas de Vênus e Marte não era diferente. À medida em que novas inforações de ambos eram colhidas, logo os escritores tratavam de trazer à tona histórias de sociedades alieníginas que ali vivam, ou de expedições humanas que encontrariam algo estarrecedor e que revolucionariam nossa visão deúnica espécie inteligente no cosmo.

Como o próprio Martin cita, toda essa ideia foi desconstruída à medida em que ficávamos sabendo que o planeta era, de fato, inóspito. Com isso, a magia por trás das histórias do planeta foram se aquiescendo. Foi no intuito de elevá-las novamente que esse livro foi organizado.

O livro traz 15 contos que se passam no planeta. Ou eles são de humanos que ali vão e descobrem algo novo, ou de civilizações que ali já estão estabelecidas ou de ambos os casos. Vou listar os que mais gostei de todos e falar um pouco sobre cada um deles, para a resenha não ficar muito longa:

- Sangue Marciano: é  conto que abre a coletânea. Nele temos um biólogo que descobre uma espécie humanóide alienígena vivendo em Marte e tenta se comunicar com uma aldeia destes para conseguir coletar o sangue deles e fazer uma análise que, possívelmente, mudará toda a humanidade. A agilidade da escrita prende bem o leitor e faz com que fiquemos o tempo todo querendo saber o que acontecerá no final. Gostei muito.

- O Acidente da Mars Adventure: nesse teremos um paleontólogo que descobre um novo artefato em Marte e vai para lá fazer escavações, juntamente com a sua expedição de cientistas. É quando algo acontece e todos começam a correr risco de vida. Não vou contar mais coisa pois pode ser spoiler para quem não leu e, comose trata de uma narrativa mais curta como um conto, isso pode estragar completamente a leitura. Esse é outro conto onde a ação é o carro-chefe e há bastante mistério que também prende bem o leitor.

Um aspecto geral que gostei muito foi o fato de a maioria dos protagonistas serem cientistas que visitam o planeta vermelho. Como cientista amei ver váris biólogos, paleontólogos, químicos e físicos protagonizando as narrativas.

Recomendo demais a quem gosta de ficção científica e para quem quiser ler mais histórias que se passam nesse misterioso planeta vermelho.
                                                                     

Onde comprar?

Um comentário:

  1. Oi, Marcos! Também sou fã de ficção cientifica e sempre tive uma paixão pelo estilo do George R. R. Martin, mas por algum motivo não fiquei muito animada com o lança mento deste livro. Todavia, a sua resenha me fez ficar interessada. Não sei se rio ou se choro haha, mas obrigada.

    http://arco-iris-de-ideias.blogspot.com.br/2018/04/dicas-de-escrita.html

    ResponderExcluir