sábado, 25 de novembro de 2017

[RESENHA] Só Escute, de Sarah Dessen


Editora: Seguinte
Páginas: 352
Publicação: 2017

Annabel é uma jovem modelo conhecida como “a garota que tem tudo”, por conta de um comercial que participou e ganhou destaque. Porém, ela se sente vazia e o mundo ao seu redor a cada dia parece ruir. No último verão, a amizade com Sophie acabou porque a amiga pensou que Annabel estava tendo um caso com seu namorado, o que não era nada disso. Uma de suas irmãs foi descoberta que estava sofrendo com distúrbio alimentar e toda família tenta encobrir esse assunto. Além disso, quando volta para a escola não tem ninguém com quem sentar na hora do recreio e é obrigada a ouvir pessoas cochichando sobre ela.

"Já li um livro da autora chamado Os bons segredos, e amei a trama e a escrita que Sarah apresentou. Ela é conhecida por trazer assuntos sérios e trabalhar sobre eles de forma sutil. Dessa vez não foi diferente, uma história forte com reflexões importantes para levar para vida."

"Eu estava começando a perceber que o desconhecido nem sempre era o que mais devíamos temer. As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros.

Annabel é uma menina que desde criança teve que ser obrigada a fazer tudo que a mãe mandava, por exemplo, desfilar e fazer comerciais como suas irmãs. A família é igual àquelas propagandas de manteiga, aparentemente parece ser feliz e unida. O que é pura ilusão, pois as irmãs não se dão bem, os pais tem atenção apenas nas irmãs mais velha. Annabel sempre foi deixada de escanteio, e nunca teve sua voz ouvida.

Com isso, ela foi crescendo guardando tudo para si, com medo de confrontos e de expressar sua opinião. Um dos exemplos sérios de não se abrir é após vivenciar algo traumático que sempre ficará em suas memórias e parece remoê-la todos os dias.

"[...] a música é uma constante. E é por isso que temos uma ligação tão visceral com ela, sabe? Porque uma música pode te levar instantaneamente a um momento, um lugar ou até uma pessoa. Não importa o que tenho mudado em você ou no mundo, aquela música permanece a mesma, exatamente como em outro momento. Isso é bem impressionante."

A trama nos traz uma personagem fechada para o mundo exterior, porém seus pensamentos são claros e conseguimos nos identificar com sua história no decorrer das páginas. É perceptível como ela amadurece aos poucos, e um dos motivos é Owen, o rapaz sério que se isola no recreio. Eles criam uma amizade e um dos assuntos que permeia entre eles é a música. Annabel além de tomar gosto por música irá se descobrir, aprender a conhecê-la como realmente é.

Sarah Dessen tem uma escrita envolvente e consegue prender o leitor logo nas primeiras páginas. O romance e outros assuntos são plano de fundo para compor a trama, mas o carro chefe da obra é o trauma e como Annabel irá lidar e também a questão do relacionamento familiar. É incrível como a autora trabalha com leveza assuntos sérios.

"O passado afetava o presente e o futuro, de maneiras que conseguimos ver e de milhões de outras que não conseguimos. O tempo não é uma coisa que podemos dividir facilmente; não há meio, início ou fim. Eu podia fingir que tinha deixado o passado para trás, mas o passado não tinha me deixado."


Para os fãs de Young Adult mais focado para o drama essa é uma ótima indicação. É um livro envolvente, com uma trama contendo assuntos sérios, porém trabalhados com sutileza. Contém romance, mas nada muito detalhado, o foco é mais como a protagonista vai amadurecendo e se conhecendo por meio de sua própria história.
                                                                     

Onde comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário