terça-feira, 2 de dezembro de 2014

[RESENHA] 1 Página de Cada Vez de Adam J. Kurtz



Editora: Paralela
Páginas: 365
Publicação: 2014

Quando recebi o exemplar de 1 Página de Cada Vez a primeira coisa que pensei era que se tratava de mais um livro para rasgar, riscar e danificar, estilo Destrua Esse Diário. Para minha surpresa, ao folheá-lo percebi que na verdade ele segue o formato de um diário mesmo, como um caderno em que pudéssemos escrever aquilo que nos foi pedido.


Sendo bem sincero, eu nunca via graça nesses livros interativos, em que a pessoa deve cumprir as tarefas e ir "completando" o livro. Mas esse título me fez repensar bastante. Primeiro pela proposta: fazer uma tarefa por dia do ano, de modo que aquilo fizesse algo melhor a você, à sua vida ou simplesmente colocasse um sorriso no seu rosto. E isso é bem legal. O Adam J. Kurtz conseguiu criar uma linguagem que conversasse com diferentes pessoas, de diferentes sexos e idades, de forma igualitária. Além do que, é como se estivéssemos o tempo todo conversando com um amigo ou alguém muito próximo, é bem divertido.



Outra coisa que me incomodava era o fato de riscar um livro. Para mim livros são quase sagrados. Às vezes eu fico com pena até mesmo de colar uma flag numa página, imagina ter que escrever em uma?! O momento de começar o 1 Página foi muito marcante para mim por conta disso. Quando coloquei a caneta na página e comecei a riscar o livro (coisa completamente impensável para mim), passei por uma sensação bem diferente, até mesmo um pouco libertadora mesmo. Dali em diante me deixei levar pela emoção e comecei a fazer as atividades sem pena, aliás, até mesmo com um certo prazer em escrever.

As atividades variam desde situações simples, como escolher os sabores de pizza que você mas gosta, até atividades mais reflexivas sobre você e sobre o meio ao seu redor. Ainda não completei o livro todo, pois tem muita coisa pra fazer. Mas, avancei bastante pra conseguir fazer a resenha e postar algumas fotos pra vocês. Então, vou deixar de falar e deixar vocês com o supra sumo  das minhas habilidades artísticas -sqn:




É isso aí, gente. Minha primeira experiência com livros interativos foi bem legal e me fez tirar parte do preconceito que eu tinha em relação ao formato. E vocês, já fizeram algum livro nesse estilo? ;)
                                                                     

Onde comprar?

9 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem? Tenho muita, muita vontade de ter esse livro. Quando lançou "Destrua Esse Diário" não fiquei muito animada, pois a ideia da destruição e as tarefas em si não me chamaram a atenção, mas esse eu já ouvi falarem várias coisas boas e as tarefas que eu já vi, me animaram bastante.

    O autor veio aqui no Rio no fim de semana passado ou retrasado, queria tanto ter ido, mas estava sem dinheiro :/

    Você podia fazer alguns outros posts mostrando os eu progresso.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafaella!

    Tô pensando em fazer algo do tipo. Acho que vou postar as atualizações no Instagram. ;)

    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafaella!

    Tô pensando em fazer algo do tipo. Acho que vou postar as atualizações no Instagram. ;)

    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Acho muito fofo o que o Adam fez, é muito estimulante na criatividade e fora a diversão de se fazer desenhos e escritas nesse livro.
    Sempre quis fazer um, as perguntas, desenhos e fora o aprendizado.
    KKKKK ficou demais a página da Britney, parabéns ótima criatividade =)
    Abraços Marcos, ThayQ.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos! Eu também achei que fosse tipo destrua esse diário. Eu tenho muita pena de rabiscar meus livros, tenho tanto cuidado por eles, é até estranho. Ninguém toca e nem respira muito perto, haha. Nunca fiz um livro desse tipo, no natal passado dei destrua esse diário para o meu irmão (tem dez anos), ele curtiu um pouco, mas deixou de lado (não se prende a nenhum livro até o final) então as vezes vou lá e faço uma página, mas acho que se fosse meu não ia ser tão fácil rs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, tudo bem?? Apesar de ter ficado super animada com estes livros interativos ainda não consegui adquirir nenhum deles,mas confesso que amassar e manchar um livro, creio que não teria ânimo, por isso creio que este me chama mais a atenção.Ainda mais depois de conferir tua resenha, dica anotada!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, este livro parece ser diversão pura!
    Gostei deste interatividade, quero um pra mim.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Estou doida por esse livro, parece super criativo, curto muito interagir com a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Realmente adorei a proposta do livro, mas sabe também não é um gênero que me atrai tanto, té porque eu não conseguiria nem se quer encostar o lápis no livro, quanto mais desenhar (com certeza meus desenhos estragariam o livro, rsrs).. Morro de dó de acabar estragando !
    Adorei a frase viu ? rsrs :D
    Bj

    ResponderExcluir