terça-feira, 11 de novembro de 2014

[RESENHA] Para Onde Ela Foi (Se Eu Ficar #2) de Gayle Forman



Editora: Novo Conceito
Páginas: 
Publicação: 2014

Resenha de Se Eu Ficar (Se Eu Ficar #1)

O que aconteceu após a experiência extra-corpórea vivida por Mia, por conta do acidente de carro que matou seus pais e seus irmãos? Três anos após a tragédia, muita coisa mudou na vida de Adam, que sofreu ao ver a namorada no estado de coma induzido, prestes a morrer. Agora ele conseguiu fama mundial como guitarrista de uma banda de rock e mora em Los Angeles. Viajando ao redor do mundo e sendo reconhecido praticamente em toda esquina ele está sendo cada dia mais sufocado pela fama e não consegue lidar com essa vida. Uma angústia é crescente em seu interior. Prestes a entrar em depressão e vivendo a base de ansiolíticos, Adam tenta recomeçar a vida depois de tudo de ruim o que já viveu. Mas seu caminho esconde grandes surpresas e reviravoltas...

Para Onde Ela Foi é o segundo e último livro da duologia Se Eu Ficar que começou com o livro de mesmo nome. Nele teremos o ponto de vista de Adam e um avanço temporal de três anos. Veremos como sua vida mudou ao longo de todo esse tempo e o como a vida que ele tanto almejou esconde vazios profundos em suas alma e personalidade.

Não posso contar mais do enredo para não dar spoiler do primeiro livro, mas a história tem um longo desenrolar a partir desse início. Várias perguntas que ficaram soltas no primeiro livro são respondidas. Além do tempo presente, a autora usa o recurso de flashback, diluindo e intercalando o passado com o atual, para explicar fatos e pontas soltas nas vidas dos personagens. Adam traz consigo um conflito interno muito forte que vai sendo esclarecido ao longo da narrativa, com explicações pregressas do que o levou a isso.

Gostei bastante da maneira como a Gayle evoluiu os personagens e como os guia dentro do enredo principal, amadurecendo-os e fazendo-os encarar os problemas para conseguirem o que tanto almejam. O foco nos protagonistas também foi um ponto positivo, cortando histórias paralelas e tornando a leitura mais fluída.

Com Para Onde Ela Foi fica claro que Gayle Forman tem forte domínio em escrever romances. Além de manter um bom suspense no início, com a dúvida constante sobre o que aconteceu à Mia, ela consegue construir um novo panorama da história sob o ponto de vista do Adam. A narrativa dessa autora é envolvente e muito gostosa de ler. Ela cria uma áurea muito gostosa ao redor da história o que faz com que sejamos sugados e só consigamos fechar o livro após ler a última linha. Li o livro inteiro em uma noite, em pouco mais de duas horas, pois precisava desesperadamente saber o final.

É uma pena que a resenha tenha que ficar curta e que eu não posso falar do ponto principal do livro, uma vez que não quero estragar a leitura de ninguém, mas recomendo que, quem gostou de Se Eu Ficar, vá correndo ler esse livro. E para quem gosta de romances a leitura dessa duologia é obrigatória.
                                                                     

Onde comprar?

3 comentários:

  1. Oi Marcos!!!! Estou com vontade de ler *_* adorei a resenha

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, quando soube deste livro fiquei super empolgada, pois o volume um, que eu li há uns dois anos atrás, me deixou muito emocionada. Quando as resenhas começaram a sair, fiquei me perguntando, o que aconteceu para os dois se separarem. Claro que isso eu ainda não sei, pois não li o livro, mas sua resenha só veio reafirmar o quanto eu quero ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oii Marcos :)
    Olha, quando li a última página de Se eu ficar quase morri, eu pensei "Sério que a autora vai querer parar logo agora?", eu estava super ansiosa por esse lançamento (na vdd ainda estou, porque não deu pra comprar por enquanto)!
    Se já me apaixonei pelo primeiro, acredito que eu vá se apaixonar muito mais por Para onde ela foi, achei que os sentimentos do Adam nem sempre eram mostrados no primeiro, então gostei bastante do fato dele contar a história do segundo!! To com a expectativa bem alta ..
    Beijos :*

    ResponderExcluir