domingo, 19 de outubro de 2014

[RESENHA] Centelha (Em Busca do Novo Mundo #2) de Amy Kathleen Ryan



Editora: Geração Editorial
Páginas: 373
Publicação: 2014

Resenha de Brilho (Em Busca do Novo Mundo #1)

Após toda a tormenta ocorrida na New Horizon, Waverly começa a descobrir situações completamente novas em sua nave mãe. Kieran tornou-se o grande líder, mas seu comportamento é o mais tirano possível, fazendo com que os tripulantes já não o aguentem mais no poder. Seth, por sua vez, foi colocado em uma situação em que nunca pensaria estar. Em paralelo a tudo isso, surge um boato de que um terrorista teria invadido a Empyrean e que colocaria em risco a vida de todos os tripulantes. Mas quem seria essa pessoa? Haverá finalmente um acordo de paz entre New Horizon e Empyrean? E eles chegarão à tão sonhada Terra Nova?

Centelha é o segundo livro da trilogia Em Busca do Novo Mundo, começada por Brilho e que já tem seus três volumes lançados nos Estados Unidos. Nele veremos como as consequências das situações ocorridas no primeiro volume modificam a vida dos protagonistas e dos tripulantes das naves. Waverly passará por grandes surpresas ao descobrir a real face de Kieran, que se tornou um líder tirano. disposto a derramar o sangue de qualquer um para se manter no poder, bem diferente do garoto dócil pelo qual estava apaixonada. Também teremos Seth em uma nova situação, o que possivelmente diminuirá sua capacidade de auxiliar a nave. A capitã Mathere também retorna tendo papel de destaque na trama. É bom ficar atento às cenas em que ela aparece, pois são bastante reveladoras.

Há a introdução de um novo elemento nesse segundo livro, Um terrorista invade a Empyrean e deixa rastro por onde passa. Até então, ninguém sabe se esse criminoso realmente existe ou se seria apenas um delírio da cabeça de Kieran. Posteriormente, descobre-se que Waverly é a chave de seu ódio e de sua sede de vingança. Seria ele da New Horizon? 

Esse plot foi muito bem trabalhado pela autora e seu desenvolvimento ficou muito bom. Amy conseguiu cruzar as informações do terrorista com as do plot principal da história e, mesmo sendo um braço do enredo principal, fez dele um grande elemento ao longo do livro. A narrativa da autora continua focada nos parágrafos, porém a quantidade de diálogos aumentou consideravelmente. Gostei da maneira como ela dividiu o livro em ciclos, fazendo bons arremates e conectando bem um ao outro.

Mesmo com os capítulos sendo mais extensos e aparecerem em menor número nesse livro, achei que a história ficou muito mais rápida que no primeiro. As cenas de ação são seguidas uma da outra, fazendo a leitura ficar fluída. O livro termina em cliffhanger* e isso me deixou curioso para a sua continuação e último livro.

Confesso que me afeiçoei mais com a série a partir desse livro, uma vez que o primeiro não tenha me motivado tanto assim. Em Centelha a real motivação dos personagens ficou clara e as relações interpessoais deles também. É perceptível por exemplo, o crescimento de Seth na narrativa, agindo de forma mais contundente. Waverly também ganha destaque, tornando-se mais tirano do que nunca e fazendo bom uso dessa tirania para defender a Empyrean.

Recomendo a todos que gostaram do primeiro livro e a todos que gostam de livros distópicos e que se passem no espaço sideral.

*Recurso usado por autores e roteiristas de modo a deixar a cena inacabada, sem definição e despertar a curiosidade do leitor/espectador para uma possível sequência.
                                                                     

Onde comprar?

8 comentários:

  1. Pelo jeito a história continua agradável e super envolvente. Gostei muito do primeiro livro. E não vejo a hora de ler este também e dar prosseguimento a minha leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Essa distopia deve ser das boas quero ler nem que seja o primeiro livro ainda esse ano.E que mudança mesmo do Kieran,lembro de algumas resenhas e de como seu comportamento era totalmente diferente.E essa capa está maravilhosa combinando perfeitamente com a primeira.

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Eu não tenho interesse nesse livro, acho que por ele ser distópico no espaço, tipo não existe muitos livros que se passam no espaço ai vem esse e me deixa toda confusa. Mas possa ser que eu dê a chance.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos,que legal que este volume te deixou mais satisfeito. Eu ainda não li o volume anterior, mas quero ler. Ah, gosto muito destas capas.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, tudo bem? Tenho lido algumas resenhas dos livros da série, e confesso que to ficando bastante animada para ler. Como gosto de distopias, acho que essa vai ser mais uma que vai entrar para a lista. Acho bem legal essa ideia de uma distopia no espaço e gostei que nesse volume a autora ainda colocou um terrorista para complementar a história. Gostei também de saber da evolução dos personagens e de que o livro está mais dinâmico que o primeiro, mesmo os capítulos sendo mais longos.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Que bom que esse livro não sofreu da maldição do segundo volume, né?!?!
    Desde que vi o lançamento de "Brilho" me interessei, pois sou fã de distopias, e quando tem uns toques de ficção científica, a coisa fica melhor ainda. Muito bom saber que o ritmo desse livro é mais acelerado. Fiquei muito mais curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber que um segundo livro segue a mesma qualidade que o primeiro.
    Comprei o primeiro volume e pretendo ler em breve, pois parece uma série ótima. E essa capa é tão fofa né? Espero realmente gostar e já ir comprar o segundo kkkk

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe me dizer quando será a continuação do livre centelha?

    ResponderExcluir