quinta-feira, 25 de setembro de 2014

[RESENHA] O Resgate de Nicholas Sparks



Editora: Arqueiro
Páginas: 316
Publicação: 2014

Denise é uma professora de uma cidade do interior dos Estados Unidos. Por ter de abrir mão de toda a sua herança e todo o dinheiro que tinha, ela vive numa casa antiga junto com seu filho Kyle, de 4 anos. Seu salário e sua dedicação ao filho faz com que eles vivam com um orçamento bastante apertado. Numa noite de chuva, ao retornarem para casa, o carro onde estavam tenta desviar de um cervo na estrada e acaba batendo. Ao acordar do impacto, Denise procura por seu filho, mas percebe que a porta traseira está aberta e Kyle não está no carro. Seu desespero só aumenta. Teria Kyle sido sequestrado? Saído do carro voluntariamente? Morrido e já retirado por algum transeunte?

Taylor McAden é bombeiro voluntário da cidade de Edenton. Sempre quis seguir essa profissão desde pequeno e sempre gostou da adrenalina e de ajudar os outros. Porém ele tem uma barreira muito forte: não consegue entregar-se a uma nova paixão. Mesmo conhecendo muitas mulheres, ele praticamente já ficou com Edenton inteira, ele ainda não encontrou sua alma gêmea e sempre que um novo relacionamento começa, algo nele diz para não seguir em frente com aquilo. Em uma noite de tempestade forte, enquanto sinalizava postes caídos na estrada, se depara com um carro batido no acostamento e com uma mulher sozinha dentro. Logo ela pergunta sobre seu filho e pede para o bombeiro ajudá-la a encontrá-lo. Taylor aceita a missão, porém logo descobre que ela será mais difícil do que imaginava: Kyle tem problemas de audição e fala e gritar seu nome não adiantará. Taylor parte então para o resgate que mudará sua vida para sempre.

O Resgate é um livro que fala sobre amor, essencialmente. Sobre vários tipos de amor na verdade: amor de mãe para filho, entre um homem e uma mulher e sobre o que as pessoas são capazes de abrir mão pelo bem dos seus. Ao lermos o relacionamento de Taylor e Denise, vemos as reentrâncias que o passado desses personagens trazem para o presente deles. O que eles são hoje são consequências da vida, de coisas que aconteceram. 

Ao se aproximar do final o livro traz grandes reviravoltas na história, que afetarão a quase todos os personagens. O momento da revelação do segredo de Taylor é um dos momentos mais lindos que já li, muito emocionante. Um evento também afetará muito a relação dos personagens entre si e tudo pode mudar a partir daquele momento.

Vale destacar o cuidado que o Sparks teve em retratar uma criança com Distúrbio do Processamento Auditivo Central - DPAC. As falas de Kyle foram muito bem retratadas, passando a noção real de como ele tinha dificuldade em formular as palavras e ouvir os sons. Cabe destacar também o trabalho da tradutora Maria Clara de Biase em conseguir trazer as palavras de Kyle para o português mantendo o sentido claro e direto. Trabalho muito bem feito.

No epílogo do livro é mostrado como o Sparks descobriu tanto sobre o assunto. Não vou revelar o motivo, pois seria um spoiler, mas é uma informação bem interessante sobre o autor que eu desconhecia e que achei sua atitude muito nobre em compartilhar com os leitores.

A narrativa de Sparks é deliciosa. Sei que sou suspeito de falar isso, afinal sou fã do autor, mas suas descrições e a dosagem entre elas e os diálogos fazem a leitura ficar deliciosa. Gostei muito da construção dos personagens, sobretudo de Taylor. O seu passado explica muito do que ele é hoje e uma grande revelação está em seu caminho.

Livro mais do que recomendado a todos que gostam de romances com pitadas de drama e a quem é fã do autor. Se tornou um dos meus favoritos dele.
                                                                     

Onde comprar?

11 comentários:

  1. Nicholas Sparks é, praticamente, leitura obrigatória para os fãs de romances com pitadas de drama. Ele sabe como emocionar seus leitores com suas histórias simples, mas com uma narrativa extremamente poderosa. Acho que sei, mais ou menos, o porquê dele ter retratado esse tema. E que bom que ele se deu bem. É mais um do autor que quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Óia...a história parece ser bonitinha e td mais...mas sou meio chata com o Nick. É mto sofrimento nos livros dele...sofrimento q n tem fim, fico até meio deprê depois de lê-lo.
    Fora q os enredos n mudam muito neah...sei lá..n sou fã e só leio qnd n tenho outra coisa p ler aqui em casa...
    A capa tah fofinha ^^

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Sparks de jeito algum. Já li três livros dele, claro, porque para opinar eu precisei ler algumas obras primeiro. Acho que os primeiros livros dele são até bons, mas os últimos me parecem todos iguais e não tenho a mínima vontade de lê-los.

    Gostei da resenha, apesar disso.

    Beijos.
    -A.

    ResponderExcluir
  4. Oii Marcos :)
    O tio Nicholas é praticamente o dono da minha prateleira, sou apaixonada por ele e pelos seus livros ..
    E como sempre ele me arrancou sorrisos e lágrimas no livro .. É aquele tipo clichê né? Nenhum dos dois quer se envolver, mais acabam gostando um do outro, e o filho dela logo de cara também se "apaixona" pelo homem .. Ah, o Nicholas é o caraa, rsrs !!
    Beijoocas <3

    ResponderExcluir
  5. Realmente não gosto muito dos livros do Sparks, mas esse parece interessante. Sua resenha me deixou bem interessada ^-^ talvez eu de uma chance pra esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo o Nicholas e ele sabe escrever os seus livros nas dosagens certa. Eu fiquei sabendo que ele escreveu esse livro com relação ao filho dele, acho que foi isso mesmo, já que faz tempo que eu descobrir e que a doença que ele trata no livro foi no caso do seu filho. Mas só vou descobrir direito quando eu ler.
    Otima Resenha Marcos.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros do Sparks mas sempre tenho que ir me preparando para a tragedia que uma hora ou outra acontece.Gosto muito quando a história não se foca apenas no amor entre o homem e a mulher mas tambEm no amor materno.Como já sei da relação do Sparks com essa história em especial vou me emocionar bem mais.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita dificuldade em ler os livros do Tio Nicholas pois vamos dizer que nao sou acostumada com a escrita dele , ainda nao tentei ler esse mais vou me esforçar pra que eu consiga chegar nos ultimos capitulos que bom que vs gostou !

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem? Confesso que não gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, mas se tivesse que ler um, eu leria esse... sua resenha me deixou curiosa para saber do segredo de Taylor, e gosto bastante quando o autor tem esse cuidado em retratar uma doença ou distúrbio tal como ela é realmente, acho que traz uma maior identificação com o texto e mostra que o autor é bastante dedicado ao que faz.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse livro pelo visto é lindo né, eu amei a resenha, sou super fã do Nicholas, e creio que esse livro irá me agradar tanto quanto os outros, ainda não tenho este, mas já esta na minha lista de desejados!
    Ótima resenha!Abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Sou super fã dos livros do Nicholas Sparks, e estou mega curiosa para ler O resgate, adorei a sua resenha, e estou sempre preparada para grandes emoções.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir