segunda-feira, 29 de setembro de 2014

[RESENHA] Level 2 (The Memory Chronicles #1) de Lenore Appelhans



Editora: Leya
Páginas: 334
Publicação: 2014

Felicia Ward morreu. Mas ao invés de ir ao céu ou ao inferno, ela está presa no Level 2, um plano intermediário entre o céu e a Terra em que as pessoas passam horas plugadas em câmara individuais, revisitando as memórias do que teve na Terra: sua família, seus amigos, sua escola, etc. Tais memórias também podem ser compartilhadas com outras pessoas, ou seja, tornadas públicas. Um dia uma garota, Beckah, acaba sumindo. Estranhamente, ninguém se recorda dessa garota, apenas Felicia.

Como estava prestes a completar 18 anos, Felicia apenas recorda de sua vida na infância e adolescência. Ela morreu em um acidente de carro, em que estava junto com seu namorado que sobreviveu, Neil. É quando começa a acessar uma memória dele que ela vê Julian, um garoto que conheceu em vida, entrando por uma porta. Porém, naquele local só existem garotas e ninguém o viu por lá, nem mesmo suas melhores amigas Vírginia e Beckah.

É quando sua melhor amiga some que Felicia começa a se questionar o real sentido da Colmeia, como é chamado o local onde elas estão, em virtude dos formatos de casulos de cada sala. Existiria algo além do Level 2? Para onde Beckah foi? 

Logo, nossa protagonista descobre que uma guerra está prestes a acontecer e que ela poderá ver Neil novamente, desde que se junte aos rebeldes, anjos que se revoltaram contra os Morati, também anjos, guardiões do Level 2. Não se sabe o motivo, mas eles estão a sua procura, por ela ter algo de especial. É í que começa a jornada de Felicia em busca da salvação da humanidade.

Level 2 é o primeiro livro da trilogia The Memory Chronicles, que já tem os seus três volumes publicados lá fora. A narrativa da Lenore Appelhans é incrivelmente leve e tranquila de ler. Mesmo o livro tendo mais de 300 páginas, consegui terminá-lo em um dia. A criação do universo é boa, com poucos detalhes, beirando o superficial. A narração é em primeira pessoa, sob o ponto de vista da protagonista o tempo todo.

Confesso que não gosto muito quando um livro mistura mais de um gênero, nesse caso, distopia com sobrenatural. Em Level 2 isso não funcionou muito bem. A ideia de matar a protagonista para só então colocá-la sob uma organização ditatorial não fluiu, podendo a mesma história ser escrita com todos os personagens vivos. Há muitos clichês durante a história (a garota normal que tem algo de especial e tem que fugir para salvar a humanidade), o que me incomodou um pouco.

Por ser o primeiro livro de uma trilogia, esperava que a autora detalhasse mais o pano de fundo, embasando mais o passado dos personagens. Porém a sacada que ela teve de colocar esse embasamento dentro da memória da protagonista foi muito boa e diluiu bastante as partes longas do texto,  ao mesmo tempo que cria um mistério que prende o leitor.

Recomendo a todos que gostam de distopias e que queiram uma leitura leve.
                                                                     

Onde comprar?

11 comentários:

  1. Se eu já n estava mto interessada nessa série antes, agora me desinteressei mais ainda...hhaha
    Realmente querer misturas esses dois mundos é mto arriscado e só deve ser feito se tiver certeza do q se está fazendo...
    Não pretendo ler essa série...talvez com o segundo livro eu mude de idéia, mas por enquanto ela n entrará na minha lista de desejados...

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse livro, mas não me lembro aonde. Essa foi a primeira resenha que vi sobre esse livro e eu amei a resenha e o livro.
    Distopias está na moda ultimamente mas sempre tem algum que se destaca das demais.
    Vou lê-lo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias mas fiquei um pouco em duvida com essa,é meio estranho a história se passar com a personagem "morta".Tinha visto a capa de Level 2 e até que me interessei por ele mas analisando melhor não sei se leria.Mas como contraponto gostei do misterio e da narrativa leve da autora.

    ResponderExcluir
  4. nao curto distopias e acho que nao leria este livro pois se trata de um assunto mt forte , Céu e Inferno ! é a primeira vez que vejo um livro que se trata de uma personagem morta , mais nao pretendo ler essa série !

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, tudo bem?

    Nossa, essa capa está linda e "Level 2" parece título de anime. Enfim, apesar de eu gostar muito de distopia, não me animei muito em ler essa, justamente pelo fato da mistura de um universo distópico com o sobrenatural, acho que para mim não flui. Fora isso, achei interessante esse ambiente, pena que não foi aprofundado.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Em relação a misturas de gêneros, costumo não me incomodar muito, desde que os autores consigam dar uma liga interessante. Pelo que entendi, a parte sobrenatural é, até certo ponto, descartável. Pelo menos, não influiu negativamente no decorrer da história.Como é uma distopia, claro que vou tentar dar uma verificada nele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bom?
    Gostei da resenha, mas confesso que ainda não estou muito interessada em ler o livro, sei lá, ele não me convenceu, mas quem sabe eu dê uma chance a ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Gostei da trama, parece meio fraca, mas ainda legal! !

    Q

    ResponderExcluir
  9. Oii Marcos!
    O livro tinha me conquistado pela capa, mas não gostei nenhum pouco da história, achei ela bem confusa na verdade ! Quando li o nome do livro jurava que tinha algo a ver com jogo, rsrs !
    Enfim, eu teria que tomar uma certa coragem pra ler ..
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  10. Detesto clichês.
    Pronto, falei.
    Já não leria por você ter dito que tem clichê.
    No entantooooo....
    Achei original o fato de estarem mortos, e não vivos.

    :)

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir