quarta-feira, 17 de setembro de 2014

[RESENHA] Just Listen de Sarah Dessen



Editora: Farol Literário
Páginas: 307
Publicação: 2010


Annabel Green é uma jovem que aparentemente tem tudo: uma família estabilizada, uma carreira de sucesso como modelo, é bonita e tira boas notas. Porém ela esconde um segredo. Algo aconteceu no passado que ela não quer falar com ninguém. Afastada de seus colegas de escola e de seu ex-namorado, ela tende a ficar pelos cantos nas dependências do colégio. Até que ela começa a conversar com Owen e tudo se modifica.


Owen é um ex-presidiário que não mantem contato com ninguém. Sempre isolado do mundo com seus fones de ouvido, ele é sempre visto como o cara estranho, aquele em que todo mundo tem medo de se meter. DJ da rádio comunitária, sua paixão é música e isso fará com que ele se aproxime de Annabel. Com o início da amizade, logo ele incentivará ela a dizer a verdade, doa a quem doer.

A vida de Annabel se modificou a partir do momento em que ela conheceu Sophie, sua nova vizinha que gosta de humilhar outras pessoas, se sentir superior e quer ser popular a qualquer custo. Na tentativa de ajudá-la, nossa protagonista não verá os defeitos de sua nova "amiga" e, em uma festa, acontece algo que mudará a sua vida e a deixará mais tímida e introspectiva do que nunca.

Just Listen é o primeiro livro da Sarah Dessen que li. Já tinha ouvido falar bastante dessa autora, positivamente, principalmente sobre esse livro. Depois que terminei a leitura, descobri o motivo de tantos elogios.

Conheceremos Annabel e sua família. Sua mãe, obcecada pela fama, acabou levando ela e suas irmãs desde cedo para testes com agências de modelos, fazendo com que elas fossem praticamente obrigadas a seguir essa profissão. Isso vem a desencadear um distúrbio alimentar em sua irmã, o que provocará uma reviravolta em seu núcleo familiar.

A relação de Owen e Annabel é o ponto alto desse livro. Como parte de sua reintegração, ele está fazendo um programa de controle da raiva. Como Annabel tende a se isolar e a esconder seus sentimentos, Owen tentará balancear isso fazendo ela encarar seus problemas de frente e não se esquivar deles.

A trama é bem construída e faz o leitor ficar curioso com o segredo de Annabel do início ao fim do livro. A narrativa da Dessen é deliciosa, super leve e envolvente, fazendo que as páginas voem. Gostei muito da construção dos personagens, sendo um ponto positivo para a autora. A evolução de Annabel ao longo da narrativa é algo muito interessante de se ler. Os diálogos, sobretudo, as falas de Owen ganham a cena.

A narrativa em primeira pessoa funcionou bem nesse livro. Ver a maneira como Annabel via as coisas, sobretudo o que envolve o seu segredo, fez com que a leitura ficasse mais intringante, mais misteriosa. Claro que dá vontade de entrar na mente de outros personagens também, mas para o plot da história achei que ficou perfeito.

Livro recomendadíssimo a todos que gostam de dramas adolescentes bem construídos.
                                                                     

Onde comprar?

12 comentários:

  1. Marcoos :)
    Tudo bem ?
    Que capa mais linda, ficou uma fofura, e o livro conseguiu me conquistar só em um olhar !!
    Adorei a resenha, e posso dizer que to torcendo pra que tudo de certo entre a Annabel e o Owen, acho que nesse caso um precisava do outro.. Ela pra confiar em alguém e poder contar seu segredo (que sempre alivia a gente), e ele pra receber essa calma que tanto precisava dela !!
    A Annabel tem uma vida bem complicada eim, e a mãe dela me pareceu uma mulher totalmente sem juízo !! Fiquei realmente curiosa pra saber o final do livro .. Beijocas :*

    ResponderExcluir
  2. Essa capa, gente, muito bem trabalhada, dá todo o tom de mistério que, ao ler sua resenha, me pareceu ter na história. Eu gosto de mistérios, no entanto, acho que meio que adivinhe o segredo da Annabel lendo nas entrelinhas da sua resenha. Posso estar errada hahahahha
    Fiquei curiosa.
    Beijos.
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. Também só tenho lido elogios em relação aos livros dessa autora, mas ainda não cheguei a ler nenhum deles. Em relação a trama, me pareceu ter alguns clichês, mas que a autora soube desenvolvê-los muito bem, através de sua narrativa maravilhosa. Só digo que fiquei curioso pra saber desse segredo da protagonista.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu amei a resenha, estou super ansiosa para ler esse livro, ele parece ser ótimo, do jeito que eu gosto hahaha espero ter a oportunidade de ler ele em breve, pois desde que o vi pela primeira vez me encantei por seu enredo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido o livro a algum tempo e gostei muito dele! Só ouvi comentários maravilhosos sobre ele... Apesar da capa não ter nada haver com a história rsrs
    Tenho vontade de ler outras obras dela!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Queria mto ler uma resenha do Just Listen!! *-*
    Ele está na minha lista de desejados desde o lançamento..
    Fiquei ainda mais interessada nele agora!
    Esse fascínio pela fama (mts vezes levada ao extremo pelas mães) me parece um problema sério nos EUA...
    Estou ansiosa p lê-lo!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bem? Confesso que nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas sua resenha despertou meu interesse. Gosto de livros que as personagens guardam segredos e a gente fica curiosa para descobrir o que é, e também gosto de histórias com um drama familiar... e achei super interessante a relação entre a Annabel e o Owen.

    Gosto quando os autores inserem temas relevantes em suas histórias, a busca excessiva pela fama, por ficar bonita, e isso gerando distúrbios alimentares é mais comum do que se possa imaginar.

    A capa é maravilhosa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente nada no livro me interessou, não gostei da capa e nem mesmo da premissa, não é meu estilo de leitura "/

    ResponderExcluir
  9. Agora eu tô aqui babando por esse livro...
    Como eu não o conhecia? Fiquei fascinada pela resenha, pois me fez querer lê-lo imediatamente. Vou procura-lo no skoob.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a escritora mas gosto bastante dessas histórias envolvendo o mundo adolescente.E que bom que a narrativa em 1° pessoa funcionou perfeitamente nesse livro,isso não dá certo quando a personagem é irritante o que não é o caso da Anna,ela e o Owen são tão bons um para o outro,quero ler!

    ResponderExcluir
  11. ja tinha ouvido falar deste livro e tinha umm grande interesse por este livro , porque sou muuuito curiosa vlh rsrsrsr e me senti necessitada de saber o segredo de Annabel ! e sempre li resenhas positivas deste livro oque aumenta maior o meu interesse por ele !

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler um livro dessa autora para conhecer um pouco do trabalho dela. Todo mundo fala super bem.me parece uma história jovial e os temas abordados me parecem interessantes.E acho esta capa linda demais!!

    ResponderExcluir