terça-feira, 30 de setembro de 2014

[RESENHA] Desaparecida de Catherine Mckenzie's




Editora: Leya
Páginas: 320
Publicação: 2014

                
Emmaline, mais conhecida como Emmy tem 34 anos e tem tudo que uma mulher gostaria de ter. Ela é advogada, com um cargo bem sucedido, e em breve poderá ser sócia da empresa em que trabalha, um namorado bonito, uma casa e uma mulher amiga. Porém, tudo muda em sua vida após a morte da sua mãe. Emma recebe uma passagem de presente da mãe que deixou para ela rumo à África. Ela nunca pensou em viajar para tal país, mas como presente de sua mãe, ela aceitou e arrumou as malas.
                
Durante a viagem complicações acontecem e que mudam totalmente o rumo da vida de Emma. Após seis meses, ela retorna para Londres – sua cidade natal – mas tudo que ela tinha, desapareceu. Sua casa está sendo habitada por um homem misterioso, Dominic, desencontros com pessoas que eram íntimas delas acontecem. Ela então descobre que consideraram Emma como morta, isso a deixa abatida e faz questionar tudo a sua volta.
                
Emmy deverá, então, recomeçar sua vida, apegando-se a quem ela ama – ou pelo menos ela acha que ama. Ela questionará se sua vida antes realmente era tudo aquilo que sonhava, se tal acontecimento que mudou o rumo da sua vida realmente foi o destino que lhe deu mais uma chance de ser feliz.
                
Quando comecei a ler o livro tive uma grande expectativa por ter um mistério inserido na história. O título já sugere algo obscuro e provavelmente que será desvendado. Porém, nada disso acontece, não há mistério. O motivo do título do livro já nos é respondido logo no começo, o que foi uma grande decepção.
                
Tive empatia com a protagonista, mas em alguns momentos ela me incomodou. Dominic, o homem misterioso é uma peça fundamental na vida de Emma e se mostra prestativo para ela. Há outros personagens que ganham destaque, como a Brigada das Iniciais, três colegas de trabalho de Emma que ajudarão ela no decorrer da trama. São engraçados e trarão uma pitada de humor para a trama.
                
A maioria dos começos dos capítulos tem um flashback do que aconteceu com a protagonista durante a sua viagem à África. Isso dará algumas respostas e histórias vivenciada por ela. A autora usa essa técnica em outras partes, mas não há nenhuma indicação que está tendo essa mudança de tempo, é tudo misturado e foi o que me deixou confuso na maioria das vezes. A autora também poderia investir mais na parte do romance, que foi pouco explorado.
                
Há conflitos paralelos na história, ao invés de focar somente no recomeço de Emma. O seu envolvimento com Dominic, que gostei de como a autora construiu o relacionamento dos dois e um mistério envolvendo um sumiço de um quadro e que fará Emma queimar alguns neurônios para solucionar esse problema. Há uma chapiscada de misticismo também.

O livro tem uma lição bem sutil e reflexiva. Situações que não são nada agradáveis poderão vir para mudar a nossa vida de certa forma para melhor, para crescermos e amadurecermos.
                
O que posso dizer desse livro é que foi bom e desgostoso para mim. Um lado é que a escrita é fluida, mas a expectativa pode nos levar a um grande precipício de ilusão. Porém, foi em parte foi agradável e a leitura é rápida.
                                                                     
"A vida não espera. Você tem de fazer acontecer. Você tem de vivê-la enquanto está acontecendo ao seu redor. A vida segue em frente".

10 comentários:

  1. Achei a capa do livro bem legal e por mais que vc não tenha gostado, eu adoraria ler, parece ser profundo e leve ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, tudo bom?
    Eu estou curiosa para ler esse livro, ouvi muitos elogios, a historia parece ser muito linda, eu adorei a sua resenha, e assim que possível irei ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Luke, tudo bem? Nossa, é horrível quando a gente começa a ler um livro com altas expectativas e acabamos nos decepcionando... ler um livro esperando uma coisa e ser outra, então nem se fala. Já tinha lido várias resenhas do livros antes e realmente ele me interessou bastante... não consigo me imaginar no lugar da Emmy e o que ela deve ter passado quando voltou a Londres, mas deve ser interessante como ela fez para suportar tudo isso e recomeçar. Acho essa capa maravilhosa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  4. Esse é o grande problema, começar a ler um livro com as expectativas altas. Realmente a autora tinha um ótimo material em mãos, uma pena que ela não conseguiu explorar tudo o que poderia. Pelo menos a escrita é fluida. Como já sei mais ou menos o que esperar, já não irei esperando muito do livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oii Luke :)
    Também estou com grandes expectativas com esse livro (e espero mesmo não me decepcionar igual e você).. O problema é que também achei que teria um grande mistério pra ser desvendado e o fato de saber que esse mistério não bexiste me anima, poxa, tudo no livro indica isso ! To louca pra descobrir como vai acabar a relação da Emmy com o Dominic ;)
    Bj, bj ;*

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas gostam desse livro, outras nem tanto, mas eu fico assim dividida se devo ou não me apressar para lê-lo ou deixar para uma leitura futura, alias a sua resenha ficou ótima.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  7. sua resenha ficou otima , ouco varios comentarios positivoos sobre esse livro , mais tambem varios negativo ! mais o enredo nao me cativou tanto , entao nao sei se leio ou nao , vou procurar saber um pouc mais , pra ver se vale a pena mesmo ler ou nao !

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm estou com a expectativa p este livro altíssima...
    Vou seguir o seu conselho e abaixá-la um pouco p n acabar me arrependendo neah..
    =)
    Mas q bom q ainda assim vc gostou do livro...
    Eu acho essa capa mto linda!

    ResponderExcluir
  9. Hum, gostei tanto da capa. Com certeza seria um livro que eu compraria pela capa.
    Que pena que você não gostou TANTO assim.
    Mas, não sei, me lembrou um filme que assisti uma vez, que a mulher estava morta o tempo todo. Como assim? Fiquei confusa.
    O livro é assim mesmo?
    Bom, não sei se leria.

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir
  10. Só por que eu estava com uma super expectativa em cima dele :(.Vou buscar ler sem esperar muito.Gosto muito de histórias que contém flashbacks então isso já é um ponto a favor essa capa é muito linda.

    ResponderExcluir