quarta-feira, 30 de julho de 2014

[RESENHA] A Máquina de Contar Histórias de Maurício Gomyde

Editora: Novo Conceito
Páginas: 191
Publicação: 2014

Vinícius Becker é um famoso escritor, best-seller mundial, que tem bastante fama no meio literário. Na noite de lançamento do seu décimo livro, "A Máquina de Contar Histórias", sua esposa Viviana vem a falecer  em decorrência de um câncer, enquanto ele está a quilômetros de distância dali, sozinha em um quarto de hospital. Por estar longe, ele quase não chega a tempo do sepultamento. Logo após o ocorrido, Becker vê sua vida começar a desmoronar. Por ser altamente dedicado à sua carreira e obcecado com o sucesso, ele acabou perdendo a conexão com suas filhas Valentina, mais velha, e Vida. Agora ele está sem o seu grande amor, sem sua família, sem amigos e sem ter motivos para continuar. 

Em virtude da ausência contínua de seu pai, Valentina começa a criar uma aversão a ele e sua revolta maior ocorre no momento em que sua mãe falece e ele não está ao seu lado. A partir de então ela só pensa em completar 18 anos, sair de casa e esquecer de vez Vinícius. Porém, ela esconde um lado que somente sua mãe teve acesso. Valentina gosta de escrever, assim como ele, e chegou a começar um livro com sua mãe, antes do falecimento. É com esse gancho que Becker, fuçando no notebook da filha, descobre um vídeo em que Valentina conta seus últimos desejos em vida. Esse vídeo mexerá bastante com seus sentimentos e fará com que ele enxergue as coisas de uma outra maneira.

A partir de então, Becker se lança na, talvez, maior jornada de sua vida: reconquistar seu bem mais precioso, o amor de sua família. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com o sentimento de perda e de culpa por não ter estado presente no momento em que sua mulher mais precisou. Para começar, ele resolve sair em uma viagem com suas duas filhas, no intuito de conhecê-las melhor e, sobretudo, retomar o amor de Valentina. A partir daí, um grande carrossel de emoções é formado e os três vivenciarão momentos que mudarão muito suas vidas.

Esse é o primeiro livro do Maurício Gomyde que li, embora ele já tenha outros quatro já publicados. Sempre ouvi bons elogios à suas histórias, comparando-o a autores como Nicholas Sparks, do qual sou fã. Fiquei bastante surpreendido com a leitura; a comecei sem nenhuma pretensão e logo a narrativa do autor me fisgou e me fez ficar horas sem largar o livro, para saber o que aconteceria no final. Gomyde escreve muito bem, fazendo uma boa ordem das cenas, dosando corretamente os momentos de flashbacks necessários na história e desenrolando bem os acontecimentos.

A Máquina de Contar Histórias é um romance que trata de assuntos densos mas que são bem trabalhados. Esse é, sem dúvidas, um livro para chorar e para se conectar aos personagens. Quando terminei a leitura fiquei com vontade de quero mais, de que queria passar mais tempo ao lado deles. É um livro que fala, essencialmente, sobre sentimentos. Ao acompanhar a jornada do personagem principal, tem-se claramente suas motivações e os momentos pelos quais ele está passando. Acompanhar a evolução de Becker e sua reinvenção, revendo suas prioridades e sua visão de mundo é, sem dúvidas, o ponto alto dessa história.

Também gostei das passagens em que o autor explica determinados processos e situações do meio literário e do processo de escrita, desde a ideia original para um livro até o momento de publicação e de divulgação do mesmo. Vale muito a pena a leitura para quem tiver interesse em ingressar nesse meio.

Recomendo a todos que gostam de romances com pitadas de dramas e que queiram uma leitura com bastante sentimento inclusos.

6 comentários:

  1. Onde está a resenha? só está mostrando a capa do livro e algumas informações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, tudo bem?
    Desde o lançamento fiquei encantada com a capa e pelo jeito não só ela, mas o conteúdo também parece ser excelente. Livros que apresentam pais e filhos e a reconquista pelo amor um do outro são muito emocionantes. Espero ler em breve.

    Abraços, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro desde o seu lançamento. Ainda não li nenhum do autor, mas sei que ele é bem elogiado.
    Gostei do tema abordado no livro.
    A capa é linda. A Novo Conceito caprichou.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos.
    Ainda não li nada do autor, mas vi ótimas resenhas sobre seus livros.
    A trama de "A Máquina de Contar Histórias" não me interessou muito, pois não estou lendo romances no momento. A relação entre pais e filhos é realmente algo que deve ser trabalhado constante. Gostei da reflexão que o livro propõe.
    É bom saber que o autor escreve bem e de forma envolvente. A capa realmente é muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, li somente um livro do Mauricio e adorei, A maquina de contar historia esta agradando muitas pessoas, creio que temos muito o que aprender com o livro, a capa dele esta linda demais.
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Tenho muita curiosidade de ler um livro desse autor. Já vi muitos elogios ao trabalho dele também.
    Esse lançamento parece ser ótimo. Ele tem poucas páginas, acho que eu leria rapidinho.
    Ótima resenha.
    Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir