terça-feira, 10 de junho de 2014

[RESENHA] Minha Metade Silenciosa de Andrew Smith

Editora: Gutenberg
Páginas: 303
Publicação: 2014

Stark é um garoto de 14 ano que nasceu e vive numa cidade do interior dos Estados Unidos. Mora com seu irmão mais velho, Bosten de 16 anos e com seus pais. Ele nasceu com uma deformidade: não tem a orelha direita e não consegue escutar muito bem por esse lado. Em virtude disso, costuma dizer que as palavras ficam presas em sua cabeça, se rebatendo, não conseguindo sair dela. Ele tem uma melhor amiga, Emily, uma das poucas pessoas que não praticam bullying contra ele no colégio. Stark é muito alto e magro e por isso recebeu o apelido de Palito, ou Stick, e não se incomoda de ser chamado assim, pelo contrário, ele gosta disso.

Além do bullying, Palito também sofre com o abuso de seus pais. Em sua casa há muitas regras. Ele e seu irmão tem de dar boa noite aos pais antes de dormir, usar sempre a camisa por dentro da calça e usar uma camiseta por baixo, dentre outras. Stark sente uma forte rejeição por parte de sua mãe, que não aceita que o filho tenha nascido com uma "deformidade" facial. Bosten e ele apanham muito de seus pais, de maneira bastante violenta que chega a deixar hematomas em seus corpos. Isso acontece quase todos os dias. O pai bebe bastante e acaba descontando toda a sua frustração de vida nos filhos. A mãe é conivente com tudo o que acontece e incentiva toda essa situação. Eles foram criados de maneira ortodoxa e rígida, em um lar sem afeto e sem identidade, de forma desumana.

Crescido em um lar sem amor, Stark nunca foi tocado na vida. Ele nunca abraçou ninguém, a não ser seu irmão. Em virtude disso ele pensa bastante em como seria ter uma família como a de Emily, cuja casa ele costuma visitar de vez em quando. Um lar afetuoso, uma família que se ama e que convive bem. Nesse aspecto, Emily assume um contraponto em sua vida. Diante de toda a hostilidade e a frieza com a qual ele convive em casa, nela ele vê uma pessoa que o respeita, que o ama e que dispõe de sentimentos para ele.

Stark e seu irmão Bosten são muito unidos. Ambos são unha e carne e Bosten muitas vezes acaba tomando as dores do irmão mais novo e se metendo em confusões para lhe proteger, o que acaba prejudicando ainda mais a sua situação em casa. Ele é sua referência de família, de amizade, de amor. Até que em uma determinada situação, Stark descobre algo sobre Bosten que provoca a ira de seu pai e faz com que seu irmão mais velho tenha de sair de casa. Palito então começará uma jornada em busca de seu irmão, que lhe trará amadurecimento e auto-conhecimento, para que juntos possam vir a ter um futuro e uma vida decente e feliz.

Minha Metade Silenciosa é, sem dúvidas, uma das melhores leituras da minha vida, entrou para o meu top 3 de livros favoritos. Posso afirmar com plena certeza que nunca um livro mexeu tanto com meus sentimentos como esse. Eu simplesmente não conseguia largá-lo em nenhum momento, até saber que rumos teriam as vidas do Palito e de seu irmão Bosten. Fiquei muito identificado com ambos os personagens. Em vários momentos gostaria de entrar na história, de ser amigos deles, de ajudá-los. Terminar o livro e saber que não mais entraria na mente do Palito e nem teria sua visão de mundo e sua história, foi algo muito difícil.

A narrativa desse livro é em primeira pessoa, pela visão do Stark. Andrew consegue deixar a leitura fluída e trabalha excepcionalmente bem os níveis de tensão e suspense existentes ao longo da história. Ele prende demais o leitor, a ponto de você não conseguir largar o livro sem saber o seu final. O autor traz assuntos muito delicados, como abuso sexual, violência doméstica, bullying, entre outros, e os trata com maestria, de forma clara, concisa e que desperta no leitor o nojo, a repulsa e a revolta diante de tais situações. Há muitos momentos reflexivos, por várias vezes parei o livro e me pus a pensar sobre o que tinha acabado de ler e, claro, me emocionei muito com tudo. É quase impossível se manter frio diante dos fatos.

A construção do psicológico dos personagens desse livro é, sem dúvidas, outro ponto importantíssimo. Andrew Smith trabalha no núcleo da família de Stark como o comportamento das pessoas pode ser moldado em virtude de sua criação e o quanto as ordens, limitações e o subjugar pode levar a casos extremos e adultos/adolescentes com sérios problemas afetivos. É claro o efeito "panela de pressão" que existe na mente dos dois personagens principais e os resultados que isso pode ter.

O livro físico tem dois elementos muito bons para o entendimento da história. No texto, o autor fez uso de recursos gráficos nas frases, para demonstrar como o Palito ouvia as palavras, alinhando-as todas para a direita ou aumentando o espaço entre elas, fazendo com que o leitor sentisse como o próprio personagem ouve e como as palavras ficam presas dentro de sua mente.



A orelha da quarta capa foi cortada de modo a fazer com que lembrássemos o tempo todo na leitura, ao manusearmos o livro, que o personagem principal também não tinha a orelha desse lado.



Mesmo que eu escreva mais 20 parágrafos de resenha, não conseguirei expressar tudo o que senti com essa leitura. Recomendo a todos que leiam, garanto que vocês não vão se arrepender.

9 comentários:

  1. Olá Marcos!

    Esse livro está na minha lista de desejados há algum tempo. Essa história ser do mesmo caminho do livro "Extraordinário". Pelo que você escreveu deve ser muito emocionante e viciante. Parabéns pela resenha completa e que passa um pouco da emoção do livro em si, pela sua crítica.

    Abraços.
    Luke

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Quero muito ler esse livro. Parece ser muito emocionante e a narração em primeira pessoa contribui muito para deixar a história mais envolvendo.
    Achei super interessante a editora ter cortado a orelha da quarta capa, simbolizando a metade que falta no personagem.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Marcos demais poder ler esta tua resenha, achei esta historia apesar de triste bastante interessante e de alguma forma rica em aprendizado e ensinamentos.E sua animada ao descrever a historia somente me animou mais. Livro adicionado no Skoob!

    ResponderExcluir
  4. O livro acabou de entrar nos meus desejados. Caramba, parece ser um livro incrível. Daqueles que precisam ser lidos por todos. Já fiquei um pouco revoltada pelo que foi falada no resenha, sobre como os pais deles tratam os filhos. Imagine lendo. Preciso muito, mesmo! Adorei o cuidado da editora com a diagramação.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante como o autor fez para nos sentirmos na pele do personagem. Eu já tinha interesse neste livro quando vi seu lançamento, agora tenho certeza que quero ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos. Esse livro acabou de entrar na minha lista de desejados. Parece ser uma história bem triste, muito emocionante, que nos faz entrar na pele dos personagens. Adorei os cuidados que a editora tomou na diagramação do livro. Quero muito ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tipo de livro que a gente não quer largar e também não quer terminar de ler porque sabe que não tem mais depois. Já li alguns assim e é uma pena que são poucos que fazem isso. Já vi esse livro nas livrarias e lembrava dos seus comentários. Imaginava que fosse maior, mas é pequeno. Achei bacana a editora cortar a orelha para fazer referência ao personagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse livro realmente deve ser muito bom, profundo, eu já tinha visto ele, mas não sabia do que a historia se tratava exatamente, adorei a sua opinião, e ela com toda certeza merece ser lido, o cuidado que tiveram com a edição, para que o leitor sentisse tudo como o personagem ficou maravilhoso e bem diferente.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Não me convenceu. Faltou alma nessa sinopse. Eu gosto de todos os gêneros, já li livro de todo o tipo, então não me importo quanto a isso. Mas a sinopse é algo crucial na hora de escolher um livro para comprar, e eu levo isso muito a sério, sua resenha está ótima, mas não consegui sentir um sequer interesse pelo livro.

    ResponderExcluir