quinta-feira, 5 de junho de 2014

[MINI-RESENHA] Como Viver Eternamente de Sally Nicholls


Editora: Geração Editorial
Páginas: 229
Publicação: 2014 (4ª edição)

Como Viver Eternamente conta a história de Sam, um garoto de 12 anos diagnosticado com Leucemia e que convive com a doença. Em uma de suas aulas domiciliares que tem junto com seu melhor amigo Félix, sua professora passa a tarefa de que eles devem escrever um livro sobre suas vidas. A partir de então, Sam passa a narrar pelo que passa diariamente sob o seu ponto de vista. Mas não, não ache que ele falará apenas do lado ruim de sua doença, pelo contrário. Sam gosta de mostrar que a vida de uma criança com câncer não é só sofrimento, mesmo sabendo que irá morrer. Como ele é apaixonado por fatos, ele resolve criar listas como coisas para fazer antes de morrer, o que fazer quando alguém morre e como viver eternamente. Sam também faz uma lista de perguntas que ficam sem respostas, que os adultos ao seu redor não conseguem lhe responder. 

Neste livro que trata aparentemente da morte, descobrimos que na verdade o seu mote é a vida. Não é autoajuda, passa bem longe disso, mas traz mensagens nas entrelinhas que nos fazem refletir bastante ao longo da leitura. Outro ponto muito bom foi o projeto gráfico do livro, que mescla texto com desenhos e recados do diário de Sam. (Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior).




Este livro é um sick-lit, gênero em que o protagonista das história passa por alguma doença e esta tem influência no enredo, e as comparações com o principal livro desse gênero, A Culpa É Das Estrelas do John Green, são muitas. Mas além das cores da capa e de ter um protagonista com câncer, as história são completamente diferentes. Em ACEDE temos um romance adolescente e neste livro temos a vida sendo narrada sob um ponto de vista de um pré-adolescente, sem romances, sem esse tipo de nuance. As história surgem e crescem com rumos completamente diferentes. Acredito até que Como Viver... seja mais visceral ao tratar do assunto. 

Recomendo a todos que gostem do gênero e que gostem de ler livros com temas delicados narrados por crianças.

10 comentários:

  1. Oi Marcos, quando via a capa do livro ficava curiosa para saber do que se tratava; por ser narrado por uma criança eu leria, as crianças tem uma forma de ver o mundo bem mais interessante que os adultos.

    Tem sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com , participe :) .

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos...Este livro esta no topo da minha lista de livros desejados, creio que deve ser uma historia linda, simples e cheia de ensinamentos. Sua resenha somente me deixou mais animada e ansiosa para realizar a leitura do livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito esse livro, parece ser emocionante e gostoso de ser lido. Livros que nos fazem refletir é algo singular, amo livros que me proporcionam isso. Principalmente por um assunto delicado que é o câncer, ainda mais por uma criança. Vi a antiga capa brasileira que esse livro tinha, é feiosa demais comparada a essa. =x

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gostaria muito de ler esse livro. Achei interessante o livro ser a visão de morte e vida de um garoto. Deve ser muito emocionante. Achei as ilustrações muito bonitas. Acho que vou chorar muito.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro. A história deve ser realmente emocionante, principalmente por ser narrada por uma criança. Achei a capa e as ilustrações lindas. Já está na minha lista dos desejados.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos!

    Amo livros assim! Trazendo um enredo emocionante e cativante e que no final do livro traz uma lição de vida como um tapa na cara. Livros assim, nunca voltam de forma vazia. Amei sua resenha, até conseguiu sanar minha dúvida se parece ou não com ACEDE (rsrs).

    Abraços!
    Luke.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, confesso que quando vi este livro não me interessei por ele. Meu interesse veio quando as resenhas começaram a sair. Apesar de todos dizerem (pelo menos nas resenhas que li), que ele e ACEDE são diferentes, fica bem difícil não ter esta lembrança.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos.

    Eu vi esse livro algumas vezes nas livrarias e me lembrou mesmo ACEDE só pela capa. Deve ser bem diferente ler uma história com câncer pelo ponto de vista de alguém mais novo. Eu até gostei de ACEDE, mas não amei. Esse parece um que eu gostaria mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu quero muito ler esse livro a historia dele parece ser simplesmente linda, e muito triste, tenho certeza de que eu vou amar e chorar muito, creio que temos muito a aprender com o Sam, que é só um garotinho, mas sabe mais sobre a vida do que nos, já que ele tenta fazer de tudo para ser feliz e realizar os seus sonhos, antes de partir, e muitas pessoas saudáveis não correm atras do sonhos, amei, amei.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse é um daqueles livros que você fica indeciso. A história me pareceu ser interessante, mas não tanto. Eu gosto daquelas histórias que me fazem ficar ansiosa, e eu não consegui sentir isso.

    ResponderExcluir