terça-feira, 6 de maio de 2014

[RESENHA] Vinte Garotos no Verão de Sarah Ockler

Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Publicação: 2014

Anna, Frankie e Matt são amigos desde a infância. Sempre muito próximos, eles dividem as fases de suas vidas uns com os outros, a dúvida de qual faculdade entrar, o primeiro beijo, a primeira vez... Frankie e Matt são irmãos. Anna e Matt logo se descobrem apaixonados um pelo outro e se veem perdidos de amor, vivendo um grande romance. Infelizmente, pouco tempo após ambos iniciarem um relacionamento, algo muito trágico acontece: Frankie tem uma arritmia cardíaca súbita, que o leva a bater o carro que dirigia em alta velocidade. A partir desse dia suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Um ano após o ocorrido, Anna e Frankie resolvem viajar para a Califórnia, para curtir as praias no verão, passando vinte dias por lá. Antes de viajarem, Frankie propõe um trato: elas deveriam conhecer pelo menos um garoto por dia pois assim haveria uma boa chance de Anna finalmente ter o seu primeiro amor e, quem sabe, perder sua virgindade com ele. O que ela não sabe é que sua amiga já teve sua primeira grande paixão e foi com alguém muito próximo a ela...

Em dúvida se segue novos rumos na vida e se deixa enveredar por um novo romance, Anna se vê bastante balançada por um garoto que ela conhece na praia, em um dia de sol. Sam despertará nela um determinado interesse e fará com que ela se pergunte se ela teria nele a confiança que teria em Frankie e se esse poderia seu novo amor. 

Vinte Garotos no Verão é um livro que falará de amor e de vida. Anna é uma jovem que descobriu seu primeiro amor em Matt. Sua jornada em um caminho de dúvidas e incertezas, nos leva a viver, em parte, a sua própria situação de seguir em frente ou se manter apegada a um sentimento que não terá volta. Em vários momentos da leitura me parei pensando em como agiria se estivesse no lugar da protagonista. Ela deveria procurar o seu grande amor em outra pessoa? Internalizar que aquele sentimento não voltará mais? Qual o momento certo para seguir em frente? 

Não são perguntas fáceis de serem respondidas e também decisões como essa não devem ser tomadas de uma vez, mas sim paulatinamente. É nesse aspecto que a autora foca, na adaptação de Anna a novas situações sem perder sua essência nem se esquecer do grande amor que viveu brevemente no passado. Um tema delicado, mas que foi muito bem trabalhado pela autora ao longo da narrativa, o que não fez o livro ficar pesaroso nem triste demais. 

A relação de amizade de Anna e Frankie também é um tema utilizado no enredo. Sarah Ockler usa de recursos para discorrer sobre até que ponto algo é realmente considerado traição e até que ponto devemos passar por cima de algumas situações para mantermos uma boa amizade. Esse também é um ótimo assunto do livro, me identifiquei bastante, vendo muitas situações as quais já passei com amigos meus. A maneira como as pessoas encaram determinadas situações da vida e como são afetados por ela, também é abordado, principalmente na personagem de Frankie e em seus pais. Vale a pena atentar para esse plot no momento da leitura. O final do livro traz grandes revelações e reviravoltas, tornando a história bastante interessante nesse ponto.

Confesso que estava ansioso para a leitura desse livro, uma vez que vários blogueiros em cujas opiniões eu confio, haviam falado muito bem dele, quando leram em inglês. A leitura do livro é uma delícia. Há doses boas de humor e de momentos mais tristes, bem equilibradas, sem tornar o livro cansativo ou chato demais. A narrativa da Sarah é leve, a leitura flui muito rapidamente. Achei a capa muito bonita e o projeto gráfico, com inserção de coqueiros e temas praianos ao longo do texto, ficou muito legal.

Recomendo a todos que gostam de romances YA com uma pitada de drama.

6 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?

    Só uma coisa: No primeiro parágrafo você escreveu: (...) algo muito trágico acontece: Frankie tem uma arritmia cardíaca (...) Não seria o Matt que teve uma arritmia?

    Quando vi esse lançamento, não me interessei tanto pelo livro, mas posso dizer que agora vendo tantas resenhas positivas, estou bastante curiosa e com vontade de conhecer essa história!
    E que situação difícil da personagem Anna, hein?!
    Gostei de saber que o tema foi bem trabalho, deixando as emoções na medida certa.
    Com certeza vou querer ler esse livro!
    Beijos. =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Gostei muito da sua resenha. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro.
    Pelo que eu entendi, ele fala sobre a superação damorte de uma maneira leve.
    Com certeza, é um livro que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito linda a capa desse livro, apesar de parecer meio triste, claro não depressivo, mas ainda assim meio triste.

    ResponderExcluir
  4. típicos momentos adolescentes clichês mas cativantes

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito do livro, a autora soube contar a história sem cair e um mimimi sem fim. A capa e trabalho gráficos estão incríveis mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. A primeira vez que vi esse livro não me interessei muito, acho que foi por causa da capa... Mas depois que li a sinopse e algumas resenhas mudei de opinião. Apesar da história ser meio clichê, parece ser muito emocionante e até mesmo triste em alguns pontos. Parece que vale a pena conhecer!

    Beijos!!

    ResponderExcluir