terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[MINI-RESENHA] Todo Dia de David Levithan


Editora: Galera Record
Páginas: 279
Publicação: 2013

Todo Dia trará a história do A, um ser que diariamente tem de trocar de corpo para passar um dia na vida de outra pessoa. A não tem um corpo definido, apenas uma personalidade, apenas uma consciência e por isso aprende as dificuldades e vantagens de ser humano sob diferentes pontos de vista. Ele pode ser homem, mulher, transsexual, homossexual, alto, baixo, gordo, magro, saudável, doente, etc. Até que um dia ele, ou ela, entra na vida de Justin e conhece a sua namorada Rhiannon, por qual vem a se apaixonar. Começa então sua busca constante por ela e, posteriormente, para explicá-la sobre como ele é e como a sua vida se dá. Mas poderia A ser capaz de se manter em uma vida normal, em um relacionamento fixo com uma só pessoa, mesmo tendo que viver em constante mudança?

Esse é um daqueles livros que posso considerar como um dos mais marcantes pelos quais eu já li. Dois pontos se destacam na narrativa do David Levithan, que por sinal é fabulosa. Um é a crítica ao homem moderno e sua falta de profundidade para lidar com problemas alheios. David nos força a ver o mundo sob o ponto de vista do outro, sentindo literalmente na pele suas reais necessidades e seus problemas. O segundo ponto é o como o sentimento, o interior é o que realmente vale a pena para se viver um relacionamento. Nada vale mais do que o amor.

O final é devastador e me fez refletir durante um bom tempo sobre a vida e sobre momentos aos quais eu já vivi e poderei ainda viver. Leitura mais do que recomendada para todos, independente de crença, classe social, gênero, gostos, etc.

16 comentários:

  1. Todo mundo fala desse final, que é devastador. E a minha curiosidade só aumenta né? nossa, quero esse livro. A deve ser um personagem e tanto, essa ideia do livro por si só é instigante demais. E ainda por trás, nos faz refletir. Putz, preciso muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      Eu corri pra ler de tanto ouvir o pessoal comentando sobre A e sobre o final. Não me decepcionei nem um pouco, pelo contrário.

      Bjossss

      Excluir
  2. Esse livro parece ser bem interessante. Já li muitas resenhas positivas sobre ele. Só não gosto muito do tom amarelado da capa, mas a sinopse e o enredo são instigantes. Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fico aqui pensando o que eu faria se acordasse todo dia em um corpo diferente. Ficaria doidinha com certeza!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!

      Eu pensei isso várias vezes ao longo da leitura, seria uma experiência interessante...

      Bjosss

      Excluir
  4. Esse livro parece ser muito reflexivo, traz críticas extremamente construtivas, além da indagação: Como ele fará para viver esse amor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolina!

      A leitura desse livro leva a muitos pensamentos reflexivos mesmo. Me coloquei no lugar de várias pessoas que o A habitou...

      Bjosss

      Excluir
  5. Adorei a resenha, e o livro principalmente, eu quero muito tê-lo em minha estante. E lê-lo logo, o livro parece perfeito.
    livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por esse livro desde que li a primeira resenha. E desde então, só tenho visto opiniões positivas. Me arrependi por não ter comprado ele numa promoção que teve, mas com certeza estará na minha próxima compra. Tem um enredo maravilhoso e que eu espero me deliciar o mais breve possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu!

      Vale muuuuuuiito a pena ler esse livro, comprei numa promo do Submarino baratinho e valeu cada centavo rsrs

      Bjossss

      Excluir
  7. Esse foi um dos poucos livros que se tornou uma unanimidade. TODAS as resenhas que li foram positivas. A história é bastante criativa, mas acho que o mais forte nela são essas reflexões que você citou. Já está na minha meta de leitura desse ano.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito deste livro, e
    principalmente deste final. As vezes pensamos: "Ah, não gostaria de estar no lugar daquela pessoa". O
    protagonista de viver justamente dessa maneira.
    Estou louca para saber que final
    incrível é esse, e para ler este livro,
    claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!

      O final desse livro é incrível, arrebatador. Vale a pena a leitura.

      Bjosss

      Excluir