sexta-feira, 8 de novembro de 2013

[RESENHA] Reiniciados (Slated #1) de Teri Terry


Editora: Farol Literário
Páginas: 430
Publicação: 2013

Kyla é uma garota de 16 anos que está em um hospital à espera de sua nova família. Ela passou por um processo de readaptação à vida. Kyla não se lembra de nada, tem completa amnésia, até mesmo de seu nome e de quem ela é. Só sabe que passou por uma cirurgia em seu cérebro e que, com isso, suas memórias foram todas apagadas, como se a partir de agora, ela tivesse uma nova chance de viver corretamente.  Kyla, a partir de então, virou uma reiniciada.

Reiniciados são pessoas que passam por uma neurocirurgia, desenvolvida pela Dra. Lysander, para retirada total de suas memórias. São pessoas que, por algum motivo ainda incerto, tem de recomeçar as suas vidas, sem poder se lembrar de coisas que aconteceram em seus passados. Uma nova casa, uma nova família, um novo emprego, uma nova escola. Além disso, logo após passarem por esse processo, tem seus níveis de felicidade medidos através de Nivos, aparelhos implantados em seus pulsos, de maneira que sua retirada seja impossível, que medem, através do nível de serotonina e da pulsação cardíaca, o quão feliz um reiniciado está, variando de 0 a 10, considerando 5.0 o nível ideal e abaixo de 3.0, crítico.

Estamos em 2048. Kyla, enfim, conhece sua nova família, composta por sua mãe, seu pai, sua nova irmã, a também reiniciada Amy e seu gato George. Não se sabe porque, mas algumas famílias são incentivadas a "adotarem" jovens reiniciados. O governo tenta manter esses jovens afastados de suas vida pregressas. Para tal, faz uso de Lordeiros, espécie de polícia que mantém a paz e a ordem, cumprindo com rigor as leis vigentes. Nenhum tipo de comportamento contrário é permitido.

Aos poucos Kyla começa a descobrir o porque de ter sido reiniciada e como conseguiu se adaptar a essa nova vida. Mas algo parece ter dado errado em sua cirurgia. Seu cérebro insiste em ter sonhos  em que ela se vê correndo em uma praia, fugindo de algo, ou alguém. Kyla então começa a se questionar sobre o que essa mensagem significa e o que é realmente o sistema envolvido nos reiniciados. A partir de então seus sonhos se intensificam, criando mais detalhes da história original e, inclusive, indicando determinadas ações que ela deve tomar. Ao conhecer Ben, outro reiniciado, na escola em que estudam, Kyla irá trilhar um caminho de descobertas, em busca de seu passado e de descobrir o que há por trás desse sistema de manipulação de informações e memórias humanas. Este, porém, será um caminho sem volta.

Reiniciados é o primeiro livro de uma trilogia distópica, que já tem seu segundo livro, Fragmentada, lançado no Brasil. Teri criou um universo realista e impactante. A sociedade se estabeleceu em torno de controle e ordem e usa de mecanismos criados para este fim, sem poupar ninguém. Gostei do uso dos personagens secundários no enredo, principalmente do Ben e do uso do desaparecimento misterioso de alguns deles. A relação de Ben e Kyla também foi bem retratada. 

A leitura é ágil e a narrativa dinâmica. A autora consegue dosar os diálogos e as cenas de ação de modo a fazer com que o leitor não queira largar o livro em nenhum momento. A jornada de Kyla é complexa e, através dela, conseguimos visualizar toda a problemática política envolvida. O livro é narrado em primeira pessoa, sempre sob a visão da protagonista. Não posso falar mais sobre os motivos de Kyla ser uma reiniciada, nem o pouco do seu passado que é desvendado nesse livro, pois estaria dando spoiler. Só posso dizer que Teri conseguiu manter um bom nível de suspense e curiosidade para a continuação. Achei o final levemente parecido com A Hospedeira. Talvez possa haver uma influência da autora nesse sentido.

Leitura recomendada a todos que gostam de livros distópicos, com bastante ação e com jornadas de descobertas.

13 comentários:

  1. Bom, Marcos, eu não sou fã desse tipo de livro. O que eu posso dizer é que gostei dessa capa. Nunca imaginei que o título tivesse esse significado dentro da história. É um enredo bem diferente.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!
    Ah, gostaria de saber do Kit de marcadores. Os correios ainda estão em greve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo!

      O enredo é bem legal mesmo. Seu kit foi enviado essa semana, deve estar chegando em breve ;)

      Abraços!!

      Excluir
  2. Quero ler esse livro, parece ser ótimo! Adoro distopias, e essa parece ser ótima mesmo. Eu adorei a ideia do livro, esse reiniciamento de pessoas... As capas dos livros também são ótimas, já vi a do segundo livro. Vou esperar lançarem o terceiro livro (ou até as oportunidades $$$ surgirem rs) pra poder ler. Mas vontade é o que não falta. Quero conhecer a Kyla! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      Esse livro é ótimo. Também adoro distopias e essa me conquistou. As capas são lindas mesmo.

      Bjosss

      Excluir
  3. Ainda nao li esse livro, mas estou MUITO curiosa com ele adoro distopia, sempre fico doida para ler! Achei o enredo muito bom, ja esta na lista!.


    xx

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, eu tenho este livro, mas ainda não o li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava lendo a resenha que vi a parte que você fala que suas memórias são apagadas após passar por uma cirurgia na cabeça lembrei logo de A hospedeira *-* que eu amo e amo muito de paixão rs'
    Depois de ver que não sou só eu que achou parecido quero muitoo ler esse livro gente, adorei a resenha ♥
    beijoss
    http://sublimar-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Tbm achou parecido? Eu senti a mesma vibe. Vamos ver se a continuação segue o mesmo padrão.
      Bjosss

      Excluir
  6. Oie, sabe que não gostei tanto assim do livro.
    Estava super empolgada para ler e no final das contas pensei "tá é isso então? que todo mundo diz UAU?"
    Lógico que é a minha opinião né! Esperava mais dele.
    Nem pedi Fragmentada ainda, Pualinha deve estar triste comigo :'(
    Beijos e ótima resenha viu ;)

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!

      Eu achei um livro OK, mas não isso tudo que muita gente anda falando. Vamos para a continuação agora =)


      Bjosss

      Excluir
  7. QUERO MUITO O LIVRO, SÉRIO.
    Fico realmente apreensiva com livros que são bem falados, pois sempre acabo não gostando tanto e sendo do contra, rs.
    Vou tentar tirar as expectativas desse livro para ler sem preocupações e não me decepcionar.

    ResponderExcluir