segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[RESENHA] Screwed de Laurie Plissner

Editora: Merit Press
Páginas: 304
Publicação: 2013

Grace Warren é uma típica jovem do interior dos EUA: sonha em fazer uma boa faculdade, está apaixonada pelo cara mais popular do colégio, Nick, tem um bom relacionamento com seus pais e é capitã da equipe de matemática. Apenas um porém faz com que sua vida mude radicalmente: ela tem 16 e está grávida. Por ser ainda muito jovem, e pelo medo de ficar mal falada em sua cidade natal, Grace tem de encarar dilemas relativos à sua situação: como contar a seus pais? O que Nick pensará quando descobrir? Optará pelo aborto? Conseguirá ir para a faculdade?

Os pais de Grace são muito religiosos e servem de exemplo de moralidade e de um casamento duradouro para a cidade onde vivem. Em virtude disso Gracie tende ao pânico quando descobre que engravidou, em sua primeira vez, de um garoto que não quer ter compromissos nem com ela nem com nenhuma outra garota: Nick, o valentão do colégio. Para enfrentar todas as consequências que uma gravidez na adolescência traz, Grace terá sua melhor amiga Jennifer, com a qual compartilhará seus momentos de anseio e de certa alegria.

Por tratar de assuntos polêmicos e ao mesmo tempo delicados, achei Screwed um livro muito superficial. Os principais tópicos relativos a esse assunto (aborto, adoção, dificuldades no relacionamento, sexo na gravidez) estão lá, mas são tratados de forma não aprofundada, apenas pincelados. Como este é um livro voltado para o público infanto-juvenil, esperava uma abordagem de forma mais didática.

Em alguns momentos da leitura me senti como se estivesse assistindo a um episódio de 16 and Pregnant (Grávida aos 16), programa da MTV americana que aborda mães que engravidam na adolescência. Acredito que a autora deve ter se inspirado nesse seriado para escrever o livro, as similaridades são muito grandes.

Algumas partes são levemente emocionantes, principalmente nas conversas de Gracie com o seu filho, ainda na sua barriga e quando ela encara decisões cruciais para o seu futuro e para o futuro do seu filho. Ainda assim, o livro não me convenceu por um todo e se tornou uma leitura um pouco arrastada.

Recomendo a todos que tenham interesse em ler um livro de gravidez na adolescência sob o ponto de vista da grávida e com poucas pretensões para tal.

Se você tem perfil no Goodreads pode ler o livro completo de graça aqui: http://www.goodreads.com/book/show/16669468-screwed


3 comentários:

  1. O livro está de graça no Goodreads? Nem sabia. Eu tenho ele aqui, mas ainda não li. A lista está mais que gigante.
    Tenho outros que quero ler primeiro. Lembro das coisas que você comentou enquanto estava lendo.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Eu tinha gostado tanto da premissa, mas fiquei desanimada em saber que só trata o assunto superficialmente...
    Um livro legal sobre o assunto é After da Amy Efaw ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Gostei da resenha.
    Pode ser que a autora tenha sido mais superficial por se tratar de um livro para adolescentes, fica mais difícil tratar disso de um modo mais pesado, pode impressionar, sei lá.
    O importante é que adorei a resenha!!!

    Bom, vou aproveitar pra deixar um recadinho. Indiquei você numa tag lá no blog. Espero que não se importe.
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2013/08/tag-11-coisas.html

    Bjkasssssss

    ResponderExcluir