sábado, 6 de julho de 2013

[RESENHA] Semana Clássicos em HQ: William Shakespeare



- A Tempestade


Uma tempestade provocada pelo mago Próspero acaba por desviar de sua rota os navios que traziam o Rei de Nápoles e seu séquito. Ao chegarem numa ilha, aparentemente inabitada, o grupo se divide e as relações entre os membros se mostram bastante fragilizadas, ascendendo a inveja, a ganância e o egoísmo de seus partícipes. Ao desbravarem o local, acabarão por conhecer Próspero e sua filha Miranda, que vive aprisionada na ilha em busca de um grande amor. Ao conhecer o príncipe Ferdinando logo se apaixonará, mas esse relacionamento passará por alguns percalços. Contando com inúmeros personagens sobrenaturais, A Tempestade trará uma história de sedução, astúcia e demonstrará como o poder é relativo, estando presente apenas na mente das pessoas.


Esse foi o único livro do Shakespeare que eu li primeiro no HQ. Ainda não li o original. Gostei bastante da história e achei que os desenhos puderam trazer uma aura mágica à história original, destacando os seres sobrenaturais e as forças invocadas ao longo do enredo. A adaptação para o HQ, do ponto de vista do texto, ainda peca em alguns momentos, com diálogos inacabados e frases soltas, sem sentido. No mais, a leitura é agradável e rápida.




- Macbeth

Macbeth é um general do exército do Rei Ducan, da Escócia. Ao se encontrar com três bruxas, tem revelações que mudarão o seu destino: ele será nomeado Rei, Banquo, seu melhor amigo, terá mais poderes que ele e os filhos de Banquo serão reis um dia. Tais revelações mexem com o ego de Macbeth que, com a ajuda de sua mulher Lady Macbeth, tramam um plano de traição ao rei que acaba em mortes e uma grande reviravolta na corte.

Já havia lido Macbeth na versão original do Shakespeare. Essa edição em HQ manteve a história original, sem nenhuma modificação grave. A narrativa é fluída e os diálogos profundos, mantendo as frases do original. O recurso dos quadrinhos proporcionou à história uma versão mais épica e sangrenta. Esse recurso ficou interessante, sobretudo nas cenas de batalhas e mortes. Alguns atos foram extremamente resumidos, perdendo o contexto e a profundidade para a história como um todo. Não entendo bem de desenho (aliás, sou péssimo desenhista), mas achei o traço desse mais fraco em comparação ao de A Tempestade. Recomendo a leitura do original antes da leitura do HQ.


- Romeu e Julieta

Na cidade de Verona existem duas famílias rivais, Montéquio e Capuleto. O ódio e as brigas são constantes e já perduram por anos. Nenhuma das gerações de cada família se cruzam ou se dão bem. Até que Romeu Montéquio e Julieta Capuleto se conhecem em um baile e acabam por se apaixonar, sem saber que são rivais. Ao descobrirem que esse amor não poderá existir, ambos acabam por criar um plano de fuga da cidade a fim de serem felizes. O amor proibido acaba por ter um final trágico.


Romeu e Julieta é uma das minhas histórias favoritas de Shakespeare. A adaptação para o HQ foi bem feita, mantendo a maioria dos diálogos originais e a essência da história. A narrativa apresenta fluxo contínuo, mantendo o mesmo padrão ao longo do texto. O traço é diferenciado dos dois primeiros. Nesse caso não houve uma forte influência da mídia quadrinho no entendimento da história. Também recomendo a leitura do original antes do HQ.


5 comentários:

  1. Oie!

    Adorei suas dicas de leitura. Adoro livros como este, em quadrinhos.
    Onde vc comprou este Romeu e Julieta? Eu amei e fiquei louca para ler.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Gosto muito de HQ e gosto das histórias de Shakespeare, apesar de não gostar de ler textos de teatro (acho que trava um pouco a leitura).
    Dessas histórias a única que li foi Macbeth e gostei bastante. Concordo com vc em relação ao traço. A Tempestade tem um desenho melhor, Romeu e Julieta é mais básico.
    Gostei bastante das dicas de HQ!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Postagem DIVA Marcolino!!
    Amo HQ e sinto falta de lê-las. Há muito que não compro. E esta parece que vale a pena.
    Os desenho realmente parecem que dá mais mágica à história.
    Preciso destes livros do Shakespeare! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ótima post esse, nem conhecia esses HQ e achei graficamente excelentes e as histórias dispensam comentários é claro!

    ResponderExcluir
  5. Estes e mais Hq Clássicos de William Shakespeare pode ser encontrado facilmente no Mercado Livre.

    ResponderExcluir