segunda-feira, 11 de junho de 2012

[RESENHA] 127 Horas de Aron Ralston

Editora: Seoman
Páginas: 414
Publicação: 2011

127 horas conta a história de Aron Ralston, engenheiro mecânico que abandonou sua carreira para se dedicar à sua vida aventureira e acaba por sofrer um acidente onde uma rocha de 200 quilos esmaga sua mão direita e o deixa preso no fundo de um cânion no estado de Utah, Estados Unidos. A partir daí começa sua luta de vida ou morte e sua luta para conseguir escapar ileso. Após se manter preso por 5 dias, com escassez de água e comida, e enfrentando as intempéries do ambiente (clima variável, enxurrada de mosquitos e possíveis perigos de morte), Aron toma a decisão de cortar o próprio braço para conseguir escapar com vida. Como ele conseguirá sobreviver com pouco mais de um litro de água e dois burritos em sua mochila (e ainda por cima usando sua mão esquerda-ele era destro)?

A história de vida de Aron mostra como ele se arriscou em suas jornadas. Enfrentar ursos famintos, encarar avalanches de neve e de lama, entre outros, demonstra o quanto ele enfrentou perigos durante sua vida de escalador e aventureiro. Porém, ao passar por tudo isso, ele ainda gostava de correr riscos e enfrentar a natureza, sem se preocupar com as consequências. Essa despreocupação foi um de seus algozes. Aron não avisa a ninguém  quando resolve escalar o cânion Blue John no Parque Nacional de Canyonlands, local de seu acidente. No caminho conhece duas garotas, Megan e Kristi, que tentam impedi-lo de escalar naquele dia, o que ele não segue. Logo no início de suas atividades tem seu braço esmagado por uma rocha que escapa de uma fenda. É aí que ele começa a  sua jornada de auto-conhecimento e que põe sua determinação e confiança em xeque.

Por mais que pareça, esse não é mais um livro de auto-ajuda escrito por algum sobrevivente de uma grande tragédia, ou algo do tipo. O livro é muito interessante, do início ao fim, sendo muito forte e minucioso na descrição dos detalhes. A narrativa de Aron não é das minhas favoritas em auto-biografias (narrar os fatos como sendo ficção, como uma aventura), porém coube muito bem na proposta do livro. É feita em primeira pessoa. A parte em que ele narra como teve que cortar o próprio braço é de tirar o fôlego, eletrizante. Sem dúvidas é o ponto alto do livro. Os capítulos são intercalados entre aventuras passadas e a situação presente no cânion. Isso prende o leitor e acelera a velocidade de leitura, pois deixa com vontade de saber o que vai acontecer em seguida. Há um encarte com fotos da vida do Aron e que ele próprio tirou enquanto estava preso (aconselho, àquele que tem estômago fraco, não olhar a foto do braço decepado). Houve uma adaptação para os cinemas em 2011 e teve a atuação de James Franco no papel principal. Concorreu a 6 Oscar, não levando nenhum.

29 comentários:

  1. Bem, não sei se é um livro que eu compraria, ou até mesmo pegaria para ler. Acho que o enredo não faz mto meu estilo. Apesar de não ser um livro de auto ajuda. =/
    Enfim, gostei da resenha. Acho que é uma experiência muito tensa e uma amostra de que é possível superar obstáculos.
    Mas, no momento, eu não o leria... =/

    Besitos chico!

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni!

      O livro passa longe de ser auto-ajuda, é uma autobiografia com uma narrativa incrível. Vale a pena a leitura. Bjosss

      Excluir
  2. Eu não fiquei muito interessado em vr o filme nos cinemas pq não faz muito o tipo de filme que eu vejo, embora eu goste de dramas/aventuras esse não me atraiu muito, só fiquei com certa curiosidade de ver porque o James France estava nele e eu gosto muito dele como ator.
    Quanto ao livro, pela maneira como vc o descreveu ele parece ser mais interessante, intercalando os capítulos entre o passado e o presente para manter o leitor atento. Gostei, vou colocar na minha lista de leitura.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      Ainda não vi o filme, mas tô muito curioso para ler.

      Abraços!

      Excluir
  3. quero ler, quando vi a sinopse pela primeira vez nao me interessei, gosto de outros tipo de livro, mas este parece ser bom, sei lá, a historia dele, viver "com pouco mais de um litro de água e dois burritos em sua mochila", apesar de nao ser o meu estilo, eu gostei da resenha, e me empolgou para ler caso tenha oportunidade!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane!

      Eu adoro autobiografias e essa ficou incrível, vale muito a leitura!

      bjoss

      Excluir
  4. Esse não é o tipo de livro que eu queria ler não. Não é muito o meu estilo. Eu li umas resenhas negativas por ai, e umas positivas. Mas não me chamou a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui!

      É um excelente livro, uma pena que alguns não tenham gostado.

      Abraços!

      Excluir
  5. Lembro que eu queria ter assistido esse filme no cinema, mas não foi possível. Achei interessante a história. E cortar o próprio braço para sobreviver é uma coisa que... nem sei o que dizer.
    Gostei muito da resenha. Deu vontade de ler o livro (eu não tinha essa vontade antes, só assistir o filme mesmo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!

      Que bom que a resenha te despertou interesse no livro, fico feliz =)

      Tô louco para assistir ao filme.

      Bjosss

      Excluir
  6. Eu lembro bem do trailer do filme desse livro... o trailer no começo era meio divertido e só no final é que deixava um suspense, pelo trailer eu não veria o filme jamais heheh
    Não ouvi críticas tão boas sobre o filme, e do livro também não, mas a sua resenha foi favorável à ele e explicou bem o que o livro propoem pro leitor.
    Eu leria esse livro sem problemas, devo confessar que não vai entrar pra minha lista de desejos agora, mas se tiver a oportunidade vou ler porque gosto desse tipo de aventura, já que nunca vivi nenhuma! hehe
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!

      O livro é ótimo, mas ouço falar mal do filme tbm. Vou ver pra descobrir o que acho rsrs

      Bjosss

      Excluir
  7. Sempre ouvi falar bem do livro. Gostaria mt de ler, pois gosto desse tipo de aventura radical. (mesmo que o livro mostre a desgraça que aconteceu com ele).
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patryck!

      Sob esse ponto de vista o livro é bastante interessante.

      Abraços!

      Excluir
  8. Confesso que acho mega interessante a proposta do livro e do filme, mas creio que não leria... Sou mole demais e imaginar que tudo que está escrito ali é verdade me dá arrepios...
    ótima resenha, Marquito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Brigado pelo elogio =) É um livro bem forte mesmo, mas muito interessante.

      Bjossss

      Excluir
  9. Pensei que ia ser autoajuda mas já que você garante! rsrs Mas meio que me dá uma agonia - só de ler "esmagar" e "mão" na mesma frase já me deu arrepios! Mas gostei da dica e da resenha,e eu nunca vi o filme - acho que isso é bom, né? Aquele clima de suspense e pa rsrs

    Enfim, um beijo, Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!

      Não passa nem perto de auto-ajuda, é mais um relato autobiográfico mesmo. Eu não suporto livros de auto-ajuda =X

      bjosss

      Excluir
  10. Concordo com o que a Monique disse!
    Embora seja super interessante, não é o tipo de livro/filme para mim... Sou muito fraca para essas coisas.

    Não me lembro desse filme O.o, vou procurar o trailer!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      É um livro beeem forte, mas muito legal. Eu que adoro sangue fiquei vidrado rsrsrs

      Bjosss

      Excluir
  11. Eu te disse que sou curiosa com esse livro. O filme é surpreendente, então o livro deve ser mais.
    Espero ler depois.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carissa!

      Ainda não vi o filme, mas pelo que vc me falou deve ser muito bom.

      Bjosss

      Excluir
  12. Sinceramente não compraria esse livro, pois não gosto desse gênero, mas levando em consideração a vida e a coragem de Aron Ralston, eu leria sim, sem problema nenhum. Mas pra isso, alguém tem que me emprestar. Rsrsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!

      É, tem muita gente que não gosta de biografias, mas essa vale muto a pena ler, ficou muito bem escrita.

      Abraços!!

      Excluir
  13. Não gosto muito de biografias :S mas agnt tem que dar uma chance pra tudo ne rs , o filme parece ser muito bom,assim qe ver o filme, quem sabe não animo de ler o livro ? :)

    ResponderExcluir
  14. Não fiquei muito interessante pela história, mas a resenha ficou bem escrita. Não sou muito fã desse gênero.

    ResponderExcluir
  15. O filme é ANIMAL, super bem feito e a história muito emocionante, eu outras palavras, o livro deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Muuuuuito legaaal o fiilme *__*! Ameeei cada detalhee!

    ResponderExcluir
  17. Chorei rios assistindo ao filme. James Franco como sempre bela atuação, emocionante. Não sabia que era baseado em livro.
    Aceitando como presente de aniversário que é esse mês hahahahah.

    ResponderExcluir