sábado, 31 de março de 2012

[RESENHA] Caçadores de Bruxas (Dragões de Éter #1) de Raphael Draccon


Editora: Leya
Páginas: 438
Publicação: 2011

Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas começa contando a história de Ariane, uma versão revisitada da Chapeuzinho vermelho, e de João e Maria, irmãos homônimos aos das histórias infantis. Ambas as histórias se cruzam em Adreanna, cidade de Nova Éther, cheia de misticismo, aventuras e lendas surreais.

A primeira parte do livro trata da descrição do passado dos personagens principais e das famílias dos mesmos. Ariane tem um trauma do passado que o persegue até os dias atuais: viu sua avó ser assassinada no meio da floresta, por um lobo faminto, que não só a matou porque foi salva por um caçador, o que veio a se tornar seu grande Herói. Ariane é muito amiga de João, irmão de Maria, que, juntamente com essa e em virtude de sua gula por doces, acaba por entrar numa aventura com um final trágico: ao passarem pela floresta se deparam com uma casa feita de doces e partem para devorá-la, porém logo acabam escravizados e aprisionados por uma bruxa canibal.

Após uma apresentação de teatro, Maria acaba conhecendo, por acaso, o príncipe Axel, filho mais novo do Rei Primo Brandford, e o rapaz que mais arranca suspiros no reino. Mas conseguirá Maria, uma plebeia, namorar um princípe? Como os pais de ambos reagirão a essa novidade? E o que fará Axel (que está perto de partir para uma viagem): ficará com Maria ou a abandonará para cumprir seus compromissos reais?

Muitas semelhanças com os clássicos da literatura mundial? Com certeza, mas Raphael Draccon consegue revisitá-los dando-os um olhar novo e interessante. Além do que, os personagens são apenas usados num panorama geral maior: Nova Éther, pano de fundo dessa história. É nela em que uma série de acontecimentos marcantes no enredo se dará: como uma invasão repentina de piratas, uma caçada às bruxas, um romance, uma aventura, um drama, tudo isso misturado e muito bem dosado. Em meio a tudo isso ainda há uma série de personagens que formam um enredo riquíssimo.

O autor faz uso de narrativas em paralelo, tornando a leitura bastante agradável pois não "enjoa" o leitor, usando de linguagem simples e uma narrativa envolvente. Draccon consegue criar um universo paralelo de forma lúdica e ao mesmo tempo voraz. Eu adorei a leitura desse livro, não conseguia largar em algumas partes. Ora a narrativa é romântica, ora muda bruscamente para ação. Fiquei ansiosíssimo para ler a continuação, Corações de Neve, e já adicionei na minha lista de leitura.


O Raphael Draccon é, além de um excelente escritor, uma pessoa super simpática e gravou esse recado para os leitores do Capa & Título:

28 comentários:

  1. a cada resenha sobre essa série, fico ainda mais curiosa. fazer uma releitura de joao e maria, vruzando com chapeuzinho vermelho deve ter resultado numa história mto bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Isso foi o que eu mais gostei na história: a mistura de várias histórias infantis virarem uma só.

      Bjosss

      Excluir
    2. sem falar q essa capa é linda tbm. show!

      Excluir
  2. aaaaaaaaaaaaa.... não vejo a hora de começar a ler meu livro... e vai ser mais um de coleção q eu vou demorar a ler a sequencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Esse livro é excelente! O Raphael nos prende da primeira à última linha.

      Bjosss

      Excluir
  3. É uma vergonha, mas eu tenho o livro faz um tempão e ainda não o li! Você só me faz ter mais ânsia de mudar isso! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Leia pois é uma excelente leitura! Quando terminamos de ler o primeiro ficamos desesperados para ler o próximo XD

      Bjosss

      Excluir
    2. pq q esses autores fazem isso como a gente, alias como eh q eles fazem isso, q mágia é essa?

      Excluir
  4. Ola!!
    Amo quando pega os clássicos e dá uma nova roupagem, tudo junto e misturado!!ADORO!!! pelo jeito esta série tem tudo que mais gosto num livro, ansiosa pra ler.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      Acho que você vai gostar desse livro, é muito legal!

      Bjosss

      Excluir
  5. Olá, primeiramente antes de comentar a resenha gostaria de parabenizar você pelo ótimo conteúdo inserido no blog, amei a postagem e já estou seguindo para acompanhar o seu blog diariamente e a primeira vez que visito o seu blog, por isso prometo voltar mais vezes.

    Se puder e quiser visitar e seguir o meu fique à vontade.

    Grande abraço.

    http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Putz, tenho esse livro mas ainda não o li. Não sabia que os personagens principais haviam sito tirados desses clássicos. Fiquei com mais vontade de ler.
    Gostei da resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno!

      A leitura é ótima, narrativa incrível, você nem sente.

      Abraçoss

      Excluir
  7. Choquei a sério... Não conhecia muito bem esse livro, só tinha visto mais ou menos nos blogs por ai mas nunca parei pra ler do que se tratava. Deve ser muito bom mesmo este livro, apesar de não gostar muito de histórias muito macabras e isso tudo, esse me deixou intrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie!

      A história só é um pouquinho macabra rsrs O livro é excelente!

      Bjosss

      Excluir
  8. Tinha visto esse livro algumas vezes, mas nunca parei para ler sobre ele... E woooow, adorei! :D
    Sou apaixonada por crianças <3, então tudo que envolve os clássicos me encanta. Imagina, então, nessa versão mais amadurecida?
    Colocarei na minha lista de desejados CEEEERTAMENTE *.*

    :*

    ResponderExcluir
  9. Vi agora o teu comentário sobre ser um pouco macabro... Por falar em macabro, adoro os finais 'originais' dos clássicos.
    Uso o exemplo das irmãs da Cinderela que cortam os dedos fora para caber no sapato direto AUISDHOASIU :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi essa história de cortarem os dedos para caber no sapato, mas nem sabia que tinha filme hahha

      bjosss

      Excluir
  10. Voltei para compartilhar o link que acabaram de postar no Skoob, justamente sobre os originais x)

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150637170480841&set=a.10150565314225841.370264.216169690840&type=1&theater

    Quero muitooooooooooo \o/

    ResponderExcluir
  11. Nossa agora fiquei louca para ler \o/
    Comprei a coleção completa por um ótimo preço no submarino, mas confesso que não sabia muito sobre a história, mas comprei por ser de um autor brasileiro.
    Já tinha visto essa entrevista que vc fez com o autor e fiquei bem interessada =)
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  12. eu ia comprar esse livro na submarino outro dia, mas fiquei em duvida e acabei não comprando,sobrei :( devia ter lido uma resenha antes, agora to arrependida :(

    ResponderExcluir
  13. as capas dos livros dessa séries, são muito lindas *o*

    ResponderExcluir
  14. Adoro as capas desses livros!
    Nunca li a trilogia,mas tenho muita vontade de um fazê-la..
    Não tinha lido nada a respeito dos livros e gostei bastante da história,não imagina que seria como uma releitura de alguns clássicos..Os nossos autores são demais..
    Bjs'

    ResponderExcluir