terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

[RESENHA] Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1) de Cassandra Clare

Editora: Galera Record
Páginas: 459
Publicação: 2011

Cidade dos Ossos conta a história de Clary, uma típica adolescente revoltada americana que descobre ter o "dom" de enxergar demônios (e outros seres sobrenaturais), entrando assim num universo novo, onde tem um determinado papel. Para tal ela contará com a ajuda de Simon, seu melhor amigo medroso e inseguro que evolui ao longo da história; de Jace, caçador de sombras, que começa a desenvolver uma proximidade com Clary que posteriormente possa vir a se tornar algo maior; e dos irmãos Alec e Isabelle, que fazem parte do Instituto.

O início do livro é muito cheio de informações que poderiam ser diluídas ao longo da história. Isso torna a leitura muito devagar, deixando o leitor enfadado de tantos detalhes. O livro começa de verdade a partir do capítulo 10, momento em que Clary descobre o real passado de sua mãe e o seu relacionamento para com a história e este universo. Ao entrar na Cidade do Silêncio, um dos núcleos mais interessantes da história, Clary se aproxima mais de Jace, ao descobrir um pouco mais sobre seu passado.

A adaptação de Clary ao mundo sobrenatural se dá de maneira muito rápida e sem questionamentos, o que me provocou muita estranheza, pois ao entrar num mundo completamente novo a personagem se mostra muito passiva e aceita tudo com muita naturalidade.

Outro ponto que não me agradou foi que Cassandra usa de muitos clichês desnecessários e desconexos ao longo da história. Incomoda bastante a repetição de palavras sem o uso de sinônimos, típico erro de quem está começando na arte da escrita.

O final é surpreendente, mas ao mesmo tempo extremamente frustrante. Uma forte reviravolta na história mexe com as emoções do leitor de forma que me levou a pensar: "Eu me esforcei o livro inteiro para conseguir chegar até aqui e isso acontece?". Extremamente decepcionante.

Porém, a continuação da história melhora bastante. Leiam a minha resenha de Cidade das Cinzas para saber porque não desisti da série já no primeiro livro.

PROMOÇÃO \o/
Quer ganhar um exemplar de Cidade dos Ossos? Saiba como:


13 comentários:

  1. E chegou a resenha onde eu e Marcos colocamos fim na nossa amizade... ATÉ PARECE! rsrsrs Já debatemos muito sobre o livro e você sabe que ADORO a série. Cidade dos Ossos realmente demora a pegar ritmo, mas acho que tudo que veio após me deixou mais animada e me conquistava mais. Cidade das Cinzas melhora? Sim, claro! E minha predileção pela série foi aumentando também.
    Eu, ao contrário do que você deve imaginar, adorei a resenha. Você foi sincero em sua opinião e acho que é isso que toda resenha deveria mostrar: o que realmente o autor pensa.
    Está de parabéns, como sempre!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Marcos! Muito em breve pretendo ler Os Instrumentos Mortais. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Depois do evento de Cidade dos Ossos, pensei que você iria pegar mais pesado nessa resenha! kkkkkkkkkkkkkkk

    Ganhei o 3º livro nesse evento \o/ e o 1º num sorteio pela net \o/. Decidi, então, esperar até comprar o 2º e, assim, poder ler todos esses lançados de uma vez. Hoje fui ao shopping com o pai e não é que ele me mandou escolher um livro de presente? \o/ kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Espero que o 1º livro me agrade mais do que te agradou :B

    Repetição de palavras é algo tenso :~
    Me irrito logo com isso u.u

    E admito que a citação da S. Meyer na capa, em mim, teve o efeito oposto: Se até hoje não tive taaanta vontade de ler esse livro é porque a autora de Crepúsculo, uma das sagas mais sem imaginação de todos os tempos (eu admito isso embora já tenha lido 3 vezes cada livro kkkkkkkkkkk :B), recomenda. u.u

    Enfim, acho que entre março e abril eu começo com Os Instrumentos Mortais \o/

    :*

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de iniciar a leitura dessa série. Mas tu resenha me fez adiar mais um pouco. Não desisti, ainda tenho curiosidade, afinal, muitos falam bem das obras.

    Abraços ;D

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei por esse livro e hoje sou uma fã surtada. Mas confesso que no começo demorei um pouco pra pegar o ritmo da trama, não sei, primeiro achei que o problema estava na forma que a história é escrita ou a tradução, algumas expressões e palavras simplesmente não tem tradução; também cheguei a ler algumas traduções feitas por fãs que estavam melhores que o original. Mas fora isso...passando a parte de "adaptação" tudo ficou melhor, a cada novo lançamento gosto um pouca mais de IM.

    Esperando ansiosamente a entrega do meu “Cidade dos Ossos”. ^.^

    Twitter: @carolbonucci

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro ainda...gostei pelo que li na sua resenha...beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa Marcos achei o máximo sua personalidade e coragem de dizer o que achou do livro, parabéns mesmo =) Enquanto todos falam a mesma coisa em suas resenhas, percebi o quanto de visão crítica vc tem, gosto disso. Ainda não li esse livro mas percebo que ele não é assim tão especial qnt tantos falam, ele deve ser interessante mas sempre podendo ser melhor. Mesmo assim quero ganhar sua promo e ler para tirar minhas conclusões!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas gostei da resenha e muitos estão falando bem dele. Estou dido para lê-lo!!

    ResponderExcluir
  9. Diferente de você e de muita gente, não me cansei com a leitura, mas também não me apaixonei pelo Jace, e acho que a autora podia ter desenvolvido melhor alguns personagens.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. ainda tenho dúvidas quanto a aquisição deste livro...
    vou pensar a respeito, mais um pouco.

    ResponderExcluir
  11. a capa é colorida demais... n vou adiquiri-lo, não pela capa, mas n faz meu estilo...

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada dessa série mas estou com muita vontade de ter, com certeza em julho a comprarei como presente de aniversário =)

    ResponderExcluir
  13. ja li, e fiquei ELETRIIIIIIIIIIIIIIICA pra ler o segundo, e o terceiro,e o quarto, quinto, sexto ....... exageros a parte o livro é MUITO BOM( e aí não tem exagero) , a história ée super boa, gostei demais !

    ResponderExcluir