terça-feira, 24 de janeiro de 2012

[RESENHA] Porque eu amei de Roque Neto

Editora: Dracaena
Páginas: 240
Publicação: 2011

Porque eu amei traz a história de José Lucas (ou simplesmente Lucas), um padre que está muito próximo de virar Bispo e realizar o sonho de sua mãe, mas que acaba encontrando num chat na internet o grande amor de sua vida, o irlandês Thomas O'Doherty. Em meio a um dos maiores dilemas de sua vida (largar a batina em nome do amor ou seguir escondendo sua orientação sexual em nome da moral e dos bons costumes da Igreja Católica), Lucas ainda tem que enfrentar a saúde debilitada de seu avó, as grandes reviravoltas nas relações familiares e uma paixão adolescente repentina de um dos seus liderados num projeto social que o mesmo desenvolve. Lucas consegue passar por tudo isso com a ajuda do Dom Castelletti, seu mentor e amigo mais próximo. Mas conseguirá Lucas lidar com todas essas expectativas alheias? Poderá ele viver esse amor ou seria isso tudo uma grande ilusão em sua cabeça?

O relacionamento de Thomas e Lucas, pano de fundo principal deste livro, é bastante conturbado. Thomas é muito descompromissado com relações amorosas, chegando a ser promíscuo em alguns casos, fazendo com que Lucas lute para conseguir o desafio de viver um grande amor ao seu lado. O padre sofre bastante, tendo que esconder sua ocupação do parceiro o livro inteiro, como se estivesse escondendo-se de si próprio.

Senti que o dilema Igreja X homossexualidade foi pouco abordado, propositalmente pelo autor, uma vez que a obra está pautada no amor e no que somos capazes de fazer por ele. A confiança e o poder de nossas escolhas também é um tema pertinente na obra.

O livro é escrito com os capítulos se intercalando em ora o presente do personagem principal, ora o seu passado (adolescência e infância) até se tornar padre. Vale destacar que parte da história se passa aqui em Pernambuco, no município de Condado. É bastante interessante ver o personagem principal passando por locais próximos a mim e ver as impressões dele a respeito. Também é legal ver como as relações sociais-familiares estabelecidas nessas cidades interioranas são bastante comuns, com ideias e concepções que se repetem em várias famílias.

A leitura é bastante agradável, com o tom certo no desenrolar dos acontecimentos. O final é emocionante e nos leva a refletir sobre vários conceitos da sociedade atual, bem como se realmente vale a pena fazer tudo por amor a outra pessoa. Gostei muito do livro, chorei em várias partes (principalmente no capítulo em que descreve a festa de aniversário do Lucas, momento em que eu me lembrei das minhas festas de infância). A história flui bastante. Li-o todo de uma vez só, sem consegui parar para fazer mais nada. A maneira como o Roque escreve é muito boa, com ideias claras e um bom desenvolvimento do enredo.

Quote:
"Escrevi no papel: 'Vincit que se vincit'.
- O que isto quer dizer? - o balconista perguntou.
-O vencedor é aquele que vence a si mesmo - respondi."

14 comentários:

  1. Ola!!!
    Não pensei que o livro tivesse estas duas temáticas tão polêmicas que o padre se apaixonar e ainda ser homosexual. Pensei neste livro como O crime do padre amaro que li no passado, mas com este adicional da opção sexual creio que seja bem polêmico e de opinões bem dividas. Gostei da resenha e quero ler em breve.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      Obrigado por comentar =))

      O livro é ótimo por abordar esses temas tão polêmicos de forma suave, mostrando que o amor está em primeiro lugar sempre. Adorei a escrita do Roque, viciei muito!! =D

      Bjossssss

      Excluir
  2. achei q tinha comentado nessa resenha, então foi na resenha de alguem.. pena n poder participar da promo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bia, mas o livro é ótimo!!! Rola promoções em outros blogs, dá uma olhada no Twitter do Roque que ele sempre tá dvulgando!

      Excluir
  3. Oi Marcos! Parabéns pela resenha e o destaque que você tem dado no blog para os autores nacionais! Então, nunca li nenhuma obra que tivesse assuntos tão polêmicos, e por ser bem católica, não sei se tenho coragem de ler coisas que podem ter opniões formadas da igreja, gosto de coisas mais abertas e que não julgue muito até porque a igreja hoje é bem diferente da de séculos atrás. Mas eu talves daria uma chance para a leitura, por ser um nacional e ultimamente estar viciando na escrita de nossos autores.


    bjs,
    Ana Lu - Ofício dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!

      Livros nacionais são ótimos! A leitura flui bem mais rápido, a escrita é gostosa... enfim, adoro!

      Grande bjo!!!!

      Excluir
  4. coragem para falar nesse assunto! parabéns ao autor, estou louca para ver como a obra ficou e vou ler, com certeza (estou indo agora marcar como os desejados do skoob!). Deve ser curioso 'entrar' na vida deste personagem e acompanhar seus sentimentos, suas dúvidas com tanta coisa envolvida... adore mesmo! parabéns ao blog também!

    ResponderExcluir
  5. Adorei e resenha e amei a história do livro, adoro livros que abordam esta temática sobre homossexualismo. Já li vários livro com este tema, pena que todos que li tinham um final triste, será que acontece isto também em "PORQUE EU AMEI"?

    Mega cheiros!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Marcos. Gostei do tema e pelo que voc~e falou, parece realmente emocionante. Vai para a lista!

    ResponderExcluir
  7. gente, que babado a história desse livro.
    um tema muito interessante e polemico.
    otimca resenha.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que temática forte. Mas deve ser uma leitura interessante, além de abrir sua mente e te fazer refletir.
    Boa indicação!!!

    ResponderExcluir
  9. que polemica! se não bastasse o padre arrumar um grande amor, ainda é homossexual ? a história deve ser ótima *o*

    ResponderExcluir
  10. Polêmicas e mais polêmicas haha, nunca li um livro assim, e parece ser MUUUUITO bom, pois como eu disse ali em cima, alem de ser padre, que ja é aquelaaaa coisa, ele ainda é homossexual.

    ResponderExcluir