sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

[ENTREVISTA] Raphael Draccon


Hoje eu mostro a entrevista que eu fiz com o Raphael Draccon, autor da trilogia Dragões de Éter e do romance "Espíritos de gelo", todos lançados pela Editora Leya.

Raphael Draccon nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, e começou a carreira profissional aos 16 anos como digitador e redator de dois jornais de bairro. Aos 25 anos escreveu o primeiro livro da série Dragões de Éter, Caçadores de Bruxas, que foi um recorde de vendas com 70 mil exemplares vendidos no Brasil, sendo publicado inclusive em Portugal. 




Capa & Título - Qual foi a sua inspiração para escrever Dragões de Éter?


Raphael Draccon - A inspiração foi a que a  minha geração sentia ao assistir Caverna do Dragão (desenho animado exibido até hoje pela Rede Globo de televisão). Eu queria resgatar aquela história sombria, e queria resgatar a poética do Final Fantasy. Por isso que os contos de fada, que foram os primeiros livros que eu li na vida, entram tamb´m na história, porque traz um saudosismo que resgata esse tipo de série esse tipo de desenho. E era esse tipo de livro que eu queria resgatar. Foi assim que nasceu a ideia.


C&T - E porque você começou o primeiro livro por um romance? Porque você tomou essa linha?


Raphael - Na verdade são sete jovens os principais e eles estão em diferentes estágios da fase de passagem da adolescência para a vida adulta. Então acontece toda uma guerra que embra a nossa Inquisição, que é uma caça às bruxas, que acelera essa maturidade. É uma grande história sobre maturidade. E como é uma história sobre maturidade, no início os personagens ainda são imaturos, eles fazem o que a gente faz quando adolescente: quando a gente é adolescente a gente só pensa em pegação (risos). Ou isso ou nós temos uma formação em cultura pop. Por isso eles vão ao Majestade (Teatro que serve de cenário para algumas cenas de Dragões de Éter) assistir peças de teatro que falam sobre o amor. Com o tempo eles começam a ter preocupações maiores sobre guerras, política, preocupação com os pais e assumem responsabilidades. Faz parte do amadurecimento.


C&T - O que você acha dessa "invasão" de literatura estrangeira aqui no Brasil?


Raphael - Essa invasão sempre houve. Antes a gente não tinha uma invasão nacional, é isso que a gente tá metendo o pé na porta e é muito importante. O (André) Vianco (autor de Os Sete, Sétimo e da trilogia Turno da Noite, entre outros) meteu o pé na porta dez anos atrás, fazendo aparecer eu e o Eduardo (Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse e da série Filhos do Éden). E nós três acabamos nos tornando referência para novos escritores, isso é fantástico. O Vianco vai ser o primeiro a ter uma obra filmada, que ele mesmo bancou e vai conseguir porque é uma pessoa que merece. O Eduardo foi o primeiro a ficar tanto tempo na lista e a ter uma projeção de vendas tão forte. Eu fui a ir pra fora (Draccon faz referência à publicação de Dragões de Éter em Portugal, em agosto desse ano). Então isso são os três pilares que se buscavam na literatura nacional. Nós estamos satisfeitos em poder ver tudo isso acontecer.


C&T - Qual o livro que você está lendo agora ou uma indicação de livro.


Raphael - Terminei "Uma princesa de Marte" do Edgard Burroughs e o próximo que eu devo ler é o "O Nome do vento" do Patrick Rothfuss, que escreve muito bem e eu me identifiquei com ele em algumas coisas de estilo e ele tem uma certa poética... acho que eu vou gostar muito desse livro.


O Raphael foi muito simpático e deixou um recado para os leitores do Capa & Título:






Aqui o vídeo da entrevista:









Brigadão ao Thyeri do Restaurante da Mente que gravou a entrevista para mim! =)


Eu, o Raphael e o meu livro autografado \o/

26 comentários:

  1. Que legal, parabéns pela entrevista !
    Sou de Belo Jardim Conhece ?
    Mais um blog vizinho. HAHA
    Adorei seu blog estou seguindo segue tbm ?

    http://contagio-literario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista hehehe
    Post ótimo, parabéns hoho
    A entrevista foi em Recife foi? haha
    Abraços .

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ta marcos... morro de inveja... acho ele uma simpatiaaaa, ainda n li o livro, mas to doida pra comçar dragoões de eter logo

    ResponderExcluir
  4. Oi Marquinhos (pode chamar assim né?) primeira vez por aqui, acabei de ver sua entrevista no blog da minha querida amiga Aline e vim aqui conferir teu espaço, que por sinel é bem bacana!
    Adorei a entrevista, pois eu não conhecia este autor, apenas ouvi falar sobre seus livros.
    Como gostei, claro que estou seguindo o "Capa e Título", mas gostaria de te pedir uma coisa, se puder, segue o meu blog tmbm?
    Outra coisa, se tiver afim de uma parceria, o convite está aberto, seria um prazer tê-lo como parceiro lá do LP. Caso queira é só entrar em contato através do blog ok!
    Um super beijo querido e até a póxima. =)

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista, adorei de verdade.
    Ainda não tenho os livros do Raphael, mas estão na minha lista de compras (enorme).
    Sua entrevista foi criativa, com perguntas bem pertinentes,isso é legal pq não ficou repetitiva, gostei do seu estilo.
    Parabéns^^


    Bjs

    Vivi

    Razão e Resenhas
    http://vivianeblood.blogspot.com/2011/12/caixa-de-correio-2-amigos-do-blog.html

    ResponderExcluir
  6. Acho o Raphael Draccon muito legal. No evento ele se mostrou muito simpático e na sua entrevista acho que ele transparece um pouco isso.
    Muito legal saber que Caverna do Dragão influenciou seus livros.

    Parabéns pela entrevista, Marcos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Marcos que legal =) adorei mesmo!!!!
    E achei o máximo o que ele falou do André Vianco e do Eduardo =)

    ResponderExcluir
  8. gente, q legal. não sabia q o autor dessa serie era brasileiro. ouvi mto pouco a respeito desses livros livros mas parecem ser mto legais.

    ResponderExcluir
  9. Mega anciosa para começar a ler os livros dele que comprei =) ótima entrevista!!!

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOOOOOOOMG,tão novo e escreve livros tão ótimos *o*

    ResponderExcluir
  11. ia comprar essa coleção na submarino,tava baratinho, mas fiquei em duvida se os livros eram bons,e desisti :(

    ResponderExcluir
  12. Suas entrevistas são maravilhosas, nos aproxima dos autores, e isso é show ! ta de parabéns :)

    ResponderExcluir
  13. Comprei o box dos livros dele no submarino e valeu muito a pena, são lindos =0

    ResponderExcluir
  14. Quando vi o livro Dragões de Éter pela primeira vez não pensei que fosse de um autor brasieliro e fiquei muito feliz qnd vi que estava enganada.

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz que os blogs estão ajudando na divulgação dos autores nacionais!!!

    ResponderExcluir
  16. Quero começar a ler no máximo em junho =)

    ResponderExcluir
  17. não conhecia o autor,e nem sabia que era ele o dono da série que eu queria :O

    ResponderExcluir
  18. deveriam virar filmes sim, quem sabe, acho que daria um sucesso!

    ResponderExcluir
  19. porque essa série não tem um book trailer ? ou tem ?

    ResponderExcluir
  20. sortudo você, que conseguiu o livro autografado ! hahaha

    ResponderExcluir
  21. que ótima entrevista a sua, parabéns !

    ResponderExcluir