quarta-feira, 2 de novembro de 2011

[RESENHA] Até Eu Te Encontrar de Graciela Mayrink

Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 311
Publicação: 2011

Até eu te encontrar conta a história de Flávia, uma jovem caloura do curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, que, ao mudar de cidade, não imagina que sua vida sofreria uma reviravolta tão grande. Em busca de respostas às perguntas de seu passado, Flávia começa a conhecer pessoas novas que modificam o rumo dos acontecimentos. Mas, conseguirá Flávia responder todas as dúvidas da sua história? O quanto uma mudança de cidade pode mudar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como se sentiria se não gostasse do grande amor de sua vida?

Ao chegar em Lavras, cidade da zona da mata mineira, Flávia conhece Sônia, sua vizinha de prédio e, o que ela acaba por descobrir posteriormente, grande amiga de sua mãe, falecida em sua infância. Buscando respostas sobre a morte de sua mãe e como ela era em vida, Flávia descobre um novo mundo no qual estava imersa o tempo todo e onde tem uma importante missão a cumprir. No seu primeiro dia na faculdade conhece Felipe, veterano que a salva do trote e se torna um grande amigo. Mas será que ele é só isso mesmo?

Felipe tem uma história pregressa interessante: mora numa república com Mauro e Luigi e acaba por se envolver num acidente de carro que vem a tirar a vida de Ricardo, irmão de Luigi, e seu grande amigo. Ainda com as marcas desse passado, Felipe não consegue conviver com a morte do amigo e sobretudo com a relação do irmão deste, Luigi, o qual Flávia só vem a conhecer posteriormente na história. Gustavo e Lauren, amigos que Flávia conhece na faculdade e que são muito legais com ela, são importantes personagens na história e vão ajudar à principal em seus relacionamentos. Em paralelo a toda a história corre a relação dos personagens com a Wicca, uma religião que liga a magia às forças da natureza.

No meio do livro uma grande guinada acontece, modificando todo o enredo e os sentimentos da personagem principal. Como será essa busca pela alma gêmea? Afinal ela realmente existe ou é só lenda? Como Flávia conseguirá identificar quem é o grande amor de sua vida? E como os outros personagens irão se relacionar com essa situação?

O livro é muito bem escrito pela Graciela. Adorei a forma como os diálogos são inseridos no texto, o que torna a leitura mais dinâmica e profunda. O uso do universo acadêmico também me agradou muito, uma vez que eu adoro esse ambiente. Analisar este ambiente sob o ponto de vista dos alunos ficou interessantíssimo. A autora não se prende a descrições dos cenários nem dos personagens, coisa que eu senti um pouco de falta, mas nada que venha atrapalhar o enredo.

Até eu te encontrar é o típico livro que mexe com seus sentimentos a cada página. Ora você deseja que aconteça alguma coisa com a protagonista, ora você deseja uma coisa completamente oposta. A Graciela prova que é uma boa escritora ao fazer a história mudar bruscamente e ainda assim manter o leitor atento, devorando avidamente o livro em busca do final.

A Graciela gravou um vídeo quando eu me encontrei durante a Bienal de Pernambuco, em que ela explica um pouco sobre o livro:


33 comentários:

  1. Fiquei triste porque nçao comprei esse livro. Já tinha me conformado, aí você vem com essa ótima resenha e me deixa afim de ler... =/

    Eu quero ganhar o kit!!!! o/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha; Muito bem construída, falando não só da história, mas do texto em si.
    Muito obrigado, alias, eu estava mesmo procurando mais informações sobre esse livro :D
    E quero participar da promo!

    Bjs!! @thatybre

    ResponderExcluir
  3. Nossa!

    O livro da Graciela já está na minha estante do Skoob há um bom tempo! Quero ele na minha estante de verdade >_<

    Sempre que leio alguma resenha a respeito fico com mais vontade ainda de tê-lo!

    Estou participando da promoção e espero ganhar!

    Parabéns pela ótima resenha! Espero te a oportunidade de também escrever a respeito do livro um dia *-*

    Beijos!

    Daniela / @daride

    ResponderExcluir
  4. Fiquei conhecendo esse livro através do Skoob. Vou ter a oportunidade de lê-lo daqui a umas 3 semanas. Ansiosíssima!!!
    Ótima a sua resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha!

    Quero muito ler esse livro, porque parece ter uma história bem interessante, um tema diferente.

    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  6. que legall!!!!


    Eu quero muito ler esse livro!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei essa resenha, a história do livro é maravilhosa! E é de uma autora nacional! AMEI isso! Eu já tinha visto apenas a sinopse uma outra vez (no Skoob) e eu lembro que eu tinha amado a capa; mas eu não sabia que o livro era realmente bom. Achei interessante esse negócio de "wicca", não tenho ideia do que seja isso, mas vou descobrir lendo o livro!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!

    Eu queria tanto ter ido a sessão de autógrafos dela, ainda não consegui comprar o livro. Cheguei a falar com ela pelo skoob e to aguardando ela vir para Campinas e tentando a sorte aqui também!

    Sobre sua resenha, está maravilhosa, bem completa, detalhada e resgatando em cada novo parágrafo a essência do enredo do livro.

    Parabéns pelo blog e sorte pra mim! o/
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a resenha! Fiquei com vontade de ler!
    Ah eu quero participar da promo!

    ResponderExcluir
  10. Uma pergunta que não quiseram me responder, mas eu pergunto aqui: quem é a alma gêmea (se isso existe) de Flavia?
    Ah! Eu quero os marcadores.

    ResponderExcluir
  11. Ola!!
    Eu gosto destas estórias que dão uma reviravolta tudo o que parece ser não é!!E esta questão de mudar o "Tem que ser assim", não tem que ser pode mudar vc tem este direito!!!!\0/ É um livro bem empolgante que tenho certeza que vou amar, pena que eu não comprei na Bienal, mas em breve vou adquirir e ler!!Amei a resenha e quero muito ganhar este Kit!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos,

    Gostei muito da resenha e estou louca para conhecer essa história, mesmo que sinta falta das descrições, sinto que vale a pena, afinal não é todo autor que dá reviravoltas na história e nos prende a suas páginas...\o/...Beijokas elis!!!

    P.S: Gostaria de pedir uma ajudinha, quero concluir um sorteio do meu blog mas preciso de curtidas no face...pode me ajudar nesse link aqui:
    http://amagiareal.blogspot.com/2011/08/cabul-no-inverno-ann-jones-promocao.html

    ResponderExcluir
  13. aa adorei a resenha !! Tô super louca para ler esse livro *0* e a cada resenha que leio fico mais curiosa ainda ;x rsrs'. A Graciela deve ser uma fofa né ? rsrs'. O video que você fez dela ficou muito fofo *-* .

    Participando do sorteio claro \õ/ .

    Bjão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  14. Aaai, esse livro deve ser muuito bom! Adorei a resenha, me deixou super curiosa haha :D
    Participando *-*

    ResponderExcluir
  15. Oie Marcolino!!! =D
    Eu particularmente AMEI o livro! A Graci é uma fofa e a história nos prende mesmo. Não era a história que a principio eu esperava, mas me surpreendi muito!
    Parabéns pela resneha!
    E recomendo muito este livro!

    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  16. A promo vai até quando? hehehe

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido algumas resenhas, mas essa é a que mais me incentivou a ler o livro !
    Parabéns pela resenha, gostei mesmo :D
    Beijo,beijo !

    Ah, participando da promoção ! ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos, parabéns pela resenha!
    É a primeira resenha que leio deste livro, e gostei muito! Eu já ouvi falar da autora e do livro também, quando fiquei sabendo de como era a história fiquei super aguçada querendo ler.
    Achei muito legal você ter fortalecido os pontos do livro, ainda mais conseguindo um recado da autora (na Bienal né, o que conta muito, pois deve ser difícil conseguir atenção de autores em um evento como este)! Muito legal o seu esforço pra trazer o melhor pra gente.
    Eba! quero marcador e livreto! :)

    beijo,
    Aninha - Ofício dos Livros

    ResponderExcluir
  19. Coisa de graça os pobre tudo vem correndo em bando. credo

    ResponderExcluir
  20. Ai paraaa, um livro em que a protagonista se chama Fláviaa, minha xaráa *-* Tenho que ler esse livro! haha.

    ResponderExcluir
  21. "Como será essa busca pela alma gêmea? Afinal ela realmente existe ou é só lenda? Como Flávia conseguirá identificar quem é o grande amor de sua vida?"

    Sinto que esse trecho foi pra mim! To precisando descobrir quem é o amor da minha vida, se é que existe né!!! haha

    ResponderExcluir
  22. E parabéns pela resenha, ficou muita boa, de verdade. Me deu vontade de ler o livro!! Quem sabe um dia eu o leia..

    Beeeijos
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  23. Eu queroo =D
    hehe

    http://kmilabk.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Muito fofa sua resenha *__* estou curiosa quanto ao livro, já vai para minha lista de "quero ler" rsrsrs Muito obrigada!!

    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcos!
    Quase que eu n participo D: Esqueci acredita?
    Então, eu quero muito esse livro, desde que fui na bienal e o vi por lá. Mas como eu n levei mt dinheiro e já tinha dado prioridade para outros n levei.
    Acho essa capa bem bonita, por ela imagino um romance daqueles!
    O legal é a estória se passa em Viçosa, aqui pertinho de casa hehehe
    E se o livro mexe com os sentimentos, com certeza vai mexer com os meus, afinal de contas sou uma manteiga derretida.
    E quando li a sinopse n tinha me ligado a esse lance de Wicca O.O
    abraço e boa sorte pra minha pessoa hehe

    ResponderExcluir
  26. aahhhh que legal a história se passa no meu estado, mas infelizmente não conheço viçosa nem lavras, quero mto um dia...
    fiquei feliz por saber q minas inspira boas his´torias e espero q o livro seja bom

    ResponderExcluir
  27. Nossa interessante demais esse livro, além de ter uma capa linda =)
    Gosto dos assuntos ligados a Wicca =)
    Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  28. omg, que história envolvente ! a capa é bem criativa e realmente adoro histórias que mexem com nossoo sentimento. A resenha mais uma vez, ficou linda.

    ResponderExcluir
  29. Resenha muito bem desenvolvida! Parabens pelo belo trabalho:)

    ResponderExcluir
  30. Adorei a capa tambem! Clima Bem alegre!!

    ResponderExcluir
  31. O video da Graciela tambem é bem interessante! Estou com vontade de comprar esse livro:)

    ResponderExcluir