quarta-feira, 26 de outubro de 2011

[RESENHA] No Silêncio das Nuvens de Edla van Steen

Editora: Global
Páginas: 223
Publicação: 2001

No silêncio das nuvens é uma coletânea de cinco contos da autora Edla van Steen. Todos os contos, de certa forma, estão conectados por fortes presença do passado influenciando o presente e o futuro dos personagens.

Conto 1 - Bodas de ouro


O conto trata de pensamentos, memórias e situações vividas por um casal completando bodas de ouro. Lara, a esposa, começa a reviver o passado e lembra de Vicente, seu grande amor amante. Leandro, o marido, demonstra claramente ser apaixonado por Lara e não ter conhecimento dessa traição do passado. O texto é bastante mordaz e corajoso. A leitura fica bastante interessante pois a autora escreve cortando subitamente a linha de raciocínio, levando o leitor a se prender mais ainda a história. O final é uma mistura de surpresa e previsibilidade.

Conto 2 - O Rei dos malditos

O conto traz a história de Adolfo, mulherengo dono de uma vida boêmia que acaba por ter um fim trágico. Toda a narrativa é feita em terceira pessoa por uma "amiga" não identificada do personagem principal. Senti forte influência shakesperiana neste conto, sobretudo de Hamlet, ao se levantar a questão de se os mortos estão realmente mortos ou se eles continuam vivos por estarem em nossas memórias.

Conto 3 - A vingança

Traz a história da vida de Max, belga que morava com sua filha Cecília, e dos personagens que habitam seu cotidiano. A mesquinhez em relação ao seu dinheiro, faz Max perder a sua primeira esposa e a ter problemas de convivência com sua filha. O texto todo é pautado na relação homem-dinheiro e tem uma grande reviravolta no final.

Conto 4 - Amor pelas miniaturas


A amizade de Milena, que tem compulsão por bonecas, e Gilda, que teve vários relacionamentos pregressos mal acabados, e narrada neste conto. A relação de Milena com sua filha Andreia (portadora de uma doença que afeta seu crescimento) faz uma ótima analogia com as questões do tempo e do amadurecimento. É neste texto onde melhor se vê a proposta de ter o passado influenciado as decisões do presente e do futuro de uma pessoa.

Conto 5 - No silêncio das nuvens

O quinto conto traz a história de um grupo de artistas que habitavam a cidade de Vale Verde, conhecida como "O silêncio das nuvens". Raquel herda uma loja  de sapatos de seu pai, mas trabalhava como locutora de rádio no passado. Leopoldo é ex-marido de Raquel e a abandona sem motivo aparente. Surge posteriormente na história, para deixá-la mais confusa. João Alexandre é pintor e amigo do casal, tendo um forte sentimento por Raquel. Os três formam um triângulo amoroso interessante. Ainda existem Cabral e Lorena que estão no exterior e surgem no meio o enredo. Memórias são constantemente resgatadas ao longo da história e problemas do passado voltam o tempo todo. Os cinco personagens se cruzam e seguem rumo a um anunciado final trágico.

11 comentários:

  1. Oie Marco!!!

    Bem, esse e um livro que não faz muito meu tipo. Não curto livro de contos. Já li alguns e não me agradam.
    Acho-os um tanto confusos ou até mesmo incompletos. Raramente vejo um inicio-meio-fim. E quando a historia é realmente boa, cade o final? É geralmente assim...

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro.
    Apesar de vc dizer que todos os contos se conectam,
    eu gostei de 2 em particular.
    O conto 3, e como sou curioso já fiquei pensando nessa reviravolta que acontece haha
    e o quinto que leva o nome do livro, também por esse final trágico D: Sou curioso, eu sei kkk
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Marcos eu não leio muitos contos, mas estou gostando. Neste livro o mais me chamou a atenção foram Rei Maldito e No silêncio das Nuvens que traz histórias e temas que acho bem interessantes, principamente o rei Maldito sob influência Shakespereana, adoro!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro.
    De qualquer forma, não gosto muito de livros de contos, então esse não me chamou muita atenção.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. adoro contos,não conhecia esse livro e parece ser mto legal

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sou muito fã de contos mas dependendo do autor e do assunto claro que leio =)

    Fiquei curuiosa com o conto: Conto 4 - Amor pelas miniaturas

    =) parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que estão conectados, porque não sou muito fã dos contos que um não tem nada a ver com o outro ! parece realmente um bom livro .

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez venho elogiar as suas resenhas dos contos! Perfeito:)

    ResponderExcluir
  9. 5 contos em um exemplar! Muito massa mesmo! Adorei a capa também!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dos livros da editora Global!

    ResponderExcluir