quarta-feira, 7 de setembro de 2011

[RESENHA] Quem Mexeu no Meu Queijo? de Spencer Johnson









Quem mexeu no meu queijo? traz a história de dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem em um labirinto e precisam procurar seu alimento (um pedaço de Queijo) todos os dias em um determinado local variável. Certo momento, tal rotina é quebrada e, ao se depararem com a falta do alimento cada personagem esboça uma reação diferente:

Sniff (um ratinho) rapidamente percebe a mudança. Scurry (outro ratinho) prefere sair correndo precipitadamente em busca do Queijo. Hem (ûm homenzinho) nega a mudança, resistindo-a, achando que a mesma a levará a algum lugar pior e Haw (segundo homenzinho) tenta se adaptar o mais rápido possível à mudança para que possa receber sua recompensa.

Uma breve introdução à história é trazida no início do livro e, logo após a conclusão da história principal, tem-se um breve debate de como as lições devem ser aplicadas no dia-a-dia pessoal.

O livro é bastante interessante do ponto de vista empresarial, sendo um bom guia de auto-ajuda para essa área. Em matéria de literatura, a história é pobre em conteúdo e enredo. A leitura flui bastante, por ser um livro fino e a diagramação favorecer.

Não gostei muito do livro, devo dizer. O li em meia hora, porque ele é bem fininho, mas não me acrescentou muito. Sou muito avesso a livros de auto-ajuda, deve ser por isso que não gostei tanto...

Descobri que tem uma versão do livro para jovens:





E vocês já leram Quem mexeu no meu Queijo? Gostaram?

8 comentários:

  1. Eu li esse livro a anos atrás e lembro que gostei, mas assim como vc falou em sua resenha ele não me acrescentou muita coisa =)
    Foi bom ler sua resenha pq assim pude lembrar desse livro a tempos lido =)

    ResponderExcluir
  2. também não sou muito chegada em livros de auto-ajuda e se esse for um deles,dispenso.

    ResponderExcluir
  3. Mas ainda prefiro a capa da versão para jovens:)

    ResponderExcluir
  4. Já li este livro e adorei, e adorei tbm sua resenha, abraços.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir