quinta-feira, 15 de setembro de 2011

[RESENHA] Quarto de Emma Donoghue




Jack acabara de completar cinco anos de idade. Ele e sua Mãe vivem trancados em um Quarto, seu mundo particular onde ocorrem inúmeras aventuras. Lá ele pode contar com os seus livros, uma aranha que tece sua teia embaixo da mesa, um camundongo na cozinha, uma cobra de ovos que aumenta sem parar, além de seus amiguinhos que ele vê na T.V. todos os dias. Para Jack, o Quarto é seu mundo perfeito, seu local onde se sente seguro ao lado de sua mãe. Mas porque eles estão nesse quarto? Quem é o visitante noturno, apelidado de Velho Nick, que sempre entra no Quarto e só sai no outro dia pela manhã? Porque a sua Mãe não gosta do Velho Nick? E porque ele tem que ficar dormindo dentro do guarda-roupas sem poder vê-lo?

É com esse enredo intrigante que se passa a história de Quarto, fascinante livro de Emma Donoghue. A Mãe de Jack foi sequestrada quando tinha apenas 19 anos e, após sofrer violência sexual do seu agressor, dá a luz à Jack, um esperto garoto que é o narrador-personagem. Sem saber das informações existentes antes de sua vinda ao mundo, Jack acredita que todo o universo se resume ao Quarto e passa a viver nele sem qualquer contato com o mundo exterior. Após um elaborado plano de fuga, em que tem que usar de sua esperteza e coragem para ajudar a sua Mãe, Jack descobre um admirável mundo novo, cheio de pessoas esquisitas e locais interessantes. Mas conseguirão eles por este plano em prática e finalmente sair do Quarto?

O livro é extremamente bem escrito e tem uma narratória incrível. Por ser narrado por um garoto de cinco anos, as palavras são mais simples e as situações menos profundas e rebuscadas, o que não o diminui em nada, pelo contrário, abrilhanta mais a história, além de também estar recheado de diálogos, de leitura mais rápida.

Confesso que fiquei apaixonado por Jack e sua mente interessantíssima. Achei muito boa a história. Emma consegue penetrar na mente de uma criança de cinco anos, que por si só já não é tarefa fácil para nenhum escritor, que ainda por cima estava isolada do mundo durante todo este tempo. Quarto é uma obra simplesmente fascinante. Correspondeu às minhas expectativas e a todas às críticas positivas que li. Confesso que chorei com o final (acredito que seja inevitável).

14 comentários:

  1. Adorei a resenha! Muito bem escrita.
    Estava querendo esse livro logo que lançou, mas meio que 'abandonei' a idéia de comprar porque já estou com vários na fila...
    Depois de ler sua resenha 'reavivou' minha vontade.
    Eu querooo! rs

    ResponderExcluir
  2. eu estava mesmo querendo ler esse livro, há um bom tempo, na verdade.
    gosto de histórias complexas de vez em quando, assim como essa, que traz muito mais do que uma narração literal, mas cheia de filosofia xD

    fica na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Li por alto, porque não quero ver nenhum spoiler! Mas ficou bem legal e, como tenho o livro, pretendo não demorar a lê-lo! Bjos

    ResponderExcluir
  4. gente, gostei mto da historia... ai marcos, tu ta me fazendo aumentar minha lista de livros pra ler

    ResponderExcluir
  5. menino, peguei ele hj na cultura pra dar uma olhada... ele eh maior do q eu imaginava... nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comecei a ler... to bem no iniciozinho, to lendo em paralelo com jv, mas acho q ainda n peguei a alma do livro.. ainda n to achando tao bom assim, espero q ele fiquei melhor, apesar de achar (ate onde eu li), uma hitoria interessante...

      Excluir
  6. Tenho esse livro aqui esse aqui em casa e tô doido pra ler... adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. A tempos que quero esse livro e agora com sua resenha fiquei mais curiosa =)
    Deve ser bem interessante ver o mundo a partir da cabeça de uma criança, além disso que barra deve ser a deles, vivendo em cativeiro, mesmo ele não sabendo =)
    Muito legal a dica!!!

    ResponderExcluir
  8. pelo visto sou só eu que não tenho esse livro ainda né ? rs gostei da história e gostei tbém da resenha. Quantos temas num só livro em ? e se você chorou no final , imagina a manteiga derretida aqui ? hahhahaha bjs.

    ResponderExcluir
  9. Morro de vontade de ler. E como quase toda resenha que li do livro, me fez aumentar minha vontade.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a sua resenha! Como sempre bem elaborada!

    ResponderExcluir
  11. Emma Donoghue sempre escrevendo otimas literaturas!! Adoro!

    ResponderExcluir