segunda-feira, 23 de março de 2015

[RESENHA DUPLA] Garota Online de Zoe Sugg



Editora: Verus
Páginas: 308
Publicação: 2015

Olá, leitores!

Hoje eu tenho uma novidade para vocês. Uma resenha dupla! \o/ Eu e a Alba do Psychobooks lemos o livro Garota Online da Zoella, lançado pela Verus, quase ao mesmo tempo e resolvemos fazer uma resenha dupla compartilhando nossas opiniões sobre a leitura. Prontos pra conferir? \o/

Os comentários da Alba estão em vermelho e os meus em verde.

Lembrando que te sorteio de um kit contendo esse livro e o Pointless Book, que foi escrito pelo namorado da Zoe, lá no Psychobooks. Deixo o formulário no final da resenha, participem. ;)

Comentários

Quem é Zoella e um pouco da história do livro

Garota Online é o primeiro livro da blogueira Zoella (conheçam ela no trailer aí embaixo!). Zoe é superfamosa e tem um canal com mais de 7 milhões de seguidores. Escreveu um livro e é dele que vamos falar. Houve um burburinho - e confirmação da Penguin - que rolou falando que Zoe usou ghost writer. Acho importante salientar isso aqui e dizer que essa informação não denigre EM NADA a obra. O uso de ghost writers é mais comum do que vocês imaginam. Mas vamos ao que interessa:
Garota Online conta a história de Penny, uma menina de 16 anos que começa a escrever num blog para ter um espaço onde abrir seu coração e de repente se vê ganhando seguidores e compartilhando de sua vida com eles. Ela escreve de forma anônima e por isso tem liberdade para realmente se abrir... Até que as coisas não ficam mais tão anônimas assim.
Confesso que antes do lançamento do livro, não conhecia a Zoella nem o seu trabalho no blog e no canal do Youtube. Fiquei bastante interessado em ler um livro escrito por uma blogueira, uma vez que eles estão bem em voga ultimamente e eu nunca tinha feito uma leitura desse tipo. E, mesmo com o uso de ghost writer confirmado, não vejo nenhum tipo de diminuição da obra.

Narrativa e desenrolar da trama

A narrativa é em primeira pessoa sob a visão da Penny, com alguns trechos com narrativa epistolar - pode falar assim quando é postagem de blog?. A escrita é bem simples e direta. A história se desenrola sem grandes surpresas e o building é agradável.
O uso da visão da protagonista serviu para aproximar ainda mais o livro de seu público alvo, abordando bem os problemas vividos pelos jovens nessa etapa da vida. Além disso, esse formato permitiu que algumas situações fluíssem bem no decorrer do livro. A história é bem leve e ótima de ler para passar o tempo.
Todo o mote da história gira em torno de Penny como blogueira e sua ida aos Estados Unidos com a mãe e o pai. Lá ela conhece um carinha superbacana que por um acaso é um superastro pop e então...
Penny é mais uma garota que não consegue expressar claramente tudo o que pensa e recorre à internet em busca de colocar tudo pra fora. Sua vida tem uma reviravolta quando conhece Noah e se vê apaixonada por ele. O problema maior é o que ele esconde e que vai colocar Pen numa situação completamente nova para ela.
É um romance bem previsível, mas como já disse por aqui, isso não tira em nada o brilhantismo de nenhuma escrita. O legal é ver a forma que a autora apresentou sua história e como prende a atenção do leitor, mesmo dentro de um enredo com o building óbvio.
O livro é recheado de clichês já vistos em outras histórias similares. Porém, isso funciona muito bem no gênero. Seu objetivo é justamente o de ser uma leitura leve, sem pretensões e que faça o leitor rir e ter um bom momento de entretenimento.

Personagens

Uma coisa que gostei bastante na história foi o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens. Penny é uma graça e curti que sua caracterização tem tudo a ver com uma garota de sua idade: as dúvidas, os medos e, principalmente, a pressa em julgar e condenar sem ouvir o outro lado. Isso é tão característico de adolescente! Achei a personagem superverdadeira mais por conta de seus erros e pré-julgamentos do que pelo resto de sua composição.
Penny é uma ótima protagonista adolescente. A autora soube abordar bem os seus sentimentos e suas inseguranças perante as novas sensações que a sua idade traz. O uso do blog em sua vida também se deu de forma interessante, mostrando o quanto os jovens usam do anonimato na internet para dizer o que pensam.
Noah como protagonista faz seu papel. Surge no momento ideal e usa de todo seu charme para conquistar Zoe e os leitores.
Noah é um protagonista mocinho típico: carismático, que faz de tudo para conquistar Pen e virar seu príncipe encantado. O personagem não cresce tanto na narrativa, mas cumpre bem o nicho que lhe é proposto.
Mas o personagem que mais me agradou - exatamente por seus defeitos, novamente -, foi o melhor amigo de Penny, Elliot. Ele é superdependente da amiga, mas um querido. Tem uma personalidade frívola e ao mesmo tempo profunda. Achei sua caracterização perfeita e no ponto para o papel que teve na trama.
Elliot é, de longe, o meu personagem favorito. Ele tem uma função crucial e auxilia muito Penny a enxergar as coisas sob um outro ângulo. Adorei as cenas em que ele aparece e o seu desenvolvimento na história. Ele é cativante e fiquei o livro todo querendo ser amigo dele na vida real.

Vale a pena, Alba e Marcos?

Eu adorei a leitura. Li o livro todo em duas horas e me diverti de verdade. É uma história simples, com um desenrolar óbvio, mas na medida para quando estamos precisando de um livro leve, apenas para distração. Recomendo.
Eu também adorei a leitura. É um livro pra ser lido sem pretensões, de forma leve, já sabendo o que vai se achar nele. Funciona perfeitamente para o público a que se destina e a história é muito gostosinha de ler. Recomendo e acho que lerei as continuações (embora ache que o enredo já tenha se resolvido com apenas esse livro).

a Rafflecopter giveaway

Regras: O período de inscrição é de 19/03/15 à 10/04/2015. Para participar, é necessário inscrever-se no formulário ‘Rafflecopter’ que se encontra acima dessas regras. Para participar do sorteio, deve-se deixar um comentário nessa postagem pertinente à resenha. O sorteio será feito através da ferramenta ‘Rafflecopter’. O ganhador será contatado por e-mail fornecido no ato da inscrição e deverá responder a esse e-mail de contato com os dados para o envio do prêmio em até 3 dias, caso contrário, um novo sorteio será realizado. E deverá fornecer um endereço de entrega no Brasil. O prêmio é pessoal e intransferível, não pode ser convertido em dinheiro, nem trocado por outros serviços ou produtos e será enviado em até 45 dias + prazo de entrega do correios, a contar da data de recebimento dos dados do ganhador. A entrega do prêmio é de responsabilidade da Editora Verus.
                                                                     

Onde comprar?



2 comentários:

  1. O legal de uma resenha dupla é ver a opinião de duas pessoas diferentes sobre um mesmo livro. Mesmo que ambas gostem ou não do livro, ainda assim conseguem passar o seu ponto de vista em separado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser ótimo, história bem divertida e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir