terça-feira, 16 de dezembro de 2014

[RESENHA] Timestorm (Tempest #3) de Julie Cross



Editora: Jangada
Páginas: 366
Publicação: 2014

Resenha de Tempest (Tempest #1)
Resenha de Vortex (Tempest #2)
Resenha de O Amanhã é Agora (Tempest #0,5)

Tempest e Eyewall estão em guerra. No meio de todo o confronto temos Jackson, o jovem que descobriu que conseguia viajar no tempo, dando saltos para o passado e podendo, com isso, modificar o futuro. Agora ele começa a perceber as consequências de seu dom e os efeitos nocivos que isso causa a ele próprio e a toda humanidade. Com o conflito avançado, a busca pela sobrevivência se torna cada vez mais acirrada e as pessoas estão dispostas a se manterem vivas a qualquer custo.

Após o final de Vortex, Jackson ressurge com uma nova missão. Para isso, ele conhecerá novos membros da sua família que também são portadores do gene Tempus e os primeiros viajantes do projeto Tempest. Porém, nem tudo são flores. Quanto mais ele estuda sobre as origens da viagem no tempo, mais ele quer romper com o local em que se encontra agora. Ao começar seu plano de fuga, ele descobrirá informações que o colocarão no meio de uma batalha em que ele terá que não apenas salvar a vida daqueles que ama, mas de toda a humanidade. Conseguirá Jackson cumprir tal missão e retornar ao seu tempo presente são e salvo, salvando também aqueles que ama?

Timestorm é o terceiro e último livro da trilogia Tempest. Para o desfecho da história, Julie Cross trabalhou com o passado do gene Tempus na família de Jackson e nas consequências que essas informações teriam em mãos erradas. Saindo de um segundo livro extremamente morno e com um final decepcionante, a autora retomou neste volume, toda a ação que estava presente no primeiro livro. Há várias cenas de tensão, medo e romance, bem dosadas, de modo a prender o leitor, principalmente da segunda metade do livro até o final

Gostei do desfecho dado a história. As principais arestas do livro foram finalizadas e a explicação dada ao mistério principal foi satisfatória. Quanto a narrativa da autora, um pecado foi cometido, a meu ver: Julie usa, para contar o passado do personagens, de gravações antigas que são descritas na íntegra, ao longo de várias páginas. Isso se repete em quase todos os primeiros capítulos do livro. Tal recurso deixou a leitura lenta e arrastada e foi uma forma muito fácil de introduzir e trabalhar esse plot, sem uma maior complexidade e desenvolvimento dessa etapa da trama.

Outro elemento usado sem uma boa construção por trás foi a retomada de alguns personagens que já tinham falecido ao longo da trama. Não contarei quem foi, mas a forma como isso aconteceu foi muito rasa, contradizendo o que já tinha acontecido e fez com que a história ficasse sem uma boa base que justificasse o que aconteceu nessas cenas.

No mais, o livro foi uma leitura rápida que me fez retomar o interesse pela trilogia que tinha em Tempest e que foi perdido em Vortex. A resenha ficará curta, pois não pretendo dar spoilers dos dois primeiros livros, nem desse, mas recomendo que, caso você tenha gostado do primeiro livro e desanimou com a continuação, dê uma chance a Timestorm e acompanhe o desfecho da história de Jackson e dos viajantes do tempo.
                                                                     

Onde comprar?

3 comentários:

  1. Oi Marcos, acabei perdendo um pouco do interesse por esta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse trilogia.
    Bem legal a parte de futuro e passado também que acontece no livro, com as viagens e tudo mais.
    Vi que tem muitas tramas e confrontos, missões também, interligadas com essa parte de projetar se para ir ao futuro.
    Que bom que gostou, mas a falta da construção e ficou não tão boa. Realmente não tenho muito interesse a partir deste enredo, mas vai que qualquer dia mude de ideia.
    Abraços Marcos,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos !
    Que pena que a autora deixou o livro com alguns ponto negativos .. Ela tinha um enredo e tanto em mãos !
    Gosto desse "viajante do tempo", sempre achei livros com esse tema bem interessante, e apesar de ter gostado de algumas resenhas que li sobre essa trilogia nem todos foram positivas ..
    Bem, que bom que o mistério do livro foi bem explicado, já é um ponto que me faz querer iniciar a leitura !
    Bjs

    ResponderExcluir