terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[MINI-RESENHA] A Banda na Garagem de Moacyr Scliar


Editora:  Edelbra
Páginas: 71
Publicação: 2014

A Banda na Garagem é um livro de crônicas ficcionais de Moacyr Scliar, escritor gaúcho de mais de 70 livros, que inclusive já ganhou três vezes o prêmio Jabuti. Nos últimos anos ele foi bastante falado em virtude do lançamento do filme "A Vida de Pi" inspirado no livro homônimo. O livro teria plagiado um dos livros de Scliar, Max e os Felinos.

Em A Banda... teremos alguns textos que o autor publicou no jornal A Folha de São Paulo, entre 2008 e 2010. As crônicas são baseadas em textos jornalísticos publicados no próprio jornal. Algumas notícias mais chamativas ou que tivessem um cunho popular eram transformadas em ficção, em histórias curtas que muitas vezes usava os mesmos nomes dos envolvidos na situação real.

Minhas crônicas favoritas do livro foram: 

A Banda na Garagem, que dá nome ao livro, e que traz a história de um dilema entre pai e filho para o uso da garagem ora para os ensaios da banda do filho, ora para estacionar o carro do pai. Foi Baseada na notícia de um festivais de música independentes.

Aprendendo com a Professora que na verdade é uma carta de uma mãe para um filho. O texto é lindo e muito emocionante e foi baseado numa reportagem sobre filhos que estudam no colégio em que os pais trabalham.

Futebol e Concorrência em que Scliar traz um bom paralelo entre a seleção dos vestibulares concorridos e a seleção de garotos nos clubes de futebol brasileiros. A notícia base foi a de jovens que não assistiriam os jogos da Copa para estudarem para o vestibular.

E A Jaqueta Mágica que traz um breve conto de um romance muito gostosinho de ler. Foi baseado na notícia de que pesquisadores tinham desenvolvido uma jaqueta que é capaz de detectar alterações emocionais no usuários.

Recomendo a todos que gostam de crônicas e textos mais curtos e com conteúdo. É uma excelente leitura para passar o tempo.

                                                                     

Onde comprar?

5 comentários:

  1. Achei bem legal no que se baseia essas crônicas. Bem diversificado os temas e os títulos ali. Poucas páginas é o ponto fraco dessas crônicas, poderiam as vezes ter mais :p, mas não.
    Abraços Marcos,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!! Sou uma super fã de crônicas e esta ainda não conhecia, mas adorei poder conferir tua resenha pois ela parece ser uma leitura super leve e interessante,. ainda sendo deste super autor. Livro incluído a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, este não me interessou muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi :}
    Não sou fã de crônicas, e esse livro infelizmente não me chamou a atenção .. Já tentei várias vezes ler algo do gênero, mas acaba ficando super cansativo e eu desisto ..
    Mas pra quem gosta parece bom !
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi vc pode fazer uma mini resenha de todos por favor

    ResponderExcluir