sábado, 8 de novembro de 2014

[RESENHA] Um Amor de Cinema de Victoria Van Tiem



Editora: Grupo Editorial Record 
Páginas: 294
Publicação: 2014

Kensington Shaw, Ken ou Kenz para os íntimos, é uma cinéfila, fanática por filmes em geral e principalmente as comédias românticas. Seu noivo, Bradley é amado por sua família. Por outro lado, Kenz tem uma difícil relação com eles por sempre tentar agradá-los e nunca ser reconhecida por isso. Até sua cunhada, Ren, tem uma certa disputa com ela e na maioria das vezes acaba se sobressaindo. Porém, a vida de Ken está prestes a ficar de pernas para o ar. Inesperadamente seu ex-namorado Shane surge e algo fará com que ele se aproxime dela.

Shane a levará para o mundo de Hollywood, especificamente para os filmes de comédia romântica. Que mulher nunca sonhou ir as compras como Julia Roberts em "Uma Linda Mulher"? Ou dançar como Penny em "Dirty Dancing- Ritmo Quente"? Trocar o certo pelo duvidoso é seguro? Deixar as mágoas do passado será capaz de mudar o futuro e lançar todas as suas fichas para dar certo? Kenz terá decisões a serem tomadas. Uma colherada bem cheia de humor e um bom romance estará nas páginas de Um amor de Cinema.
             
Normalmente nos filmes as trilhas sonoras são a cereja do bolo para tornar o filme emocionante ou empolgante dependendo da cena, não é mesmo? Em Um amor de cinema, podemos ver algo que deu super certo: Cinema + Livro.

Kenz é uma mulher independente e acabou de ficar noiva de Bradley, um homem aparentemente perfeito. Logo no começo da história começamos a perceber como a autoestima de Kenz é baixíssima. Ela se esforça ao máximo para ser vista e ouvida pela família, mas sempre alguma coisa surge para ofuscar o seu feito.

Os personagens secundários tem os seus valores. Cada um possui sua personalidade e seu destaque. Alguns começam e terminam de maneira estável, outros vão amadurecendo e ganhando seu espaço, até mesmo os irritantes (rs).

A premissa da obra é algo novo e muito instigante ao se ler a sinopse. Já li algumas resenhas não tão positivas, mas eu simplesmente amei esse livro. Vários aspectos fizeram com que eu ficasse conquistado por ele, como por exemplo a encenação dos filmes.

A escrita da autora é muito leve e fluida. Com pitadas de humor, cria-se uma empatia com a protagonista. Mesmo ela sendo um pouco dramática e tendo seus momentos de "oh céus, oh vida". Os motivos são coerentes e tive até compaixão dela (minha vontade era de abraçá-la e dizer: “Vai dar tudo certo, Kenz”).

O desenvolvimento da trama é bem objetivo. Os filmes escolhidos e incluídos nas cenas casaram perfeitamente para cada momento. Além de Ken e Shane encenar dez comédias românticas, no decorrer da história várias vezes a protagonista compara sua vida com personagens de outros filmes, o que é sensacional.

A capa é bonita e estranha ao mesmo tempo. A arte me atraiu, mas o que me incomodou foi a modelo. Seu olhar me pareceu que o livro se tratava de uma psicopata (rs). A arte interior é bem simples, mas foi outro aspecto que me ganhou. Em todo capítulo há um título com um trocadilho de um filme. Como na imagem abaixo:


Li o livro e me senti como se eu estivesse deitado no sofá em plena chuva e debaixo das cobertas assistindo sessão da tarde. Bateu-me uma grande nostalgia lendo sobre vários filmes que gosto e com uma narrativa envolvente e gostosa de ler.

Para você que é fã de comédias românticas terá grandes chances de amar esse livro. Pelo simples fato que a autora soube encaixar as cenas dos filmes no decorrer do enredo de maneira natural e envolvente. Se você é fã ao ponto de saber as falas de cor, isso será uma grande vantagem  durante a leitura. Acabei o livro suspirando, literalmente.
                       

Onde comprar?

5 comentários:

  1. Oii Luke :)
    Acabei de ganhar o livro em um sorteio, e dei pulinhos de alegria.. Você não imagina o quanto eu o desejava!
    Sim, eu também li algumas resenhas negativas, mas sinceramente? Elas só serviram pra me deixar mais animada.. Eu gostei demais da história do livro, sou fã número um de comédias românticas, principalmente das mais antigas, e adorei demais o clima que a autora criou nesse livro!
    Amei a capa, amei os filmes escolhidos, amei tudo.. Agora é esperar e me perder na leitura!
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bem gostoso de ler. Confesso que quando vi a capa, imaginei que fosse mais um chick lit ou NA clichê e sem graça, mas depois de ler algumas resenhas a respeito, mudei de ideia. Ao contrário de ti, li resenhas super positivas. Adorei a ideia de citar filmes e os encaixar na história, acredito que daria uma ótima adaptação. Achei engraçado seu comentário sobre a capa. Haha Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoro romances, ainda mais com comédias, me matando de rir eu fico feliz.!
    Achei bem tenso o ex ter se aproximado. Não gostei muito da personalidade da protagonista, bem pra baixo e não tão forte com sua presença.
    É a primeira resenha que vejo, gostei do livro sim. Quero ler se der mais pra frente.
    Abraços Lucas,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Já fiquei bastante interessada em ler esse livro só pelo título e sinopse, desde a primeira vez que bati o olho nele, amo chick lit, curto muito comédia romântica e cada resenha vejo dele me deixa ainda mais ansiosa pra conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Muito bacana poder conferir a resenha deste livro,pois não a nada melhor de ler algo com um tema tão leve e gostoso quanto romance + filmes + livro!! Gosto de livros assim leves e divertidos e acho interessante, algo assim pra gente ler e passar o tempo. Dica mais que anotada!!

    ResponderExcluir