quinta-feira, 9 de outubro de 2014

[RESENHA] Se Eu Ficar (Se Eu Ficar #1) de Gayle Forman



Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Publicação: 2014

Resenha de Para Onde Ela Foi (Se Eu Ficar #2)

Mia é uma jovem garota que mora com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy. Ela é apaixonada por música e está prestes a tentar uma vaga na Juilliard School, renomada escola de artes dos Estados Unidos e uma das melhores do mundo. Adam, seu namorado, é o cara perfeito pelo qual ela é perdidamente apaixonada. Ele é super romântico e toca numa banda de rock. Tudo está bem até que, ao saírem para visitar alguns amigos, a família sofre um acidente grave na estrada.

A sucessão de fatos acontece tão rapidamente que ela nem chega a sentir o impacto, continuando a escutar a música que toca no rádio do carro. Mia percebe que seu corpo está inteiro e resolve investigar como estão seus pais e irmão. É a partir daí que ela começa a perceber o que realmente está acontecendo. Todos acabam morrendo, inclusive Teddy ao qual era tão próxima. Porém, logo ela também enxerga seu corpo estirado na beira da estrada, com muitos hematomas, mas ainda respirando. Sem raciocinar direito, ela não entende como consegue ver a si mesma. 

O resgate logo confirma que ela é a única com vida entre as vítimas e ela acompanha seu corpo sendo levado até o hospital, passando por cirurgias e procedimentos médicos, mas sem conseguir sentir nada, apenas observando tudo acontecer. Logo ela percebe que está numa experiência extra-corpórea e, nas próximas 24 horas, recapitulará histórias que viveu com membros de sua família e amigos, refletindo sobre o quão viver é importante.

Se Eu Ficar é o primeiro livro de uma duologia. É classificado como Drama, com uma pitada de Sick-Lit e, ao meu ver, com fortes tendências de Romance Espírita.

A narrativa da Gayle Forman é muito gostosa de ler. Leve e dinâmica, ela dilui os flashbacks ao longo do enredo, fazendo com que tais imersões no passado da protagonista não sejam cansativas e extensas. Gostei da organização do texto em contagem de tempo, não em capítulos. Cada parte se inicia com a hora em que tal situação ocorreu e se desenrola a partir daí.

Também gostei bastante da estruturação da personagem principal, Mia. Seus diálogos internos são muito fortes e recorrentes. Vale a pena continuar viva, mas em estado vegetativo? Vale a pena morrer? Que falta eu farei às pessoas que amo? Ainda conseguirei alcançar meus sonhos? Essas perguntas circulam todo o pensamento dela, guiando suas decisões em sua condição atual.

O romance entre Mia e Adam também foi bem construído. A autora conseguiu cativar o leitor a se envolver com os protagonistas e torcer por eles.

Nesta edição há extras, em virtude do lançamento do filme baseado no livro. No final, temos entrevistas com os atores que interpretaram Mia e Adam, Chlöe Grace Moretz e Jamie Blackley, respectivamente, além do primeiro capítulo da continuação, Para Onde Ela Foi. Ponto para o projeto gráfico, que utiliza trechos de partituras com notas musicais e que ficou muito legal nas páginas.

Com uma leitura leve e emocionante, Se Eu Ficar é recomendado para quem gosta de dramas e romances juvenis.
                                                                   

Onde comprar?

10 comentários:

  1. OLÁ,

    EU FIZ UM POST CITANDO ALGUNS BLOGS QUE EU COSTUMO VISITAR. O "CAPA & TÍTULO" ESTÁ ENTRE ELES. VEM CONFERIR!

    http://ymaia.blogspot.com/2014/10/top-7-blogs-literarios.html

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  2. Chorei litros com o filme, é bem reflexivo e lindo. Quero ler a sequência

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha. Já li o livro, mas estava esperando muito mais, devido a toda a divulgação em cima do livro. Achei um bom livro, mas não me envolvi totalmente na história, além de ter achado a Mia meio chatinha em alguns momentos e um pouco egoísta. Entretanto, fiquei curiosa com o filme, e espero ver em algum momento (quanto tiver lançado em dvd acho). A edição da NC está incrível mesmo, adorei a diagramação, ficou muito bonita.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Achei a história tão comovente. Não me aguentei ao ver ao filme. Muito triste. Fiquei emocionada do começo ao fim ao assistir. Agora quero ler também o livro. Pois sei que é ainda melhor e mais emocionante. E pelo que li aqui na resenha, vou chorar rios ao ler. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Não sei se planejo ler o livro logo,cada vez que vejo ele me bate uma preguiça,já li tantas coisas sobre ele que por enquanto não está me interessando mais.E não estou num momento bom para dramas mesmo,estou evitando o maximo que posso o genero.A história envolvendo Mia deve ser emocionante mas por algum motivo Adam mexeu mais comigo.beijos

    ResponderExcluir
  6. Também achei esse livro com tendencia espirita, achei o enredo bem legal e diferente dos livros traducionais, eu ganhei o meu mas ainda não comecei a ler, mas não vou demorar muito não, pois eu já quero o segundo e pra isso tenho que ler o primeiro... rsrsrsrs

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de dramas, nem romances juvenis, mas o que me chamou a atenção nesse é a abordagem de uma experiência extracorpórea. Acho super interessante esse tema. E, além disso, as dúvidas e reflexões que essas situações trazem nos faz ver nossas vidas com outros olhos. Estou bem curioso pra ler/assistir.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu até gosto de drama e tudo o mais. A maioria das resenhas que já li desse livro falam muito bem dele, mas sabe quando você olha a estória e ela não te agrada? Eu não tenho o interesse de comprar e nem ler, só se alguém me der e blá, entende?

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o livro e já vi o filme =D
    Gostei bastante, mas ainda não o li... então pretendo fazer isso nesse mês de novembro, lerei ele e a continuação logo =)

    ResponderExcluir