terça-feira, 21 de outubro de 2014

[RESENHA] Perdida e Encontrada (Perdida #1 e #2) de Carina Rissi

Oi, pessoal!

Hoje trago uma resenha um pouco diferente das que costumamos postar aqui no blog. Trata-se de dois livros de uma série maravilhosa, da autora Carina Rissi. Resolvi colocar as duas numa mesma postagem, para vocês entenderem melhor o panorama geral e não precisarem ir para/esperar outro post para saberem o que acontece na continuação. Me digam nos comentários o que acharam desse formato. (Fiquem à vontade pra discordar, ok? Aqui o espaço é livre!). ;)





Editora: Verus
Páginas: 364
Publicação: 2013

Sofia é uma jovem de 24 anos que trabalha em um escritório de advocacia desde a época da faculdade. Ela perdeu os pais muito cedo, tendo uma forte amizade com Nina, que é praticamente a sua família. Detestando a palavra "casamento" e sendo apaixonada por romances de época, principalmente os de Jane Austen, ela ama a cidade grande onde mora e adora a modernidade e a proporcionadas. Um dia, seu celular cai na privada de um banheiro público, forçando-a a comprar um aparelho novo. Ao fazê-lo, ela acaba entrando em uma loja que tem uma vendedora misteriosa. Quando liga seu novo celular, algo muito estranho acontece: tudo ao seu redor brilha e é como se ela estivesse numa passagem no tempo.

Ao acordar dessa situação, ela descobre estar em uma cidade onde todos parecem ter saído de um filme de época. Logo ela reconhece que está no século dezenove e que não sabe como voltar para casa ou como voltar para o seu tempo atual. Ao começar a explorar a cidade, ela conhecerá a família Clarke, em especial Ian Clarke, um jovem prestativo que conquistará o seu coração e a levará para viver em sua propriedade. Louca para conseguir voltar à sua vida normal, Sofia descobrirá que nem sempre mandamos no coração e do que fazemos em nome do amor.

Perdida é o primeiro livro de uma série escrita pela autora nacional Carina Rissi. O livro é uma mistura equilibrada de conto de fadas moderno e romance épico, trazendo uma leitura fluída e agradável. A proposta do enredo é bem interessante e pouco usual. 

A narrativa da autora é excepcional. É incrível como não conseguimos largar o livro em nenhum momento. Carina consegue aproximar o leitor da história e traz uma protagonista cheia de personalidade e simpatia, cativando o leitor. Toda a história é narrada em primeira pessoa, por Sofia. O humor que essa personagem tem em sua falas e em suas atitudes é incrível e a maneira que ela modificará a rotina da propriedade dos Clarke e de toda a cidade renderá boas risadas.

Outro personagem de destaque é Ian, que literalmente parece ter saído de algum romance de Jane Austen ou das irmãs Brontë. Ele é um perfeito cavalheiro, encantador, solteiro, romântico e faz um ótimo contraponto com Sofia. A evolução do romance dos dois é muito divertida e linda.

Sem dúvidas é um livro recomendadíssimo para quem gosta de romances em geral. Mesmo tendo uma história fechada com começo meio e fim, o livro traz um bom gancho para sua continuação...

                                                                     

Onde comprar?



Editora: Verus
Páginas: 476
Publicação: 2014



Em Encontrada temos o desenrolar dos acontecimentos de Perdida. Sofia agora está às vésperas de um grande acontecimento em sua vida. Quando retorna ao século dezenove, ela acaba sendo atropelada por uma charrete em meio ao trânsito daquela época. A partir de então uma série de pesadelos e acontecimentos estranhos a deixam com medo de perder o seu grande amor par sempre. Uma tia distante de Ian surgirá para atrapalhar a vida do casal, transformando a vida deles num verdadeiro inferno. Em paralelo a isso, uma situação misteriosa começa a rondar a cidade: mulheres jovens estão morrendo, todas atingidas por raios em temporais. 

Não vou poder contar muito mais que isso da história sem dar spoiler do final do primeiro livro. O que posso dizer é que Sofia está em uma nova fase de sua vida, amadurecendo enquanto mulher. Seu relacionamento com Ian é elevado a um novo patamar e com isso novas situações surgirão para que ambos consigam superá-las. Há uma surpresa próximo ao final do livro, que a autora vai dando pistas aos poucos ao longo da história. Nossa protagonista agora também tentará buscar sua independência em um século em que as mulheres deveriam ser sempre submissas ao seus maridos. Elisa, irmã de Ian, também terá maior destaque na trama, sobretudo no que tange ao seu crescimento e em sua paixão por Lucas. O final é lindo e emocionante, fazendo um cruzamento entre situações que ficou muito legal.

Nesse segundo livro, temos o mesmo nível encontrado no primeiro. A narrativa da autora continua a mesma, fazendo com que a leitura seja muito leve e divertida. Carina conseguiu fazer uma boa continuação sem cair no marasmo nem na previsibilidade. É incrível como somos sugados para a época em que o livro se passa, ficando o tempo todo com a sensação de que estamos naquele momento em que a cena está sendo desenrolada.

Senti que a história correu demais do meio pro final, passando por importantes momentos de forma muito superficial. Também achei que um plot, o que é "espirrado" ao longo de todo o livro, poderia ser melhor desenvolvido, com mais calma, em uma possível continuação. No mais, a história segue com o mesmo ritmo de Perdida e deixa o leitor com vontade de ler cada vez mais dessa autora, se possível, cada vez mais continuações da história de Sofia e Ian.


Se você gostou de Perdida, vá correndo ler essa continuação tão deliciosa quanto!
                                                                     

Onde comprar?

8 comentários:

  1. Gostei tanto de ler o primeiro livro da autora, mas esse segundo, não sei porque também achei isso que você falou na resenha. Achei uma pena, pois a história vinha se desenvolvendo tão bem no começo e depois dá um salto, ou melhor, dispara pros finalmentes. rsrsr Mais assim mesmo foi válido. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Carina mas tenho muita vontade.Adoro histórias que se passam no passado,e fico imaginando o que eu faria caso fosse parar no século 19 de uma hora pra outra.Gostei dos personagens e vou procurar dar uma lida nesses livros o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Ola Marcos, eu gostei bastante desse método de colocar as resenhas, eu acho bem mas pratico.
    Eu tô louca faz tempo por esses livros, mas ainda tô dando um tempinho, pois a minha lista ta um pouquinho grande, mas eu não esquecer deles não.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  4. Essa série não me deu muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, gostei sim deste formato, já matou nossa curiosidade. Acabei de ganhar o volume 1 e pretendo ler logo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem? Gostei bastante desse formato, mas acho que não ficaria muito bom com mais de dois livros, pois acho que acaba ficando meio cansativo. Bom, eu li "Perdida" e adorei, a Sofia é realmente muito engraçado e a história pelo narração dela fica bem divertida, e o Ian é realmente lindo ♥. Adorei o final da história e por isso fico meio com o pé atrás de ler a continuação, apesar de ter ficado curiosa com as mortes misteriosas das mulheres. Gostei também de saber que a Elisa ganha um pouco mais de destaque, gosto bastante dela.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Só tenho lido resenhas positivas em relação a "Perdida", mas "Encontrada", é a primeira que leio. Fiquei feliz em saber que a Carina mandou bem. Sempre imaginei que "Perdida" era volume único. Depois que vi que ela iria fazer uma continuação, fiquei com um pé atrás. Mas que bom que ela se saiu bem. Agora é torcer para que as continuações continuem com esse mesmo ritmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Quando vi o lançamento do segundo, fiquei querendo comprar e ler o primeiro antes do lançamento, mas é claro que não deu =(
    Infelizmente.... mas agora vou atrás dos dois, torcer para encontrar algumas promoções kkkk são livros que quero bastante =)

    ResponderExcluir