quinta-feira, 21 de agosto de 2014

[RESENHA] O Pessegueiro de Sarah Addison Allen

Editora: Planeta
Páginas: 247
Publicação: 2013

Willa Jackson é uma jovem que vive na cidade de Walls of Water e descende de uma família que tinha grande prestígio e posses no passado, mas que acabou falindo. Hoje ela vive tentando convencê-los de que a garota rebelde, que pregava peças em todos na época de escola, desapareceu e amadureceu. Paxton Osgood é uma jovem mulher, filha de uma das famílias mais ricas da cidade, que, mesmo aos 30 anos, ainda mora com seus pais e não sabe ao certo o que fazer da vida. No mês de aniversário de 75 anos do Clube Social Feminino, fundado pelas matriarcas das duas famílias, Willa recebe um convite de Paxton para a grande festa. Porém, ela fica receosa, por nunca ter feito parte desse mundo e por não gostar dessa esfera social. Ao reformarem a antiga sede do Clube, uma descoberta acaba por causar uma reviravolta em Walls of Water, desenterrando fantasmas do passado e fazendo com que ambas comecem a descobrir mais o que une as duas famílias.

Walls of Water é uma cidade que, como a maioria das cidades de interior, valoriza demais as tradições. Willa, chegando aos 30 anos, começa a descobrir isso. Dona de uma loja de artigos esportivos, ela guarda uma mágoa do passado em relação a nunca ter dado orgulho a seu pai. Sua vida começa a mudar quando recebe de Paxton o convite para participar do baile em comemoração ao aniversário do Clube, solicitando sua presença, uma vez que haverá uma homenagem às avós de ambas, fundadoras da associação. Durante os preparativos para a grande festa, Colin Osgood, irmão gêmeo de Paxton, retorna à cidade e essa notícia mexe com os sentimentos de Willa. É na reforma da Blue Ridge Madam, antiga mansão da família Jackson, ao descobrirem um esqueleto humano enterrado sob um pessegueiro da propriedade, que alguns mistérios do passado dessas duas famílias vem à tona.

O Pessegueiro é um romance altamente envolvente, do início ao fim. Sarah Addison Allen conseguiu construir uma história com um bom pano de fundo e com um cenário recheado de mistério e ao mesmo tempo de magia no ar. Foi o primeiro livro da autora que li e estava bastante curioso para lê-la, uma vez que ela é bastante recomendada na blogosfera literária. Adorei a narrativa, ágil, gostosa de ler e com algumas metáforas que deixa o leitor pensando por horas. Depois que li os dois primeiros capítulos, a história não saía da minha cabeça e eu ficava o tempo todo sentindo a necessidade de continuar o livro até o seu final. Ao ler me senti realmente vivendo em Walls of Water, como se já conhecesse seus moradores e os locais.

Vale a pena ficar atento ao personagem de Paxton. A evolução desta personagem, de garota mimada, insegura, que não sabia o que fazer da vida, nem se livrar da aba do pais, a mulher independente, dona de seu próprio nariz. Adorei acompanhá-la e seu ponto de vista da história me cativou bastante.

Este é um livro que fala sobre a amizade, sobre o que fazemos por ela e sobre como devemos valorizá-la. A amizade das avós de Paxton e Willa serve como pano de fundo para a história principal e como fonte de inspiração para elas. Foi a partir dessa relação que o Clube Social Feminino foi criado e todo o mistério do livro também está pautado nela. A construção do mistério e seu desenvolvimento também foi algo muito bem construído.

Recomendo a todos que gostam de romances sobre amizade, com um leve toque de mistério e uma deliciosa narrativa.

20 comentários:

  1. Adorei a resenha e me pareceu uma história muito envolvente, e ainda tem uma pitada de mistério... Adoro livro assim, que mexe com nossa imaginação e deixa-nos curiosos... rsrsrs... Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha tanta vontade de ler esse livro, mas conhecendo ele melhor agora fiquei com bastante vontade. Eu não costumo ler livros que falam de amizades, mas eu gostei de todos que li e acho que com esse não vai ser diferente :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!

      Realmente, a amizade é o cerne do livro. Muito bom =)

      Bjosss

      Excluir
  3. Oi Marcos.
    Sempre vejo várias resenhas positivas em relação a esse livro, então tenho bastante curiosidade de lê-lo.
    Parece que é um romance bem fofo, com uma narrativa bem envolvente e personagens ótimos. Walls of Water e o Clube Social Feminino parecem ser ótimos panos de fundo e cenário para a história se passar.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      É bem legal mesmo, amei ter lido esse livro.

      Bjosss

      Excluir
  4. Eu estou querendo ler esse livro, desde que vi essa capa. A história parece ser linda, e eu adoro livros que falam de amizade e esse parece ser ótimo. E amei saber que a narrativa é deliciosa *u*
    Quero ler ele logo. Amei a resenha!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      A capa desse livro >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      A narrativa da Allen é amor <333

      Bjosss

      Excluir
  5. Não gostei nenhum pouco desse enredo. Achei meio sem graça

    ResponderExcluir
  6. Ainda não consegui ler nenhum dos livros da autora, e olha que morro de curiosidade de ler. Gosto muito desta capa e o enredo me parece ser interessante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      Essa capa é lindíssima. Quero muito ler os outros livros da Allen.

      Bjosss

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar do livro, mas não sinto vontade em ler o livro, parece ser um livrinho legalzinho, porém não me atrai a capa realmente é linda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      É um livro muito legal, a autora me conquistou.

      Bjosss

      Excluir
  8. Oieee
    O enredo é levinho e sem muitos acontecimentos marcantes,acho que a história iria me cansar um pouco no começo até eu pegar o fim da meada.O livro não me agradou e nem desagradou eu leria só se não tivesse outros planos,e o mesmo com a capa que por um lado está linda mas por outro é muito "frufru" pra tão pouco espaço.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      A capa "pessoalmente" é mais bonita, justamente por conta dos detalhes. E a história é legal sim, se puder dÊ uma chance ;)

      Bjosss

      Excluir
  9. Já li a sinopse desse livro em algum lugar, porém não lembro direito. Lendo novamente, confesso que fiquei um pouco mais tentada em compra-lo. Como não tenho muitos livros para serem lidos e comprados, ainda vou ter que esperar mais um pouco para adquirir este.

    ResponderExcluir
  10. Adorei, parece ser um livro realmente envolvente e cheio de mistérios! Gostei muito da capa e pretendo ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcos!

    Amei quando você já começou falando que há mistérios nesse livro. Para mim o livro já me conquista quando há mistério coerente do começo ao fim, instigando o leitor a ler compulsivamente até descobrir. Gostei também do plano de fundo. Já tinha ouvido falar desse livro, através da Alba, do Psy.

    Abraço5

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos!

    Amei quando você já começou falando que há mistérios nesse livro. Para mim o livro já me conquista quando há mistério coerente do começo ao fim, instigando o leitor a ler compulsivamente até descobrir. Gostei também do plano de fundo. Já tinha ouvido falar desse livro, através da Alba, do Psy.

    Abraço5

    ResponderExcluir