segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[RESENHA] O Clone de Cristo (Clone de Cristo #1) de J. R. Lankford


Editora: Saída de Emergência
Páginas: 384
Publicação: 2014

Félix Rossi é um cientista especialista em genética, com doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em virtude de sua fama na área e por ter seus trabalhos publicados com mérito em importantes revistas científicas internacionais, ele é contratado pelo Vaticano para liderar uma equipe de cientistas que tem por objetivo atestar a autenticidade do Santo Sudário, tecido que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo logo após sua morte e que, por conta disso, teria seu sangue e restos mortais. Em Turim, na Itália, ao participar da reabertura das relíquias cristãs, Rossi retirará, sem autorização da Igreja, pequenos fragmentos do tecido para usar em um experimento secreto que sempre teve em mente: clonar o filho de Deus.

Em seu apartamento de luxo em Nova York, Félix mora com sua irmã mais velha, Frances, e com a empregada da família, Maggie. Sendo todos muito devotos do cristianismo, sua casa contém vários elementos de santos e da própria igreja. Em seu laboratório particular, a portas fechadas e sem que ninguém de seu convívio saiba, Félix acaba por promover a fertilização in-vitro de óvulos com o DNA do sangue de Cristo. Começa então sua saga em tentar, a todo custo, trazê-lo de novo à vida.

O Clone de Cristo é um livro que mistura ficção científica com toques de romance policial e sobrenatural. Nele é contada a jornada de Félix em obter sucesso em seu experimento secreto. Após a inoculação dos óvulos, Rossi terá que achar uma mulher que promova a gestação do clone. Qual mulher, do mundo atual, teria condições, ou seria digna, de ser a nova Maria? Esbarrando em questões éticas, sociais e culturais, Félix terá que reconstruir todo o nascimento de Cristo para a sociedade moderna, refazendo seus ensinamentos e colocando em risco sua vida e a de sua família.

Este foi o primeiro livro da autora que tive contato. A narrativa foi muito envolvente, com bons momentos de ação e boas descrições. Em um determinado ponto da leitura há uma virada na história que prende o leitor e faz com que ele não consiga largar o livro até o final. Também gostei do uso de cenários pela autora. Ela faz a trama se desenrolar em vários países e respeita bem a relação espaço-tempo na escrita.

Vale destacar as descrições científicas feitas por Lankford ao longo do livro. Como biólogo, sou muito crítico quando alguma informação biológica é colocada em um livro e nesse fiquei completamente maravilhado. Percebe-se claramente que a autora fez uma boa pesquisa antes de escrever e o uso de termos e as descrições dos procedimentos foi impecável.

Também é notável o trabalho com a construção dos personagens e suas motivações. Vale muito prestar atenção em Maggie e em sua visão de mundo. Há grandes coisas que acontecerão com essa personagem. O núcleo de Félix também foi bem desenvolvido, trabalhando bem os problemas do passado que refletem nas atitudes das pessoas no presente. Lankford tratou de um tema extremamente polêmico, o clone humano, e aumentou esse teor ao colocá-lo como fonte da volta do filho de Deus à Terra. Isso faz suscitar muitas questões filosóficas, sociais e humanas ao longo do enredo.

Recomendo a todos que gostam de romance policial com toques de ficção científica.

20 comentários:

  1. Olá Marcos!

    Gostei muito da sinopse. Ouvi uma pessoa dizendo que o livro era ruim, fiquei até com um pé atrás. Agora com sua opinião já me fez ficar interessado. Não sei se vou gostar desse tipo de história, não sei se parece com "O código Da Vinci", de Dan Brown por ter um plano de fundo o Vaticano. Mas gostei muito da sua resenha, pois me deu uma clareada do que se trata realmente o livro.

    Abraço5
    Luke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luke!

      Olha, eu gostei do livro. Sei que muita gente odiou (vi as notas dos amigos no Goodreads), mas ainda assim achei bom.

      Não se parece com O Código Da Vinci. Ele é mais ficção científica mesmo, com tramas e tals.

      Abraços!

      Excluir
  2. romance policial e ainda com ficção ♥

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me lembra os do Dan Brown, do jeito que gosto...
    Gostei de saber que a narrativa é envolvente, e é bom saber também que a autora fez uma boa pesquisa pra escrever esse livro. O tema com certeza despertou meu interesse, espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      Eu não achei o livro tão Dan Brown. Tem os mesmos elementos, mas puxa mais pro lado científico e religioso...

      Bjosss

      Excluir
  4. Eu não sou muito fã de ficção científica nem de romance policial. E esse livro parece ser bem viajado, então com certeza não é pra mim :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!

      Vixe, então esse livro não é pra vc mesmo rsrsrs

      Bjosss

      Excluir
  5. Sou biomédica e gosto quando os autores fazem uma pesquisa antes de abordar algo do cunho científico. Mas, infelizmente romance policial e abordagem de temas religiosos geralmente não me interessam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      Vc me entende! \o/ rs Eu sou muito chato com a parte científica dos livros. Acho que se o autor não fizer uma boa pesquisa, não deve colocar esses elementos na história.

      Bjosss

      Excluir
  6. Eu fiquei muito curioso pra ler este livro, principalmente por causa do nome.... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm fiquei curioso por causa do nome (e da capa rs)

      Abraços!

      Excluir
  7. Oiee
    O livro é sensacional,tenho certeza que nunca li algo nem parecido com esse enredo e por isso mesmo fiquei bastante curiosa.Nunca li nada da LankFord mas ela deve ser uma ótima escritora,estou apostando nesse romance policial.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      Eu tbm achei esse enredo inédito. Gostei da Lankford, quero ler mais dela.

      Bjosss

      Excluir
  8. Oi Marcos, tudo bom?
    Eu adorei a sua resenha, pelo visto o livro é bom, mas confesso que não sinto um grande interesse em ler ele, mas quem sabe mais para frente eu dê uma chance ao livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Um livro que mexe com meu imaginário. Já está na minha lista de leitura desde seu lançamento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Embora nunca tivesse ouvido falar sobre este livro, me interessei logo de cara, teve alguma coisa nele que conseguiu captar minha atenção de imediato.

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro em casa, mas até hj não tive muita vontade de ler. Já li várias crítica negativas sobre ele, então fiquei desanimada. Mas agora lendo sua resenha mudei de opinião sobre ele e acho que vale a pena dar uma chance à história.
    Beijos!

    ResponderExcluir