domingo, 24 de agosto de 2014

[RESENHA] Futilidade ou o Naufrágio do Titan de Morgan Robertson

Oi, pessoal!

Bom, a partir de hoje eu começarei a fazer algumas resenhas em um formato diferente daquele ao qual vocês já estão acostumados. Estou tentando inovar um pouco mais na escrita, pra o blog não cair na monotonia e as resenhas não ficarem maçantes de ler ou muito repetitivas. Peço que leiam e deixem nos comentários o que vocês acharam desse novo formato. Se gostarem continuarei assim, se não, voltarei ao tradicional (que também usarei algumas vezes). Pretendo também fazer uns posts diferentes dos formatos de resenha/caixa de correio, mas isso eu explico depois. Vamos à resenha de um livro bastante curioso...


Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 111
Publicação: 2014

Quem já procurou informações sobre a história do naufrágio do Titanic, provavelmente já se deparou com esse livro. Para quem não sabe, o navio que deu nome ao filme homônimo dirigido por James Cameron realmente existiu e veio a naufragar em sua viagem inaugural em 1912. A história da construção do navio e de seu destino foram contados de forma fidedigna no filme. Porém o que muitas pessoas não sabem é que, 14 anos antes, um autor escreveu uma história extremamente semelhante sobre um navio que se choca com um iceberg na sua viagem inaugural e mata muitas pessoas afogadas por falta de salva-vidas.

Futilidade ou o Naufrágio do Titan foi escrito em 1898, quando nem se imaginava que o Titanic viria a existir. As semelhanças são muitas. O livro traz a história de um navio, que fora construído como se jamais pudesse afundar, e a confiança nisso era tanta que só havia poucos coletes salva-vidas a bordo. Seguindo sua rota para Nova Iorque, ele acaba por colidir em um iceberg que rompe com seus porões, enche-os de água e afunda, matando a maior parte da tripulação. E o nome do navio, pasmem, se chama Titan. 

É espantoso o começo desse livro, para quem já viu o filme. O autor descreve exatamente o interior do Titanic, é como se estivéssemos vendo as cenas. O desenrolar da história é completamente diferente do romance vivido por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet nas telonas. No livro conheceremos John Rowland, marinheiro, ex-capitão, ateu convicto que teve seu cargo diminuído por se envolver com álcool e por ter comportamento violento. A bordo ele verá seu grande amor do passado Myra Selfridge, uma jovem cristã que agora está casada e com uma filha pequena. Ao se reencontrarem, e passarem por uma série de problemas que envolvem uma máfia entre os superiores da marinha, John repensará, ao longo de sua jornada, seus conceitos de Deus e de redenção. 

O que mais me impressionou foi que Robertson escreveu, além deste, outro livro premonitório. Para Além do Espectro é um romance, escrito em 1914, um ano antes de sua morte, e que traz a história de uma grande guerra dos Estados Unidos e do Japão que viria acontecer, um ano depois. Nem preciso dizer que já estou interessado em ler esse livro também. rs

A leitura de Futilidade é rápida, por ser um livro muito curto, é quase um conto estendido. Esta edição da Vermelho Marinho é a primeira tradução para o português e vem com um belo projeto gráfico e um posfácio escrito pelo tradutor Carlos Daniel Vieira, contando um pouco de como foi todo o processo.

Recomendo não só a todos os fãs de Titanic, como também a quem tiver interesse em ler um romance rápido sobre religiosidade.

19 comentários:

  1. Eu vi o filme Titanic, e eu me emocionei no final... História triste e saber que foi uma tragédia anunciada anos antes é bem, sinistro.... rsrsrs.. Adorei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan!

      Vc definiu bem, esse livro é sinistro! rs Mas ao mesmo tempo muito bom.

      Obrigado! Abraços.

      Excluir
  2. Pela caixa de correio do outro post já deu vontade de ler esse livro e essa resenha aumentou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monaiza!

      Que bom que minha resenha surtiu esse efeito em vc rs

      Bjosss

      Excluir
  3. Olá Marcos!

    Titanic é um filme épico, mas não me conformo com o final ahahahha Mas esse livro parece ser bem interessante. O autor tendo o poder de levar o leitor dentro do livro ao ponto de sentir o que está sendo descrito é algo difícil, mas quando se consegue dever ser algo fantástico. Gostei muito da resenha e desse novo formato M. Sucesso!

    Abraço5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L!

      Eu tbm não gosto do final de Titanic, mas fazer o que? rs E esse livro é incrível, arrepiante rsrsrs

      Obrigado <3

      Abraços!!

      Excluir
  4. Eu gosto bastante do filme Titanic, mas nunca tinha ouvido falar desse livro. Imagino o quanto esse livro deve ser bom, e parece muito a história do filme (só a história dos protagonistas que parece diferente). Fiquei com muita vontade de ler esse livro e o Para Além do Espectro também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!

      Eu tbm nuna tinha ouvido falar, até receber para resenha. Fico pasmo com a similaridade! rs

      Bjosss

      Excluir
  5. Este não me interessou, apesar da capa ter me chamado atenção.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Eu até gosto do filme Titanic, mas não tanto assim. Mas fiquei bem interessada nesse livro por ser tão parecido com o Titanic, e ter acontecido antes. E também já fiquei interessada no outro livro do autor. Gostei desse formato de resenha =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      Obrigado! Eu tbm não sou muito fã de Titanic, mas acho um filme legal.

      Bjosss

      Excluir
  7. Confesso que o livro não me interessou. Eu vi o filme Titanic e achei ok, mas não morri de amores.
    Mas, para quem é fã do filme, acho que é uma boa pedida, mesmo que seja um pouco diferente da adaptação cinematográfica.
    Achei a capa bem bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      O filme não é uma adaptação. O livro é premonitório, ou seja, foi escrito antes do Titanic afundar. Por isso que se gerou tanto burburinho em torno dele.

      A história do Titanic não foi registrada em livro e o filme não é uma adaptação, portanto.

      Abraços

      Excluir
  8. Gente esse escritor era um tipo de vidente só pode.Já vi titanic um trilhão de vezes e essa versão me deixou curiosa,eu não costumo reclamar muito sobre a quantidade de páginas(mentira eu reclamo sim)mas esse livro parece ser tão bacana pena que são apenas 111 folhas,fiquei decepcionada mas a leitura deve valer a pena.Adorei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      Né? Tbm acho que ele era vidente. Na orelha inclusive falam sobre estudos da obra dele para saber se ele tinha mediunidade ou não.

      Obrigado!

      Bjosss

      Excluir
  9. Gente com toda certeza esse homem era um vidente, ou algo do tipo, sei lá, ele possuia magia de prever o futuro isso é certo hehehe eu adorei a resenha, gostei do novo estilo de escreve-la Marcos, fiquei hiper curiosa para ler esse livro, e que bom que ele é curtinho, uma leitura rapida, jpa quero ler todos os livros do autor.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. A sinopse é o ponto inicial para se gostar de um livro, e a sinopse deste não deixa a desejar em nada. Não é o tipo de livro que me faça correr desesperada para adquiri-lo, mas é um livro que com toda certeza eu irei ler até o final do ano.

    ResponderExcluir
  11. Que sinistro!! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei mais do que interessada nele. O cara deve ser realmente algum tipo de vidente. vou procurar esse e o outro livro que vc citou para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir