domingo, 31 de agosto de 2014

[RESENHA] Fama & Loucura de Neil Strauss

Oi, gente!

Hoje eu trago uma resenha de um livro bem diferente dos que eu estou acostumado a ler e resenhar aqui no blog. Se vocês me acompanham no meu Twitter ou no Facebook pessoal devem saber que eu sou um adorador da música pop, nacional e mundial. E, por consequência, acompanho a vida de alguns artistas que compõem esse meio. Por isso, quando vi o nome da maioria deles na capa desse livro, não hesitei em querer lê-lo na hora!

Editora: Best Seller
Páginas: 552
Publicação: 2014

Fama & Loucura é uma coletânea de entrevistas com grandes astros da música e da TV mundiais, feitas por Neil Strauss, jornalista especializado em crítica musical, que já trabalhou em grandes publicações, como a revista Rolling Stones e o jornal The New York Times. Tais entrevistas, ou trechos delas, foram censuradas por estes periódicos e o autor resolveu compilá-las em um livro.

Logo no preâmbulo, Neil explica como é trabalhar no show bizz, tendo que lidar com o humor instável das celebridades globais. Para conseguir uma entrevista ele já teve que se submeter a diversas situações, como ter que andar de carro com um rapper jurado de morte (que poderia ser baleado a qualquer momento) até comprar fraldas para o filho recém-nascido de algum rockstar.

A organização dos textos foi algo bastante interessante. Não há uma ordem sequencial das perguntas. Pelo contrário, as reportagens foram agrupadas como se o autor estivesse contando uma peça, em atos. Então temos Ato Um - A pior entrevista de todos os tempos, Ato Dois - Discos voadores, escravos zumbis e autópsias em terceiro palco, etc. Achei esse formato muito interessante, pois faz com que as entrevistas sejam interligadas, com os das falas conectados, como numa peça de teatro.



Outra alegoria notável foram as caricaturas dos artistas entrevistados. Não foram feitas de todos, mas da maioria. Fiz uma lista das que mais me interessaram:

Lady Gaga

Gwen Stefani

The White Stripes

Britney Spears (a única que veio rasgada. Lei de Murphy, eu sei).

As entrevistas que eu mais gostei foram:

Madonna falando sobre morte e em como as pessoas não morrem, apenas viram energia no espaço;
Snoop Dog dizendo que quer que sua música seja pirateada (o que provocou a ira de sua gravadora);
Britney Spears passando por um experimento psicológico feito por Neil, o que fez com que ele percebesse o quão ela era facilmente enganável;
Lady Gaga dizendo que terapia a faria morrer muito em breve;
Christina Aguilera falando sobre a virgindade de Britney e alegando que ela mentiu em relação a isso;
Marilyn Manson explicando todas as mentiras que as pessoas criavam sobre ele e sobre seu show (que ele seria a própria encarnação do demônio e que matava bebês pisoteados no palco);
Os Backstreet Boys percebendo que eram apenas títeres da indústria, que não se preocupava com suas saúdes;
E Taylor Lautner falando sobre Zac Efron que, por sua vez, demonstra ter um comportamento muito equilibrado, mesmo com tamanha exposição (isso foi bem antes dele ser internado numa clínica de reabilitação).

Só há um brasileiro na lista de entrevistados. Neil teve de viajar até o Rio de Janeiro para conversar com DJ Malboro, no meio de um baile funk que ocorria dentro da favela da Rocinha. No meio da festa, uma patrulha da polícia chega e tiros são trocados com os traficantes. Pelo conteúdo do texto, o jornalista não gostou nem um pouco da experiência que teve, uma vez que ficou bastante exposto a levar uma bala perdida.

No todo, Fama & Loucura é um livro muito interessante para quem gosta desse meio das celebridades. Quando for ler, não se assuste com o tamanho do livro: as mais de 500 páginas passarão voando. Geralmente entrevistas são lidas mais rapidamente que texto corrido, pela alternância nos diálogos.

Recomendo a todos que gostam de ler entrevistas e querem fazer isso de um novo ponto de vista.

10 comentários:

  1. Quero ler a entrevista da Britney completa agora :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!

    Que livro é esse minha gente!!??? Deve ser muito interessante e acho que como estudante de jornalista devo ter ele (olha a desculpa ahaha). Uma das minhas bandas preferidas estão nele, Backstreet Boys (rs). Deve ser um livro engraçado e um mundo desconhecido nos bastidores dos famoso. Gostei muito da resenha e da maneira que foi desenvolvida.

    Abraço5

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! As fotos me deixaram com vontade de conhecer mais sobre o livro. As 500 páginas devem passar voando, com um conteúdo tão interessante. Mais um pra minha lista de desejados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro mas já me apaixonei por ele só vendo essa capa. O formato do livro parece ser bem diferente mesmo, e acho que também nunca li um livro assim. E já gostei do pouco que você falou das entrevistas, e fiquei bem curiosa pra ler elas inteiras.
    Com certeza já coloquei esse livro na minha listinha =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas só de ver o nome de vários artistas que eu gosto na capa, já fiquei interessada. A organização dos textos no livro parece ser bem interessante, e já adorei as caricatura. Já gostei das entrevistas, e fiquei com vontade de ler elas inteiras :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, ele parece ser super bacana, mas não me interessou muito não, acho que falta algo, acheia as ilustrações muito legais, e o tema e bem bacana.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos.
    Esse livro parece ser bem interessante e ideal para quem é fã da cultura pop.
    Adorei a forma como foi organizado! Achei a ideia de colocar em Atos bem inteligente!
    As caricaturas ficaram bem legais! =) Pena que a da Britney veio rasgada =/
    As entrevistas também parecem bem interessantes. Espero poder ler esse livro um dia.

    ResponderExcluir
  8. Parece interessante, mas não me interessei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Esse livro parece se bastante interessante, mas não sei se teria paciência, olha, mas eu estou lendo um livro que contém uma entrevista com o Diabo, sério! Se eu gosta desse quem sabe.... Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Mesmo o livro sendo grosso eu gostei bastante dele,deve ser por que sou bem ligada nesse mundo das celebridades.Foi uma ótima ideia do Neil juntar essas entrevistas polemicas em um único livro,quero ver o Tay falando sobre o Zac!

    ResponderExcluir