segunda-feira, 25 de agosto de 2014

[RESENHA] A Abominação (Carnivia #1) de Johnathan Holt

Editora: Record
Páginas: 377
Publicação: 2014

O corpo de uma mulher é encontrado em uma escadaria da Basílica de Santa Maria della Saute, um dos pontos turísticos da cidade de Veneza. O cadáver chegou até lá levado pela Acqua Alta, fenômeno que enche de água algumas ruas da cidade momentaneamente. Com vestes sacerdotais originais do Vaticano, a mulher demonstra ter sido assassinada recentemente. Seguindo as leis do Código Canônico da Igreja Católica, o uso de tais vestimentas por uma mulher é considerado uma abominação.

Estamos no período de La Befana, uma festa de rua italiana, semelhante ao carnaval brasileiro, em que as pessoas saem fantasiadas de bruxas, cantando e dançando, baseadas numa lenda em que uma velha rouba crianças na noite de 5 de janeiro. Em virtude disso o detetive encarregado do caso, Aldo, acaba achando que isso não passa de mais uma fantasia da festa. Porém, com a chegada de Kat Tapo, recém promovida capitã da polícia, que vem de um período servindo ao exército no Afeganistão, descobre-se que tais vestes são as originais da igreja e que em um dos braços o cadáver esconde estranhos símbolos de alguma ceita oculta.

Em paralelo a isso, conheceremos a história de Holly Boland, segunda-tenente residente em Camp Darbo, que se depara com um pedido inusitado em sua corporação: um jornalista busca dados secretos da Guerra da Bósnia. Ao investigar essa solicitação, Holly descobrirá alguns fatos e novas correlações deste evento com  outras instituições.

Também conheceremos Daniele Barbo, famoso hacker italiano, criador do Carnívia, uma rede social, do tipo "realidade virtual" que retrata com fidelidade todas as ruas de Veneza e que permite aos seus usuários frequentar tais lugares, tanto de forma exposta quanto anônima. Por estar passando por graves processos judiciais, Barbo, ao aceitar colaborar com a polícia, terá importante papel no desvendamento deste caso.

A Abominação é o primeiro livro da trilogia policial Carnívia. Nele conheceremos Kat, uma inteligente e bela detetive que despertará em Aldo algo muito além do profissional. Ambos desenvolverão um romance tórrido, que trará complicações na investigação. De posse das pistas, eles serão levados a um antigo hospital psiquiátrico, localizado numa ilha remota. Lá, desvendarão alguns dos símbolos marcados na pele do cadáver, o que os mostrará que há muito mais que um simples assassinato.

Quem é fã de Dan Brown vai amar esse livro. Embora eu não tenha lido nenhum livro do autor, já assisti o filme O Código da Vinci e li várias resenhas de seus livros, sabendo mais ou menos quais os elementos usados pelo autor em sua narrativa, como a igreja católica, religiões ocultas e o uso de um ambiente virtual na resolução de um caso.

A leitura do livro não é rápida, fiquei preso a ele durante uns três ou quatro dias. Há muitas informações sendo colocadas o tempo todo, inclusive históricas, o que faz com que a leitura se torne bastante arrastada. No início tive certa dificuldade com os nomes próprios e as palavras em italiano, mas acabei me acostumando no decorrer da leitura. Gostei da maneira como o autor conecta os três plots principais da história, fazendo-o de forma paulatina, sem uni-las em uma cena clímax, por exemplo. Achei o romance entre os protagonistas mais interessante que a resolução do caso em si. A relação de Kat e Aldo e seus desdobramentos problemáticos foram muito interessantes de ler. Continuarei com a trilogia para ver como eles terminarão sua história.

Recomendo a todos que queiram ler um livro de investigação policial no estilo Dan Brown.

19 comentários:

  1. Despertou minha curiosidade total. Romance e ainda suspense ♥
    E esse hacker parece que torna o livro ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monaiza!

      É, o Daniele mexe bastante com a história rs

      Bjosss

      Excluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com bastante vontade de ler. Eu adoro os livros do Dan Brown, e se esse livro é parecido com certeza eu vou gostar. E a história parece ter tudo pra ser ótima, a única coisa ruim é que a leitura não é rápida. Mas acho que vou ler esse mesmo assim =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      Eu não li nada do Brown ainda, mas tenho muita vontade. Tô com O Símbolo Perdido encostado na minha estante há séculos. rs

      Bjosss

      Excluir
  3. Adorei a resenha e apesar de nunca ter lido nenhuma obra de Dan Brown, tenho uma prima que super recomenda, achei a história super interessante e de certa forma de qualidade, não leria, pois ter palavras difíceis não é comigo... rsrsrs Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan!

      Eu tbm nunca li, mas incrivelmente eu gosto de livros no formato em que ele escreve rs Com o tempo vc se acostuma com as palavras difíceis e a leitura corre bem.

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá Marcos!

    Não sou muito fã desse tipo de gênero, mas achei super interessante a premissa. Palavras difíceis de outros idiomas de forma excessiva me estressam ahaha Gostei muito da sua resenha, quem sabe numa promoção no sub, amazon, etc? =P

    Abraço5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luke!

      A premissa desse livro é boa mesmo. Eu até curto o gênero, mas não costumo ler ele com frequência.

      Abraços!

      Excluir
  5. Não sou muito fã do gênero policial/investigativo.
    Não li nada do Dan Brown, mas como você, via Código Da Vinci. Além disso, essa narrativa cheio de detalhes e um pouco mais lenta me desanimou um pouco =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      =/ É complicado mesmo. Acho que esse gênero é mais ame ou odeie mesmo.

      Bjosss

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro, mas já não tive muito interesse. Não gosto muito do gênero, ainda mais sabendo que a leitura é lenta. Então acho que nçao ia gostar muito :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela!

      Foi o que eu falei com a Pamela, no comentário aí em cima: acho que esse gênero é divisor de opiniões mesmo rs

      Bjosss

      Excluir
  7. Eu nunca li nada do Dan,até tentei uma vez mais fiquei meio perdida acho que vai acontecer a mesma coisa nesse livro,que alias eu posso jurar que já vi um filme com esse mesmo enredo.Adoro histórias nesse estilo Dan Brown mas sempre fico sem paciência para os detalhes e a enrolação por isso opto pelos filmes.Como esse livro não é gigante posso dar uma chance a ele.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      Vc se lembra o nome do filme? Fiquei curioso rs

      Bjoss

      Excluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, ele pelo visto é bom, eu adoro livros policiais, creio que esse venha a me agradar muito, adorei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sinopse do livro. Sua opinião sobre ele também me cativou muito. Quando comecei a ler sobre ele não fiquei tão desesperada para tê-lo, mas aos poucos fui ficando um pouco intrigada. Teve alguns pontos que eu fiquei curiosa para descobrir.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! A sinopse desse livro já tinha despertado meu interesse, e sua resenha só aumentou minha vontade de ler. Gosto muito das histórias do Dan Brown e tenho certeza que essa vai me cativar tb!
    Beijos!

    ResponderExcluir