segunda-feira, 21 de julho de 2014

[RESENHA] O Diário de Dorkius Maximus (Dorkius Maximus #1) de Tim Collins

Editora: Planeta
Páginas: 192
Publicação: 2014

Dorkius Maximus sonha em ser um herói de Roma para quando, depois de morrer e passar pelo Julgamento dos Três Juízes ir direto para o Campo dos Elíseos e não passar pelo Tártaro. Para contar sua saga, ele resolve escrever um diário contando as etapas de como conseguirá tal feitio. Ele mora com os pais, tem um irmão mais velho, Brawnus que serve ao exército de seu país e, portanto, já é considerado um herói. O tempo todo ele se compara e é comparado a ele. Também tem três "amigos", Flávia, Cornelius e Gaius, que vivem o colocando em enrascadas. Futuramente, ele encontrará Linos, um escravo grego que se tornará sua maior amizade.



Em sua saga, Dorkius perceberá que não tem tipo físico nem habilidades para se tornar um herói. Logo ele convence seu pai a fazer aulas com um tutor, Stoutus, que já foi um gladiador mas que agora anda bem acima do peso. Aliás, gladiadores são os ídolos de Maximus. No chão de seu quarto ele tem um mosaico de Triumphus, o mais novo ídolo das arenas. Porém, no meio de sua jornada em se tornar um herói, durante mais uma brincadeira armada com seus amigos, em um cemitério, ele ouvirá uma conversa suspeita entre dois homens que dizem ter interesse em matar um tal "Careca". Ao contar a seu pai, Dorkius descobrirá que se trata de um atentato ao Imperador Júlio César, que recebia esse apelido maldoso por ter de esconder sua calvície com os poucos fios que lhe restavam, sob uma coroa de folha de louros.

Conseguirá Dorkius salvar Júlio César de sua iminente morte e, assim, se tornar um grande herói de Roma como sempre sonhou?


O livro é voltado para o público infanto-juvenil. Ao longo da história o autor conta fatos curiosos da Roma Antiga, como hábitos religiosos, culinários e medicinais. Por exemplo, a mãe de Dorkius sempre consulta suas "galinhas sagradas", vendidas pelo sacerdote do lugar, para saber o que acontecerá no futuro. Ou quando o personagem descreve as formas de comer sem se empaturrar nos grandes banquetes servidos naquela época (eles comiam de tudo, depois vomitavam - sim, é nojento - para poder comer tudo de novo).


Toda a história é contada com bom humor e tiradas de sarcasmo do personagem principal, em primeira pessoa. A leitura é super rápida, dá pra se ler em algumas horas, e bastante agradável. Há várias ilustrações ao longo da história, que casam muito bem com o texto escrito. O livro tem capa dura e um trabalho caprichado na encadernação e impressão.

Recomendo a jovens leitores e para quem gosta de livros infanto-juvenis em geral.

10 comentários:

  1. Oi, Marcos!

    Isso de comer e vomitar me lembrou uma passagem do livro Em chamas. Falando em lembrar, a capa desse livro me lembrou de O diário de um banana. Que por acaso também é jovem e ilustrado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Vi esse livro na livraria recentemente e como gosto de ler infanto-juvenis já inclui na minha listinha. Não tinha reparado antes mas já li um outro livro do autor (Diário de Um Vampiro Banana) que achei bem fraquinho. Espero que essa seja melhor.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcossss. Legal o livro, ainda não conhecia! As ilustrações são lindas.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas curti muito, ele pelo visto é super divertido, e eu adorei as ilustrações, elas estão maravilhosas, adorie conhecer o livro, e irei procurar mais sobre ele para ler, e em breve pretendo mergulhar de cabeça no livro, espero não me decepcionar.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Achei super legal esse livro. Gosto muito de ler sobre a história e a cultura romana. Ler esse livro é um jeiti divertido de aprender.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos.
    Esse livro parece ser muito divertido e diferente por causa da época em que a história é narrada. Dorkius parece ser um personagem bem espoleta e que se mete em muitas confusões. Adorei as ilustrações e a capa dura.

    ResponderExcluir
  8. Adoro infanto-juvenis, esse parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro, esse enredo é muito bom, e amei mais ainda que é capa dura e eu simplesmente amo livros com ilustrações, faz a gente lembrar do primeiros livros lidos.

    ResponderExcluir
  10. Também ainda não conhecia este livro e confesso que não faz muito o meu gosto,mas creio que seja uma ótima dica de presente para as crianças...

    ResponderExcluir