segunda-feira, 9 de junho de 2014

[RESENHA] Não Voltarás de Hans Koppel



Editora: Verus
Páginas: 294
Publicação: 2014

Mike Zetterberg é casado com Yule e pai de uma garota de 5 anos, Sanna. Eles vivem numa pequena cidade litorânea da Suécia. Uma noite, ao chegar do trabalho, Mike não encontra a sua esposa em casa. No entanto, ele acredita que ela deva ter saído com suas amigas a um bar, o que costumava fazer esporadicamente. Porém, a noite passa e nenhum sinal de Yule é achado. Logo, Mike começa a se preocupar e resolve contatar a polícia e as autoridades locais. Tendo que lidar com seu próprio desespero e ainda, que conviver com sua filha pequena diante de tal situação, Mike se descobre em uma situação de grande terror psicológico.

Yule é uma mulher que tem muitos segredos em seu passado. Um determinado dia, no ponto de ônibus que a levaria para casa, de volta do trabalho, ela é abordada por um carro escuro que lhe pede uma informação. Com o desenrolar da conversa, ela logo descobre que ambos são seus vizinhos da frente e estes lhe oferecem uma carona. O que ela não sabe, porém, é que eles seriam seus sequestradores e que a manteriam em condições desumanas no porão da casa em frente a sua, com uma TV ligada 24 horas, apontando para a sua própria casa. Não se sabe, a princípio, os nomes desse casal, mas logo descobriremos suas motivações e até que ponto eles estarão disponíveis para fazerem elas acontecerem.

Fantasmas do passado voltam para assombrar o presente. Yule se vê perdida e humilhada o tempo todo, pagando o preço de algo que jamais imaginou. Não Voltarás prova que as pessoas não são 100% boas ou más e que todos podem cometer erros.

A leitura desse livro é muito rápida. A narrativa é ágil e a pouca quantidade de personagens faz com que a trama fique bastante concentrada em um foco. Apesar disso, achei que o maior mistério do livro foi muito previsível, eu descobri logo no começo e minhas suspeitas se confirmaram no final. Achei previsível mas, ao mesmo tempo, fechou o ciclo do enredo.

Por se tratar de literatura sueca, a qual eu nunca tive contato antes, demorei algum tempo pra me localizar na história e para assimilar os nomes dos personagens, sobretudo os sobrenomes. O autor, que usa um pseudônimo, foca nos diálogos, o que dá muita fluidez à história. A narrativa é muito objetiva, omitindo muitos detalhes da história tanto para criar um suspense, quanto para focar mais no psicológico e no passado dos personagens.

Recomendo a todos que gostem de livros policiais que tenham um rápido desenrolar da história.

12 comentários:

  1. Olá Marcos!

    Que livro é esse?? :O Ele me lembrou Garota exemplar, um thriller que me deixou meio louco quando terminei. Esse livro parece ser bem interessante se tratando de segredos e fantasmas do passado. Gostei da sua resenha, de deixar claramente exposto o mistério do livro e os pontos de falha dele.

    Abraços!
    Luke.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros no gênero, adoro mesmo esse suspense e até aquele friozinho na barriga. Pena que aparentemente o autor pecou em deixar explícito demais o mistério. Mas ainda assim fiquei bastante curiosa. Adorei a trama, quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcos
    Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada, querendo desvendar o mistério do passado da Yule. Pena que seja um pouco previsível.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro e estava muito curiosa. Adoro esse gênero!! Saber que ele é previsível, tirou um pouco da vontade de ler... mas pretendo ler mesmo assim, pois achei o enredo muito interessante.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, primeira resenha lida deste livro e confesso que apesar de você já ter suspeitado do real motivo da historia logo de cara,ainda assim fiquei intrigada com esta historia, pois curto bastante livros deste gênero!

    ResponderExcluir
  6. Particularmente não conheço o livro e é a primeira vez que leio algo a respeito, no entanto deixa uma pitada de curiosidade quando a desvendar o mistério do passado da Yule. Apesar de querer lê-lo sinto apenas por ele ser tão previsível.

    ResponderExcluir
  7. Não sei dizer se já li algum livro sueco, mas este por ser policial, um gênero que eu gosto muito, me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito fã de thrillers, mas eu curti esse com algumas ressalvas. Achei que o final foi um pouco corrido e que algumas passagens poderiam ter sido mais lentas. Dá para ler rapidinho mesmo. Também achei os nomes estranhos. É engraçado que a gente sempre lê livros dos EUA ou Inglaterra e não somos familiarizados com outras culturas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Poxa que livro hein, gostei muito da resenha, eu li somente um livro do gênero e adorei, esse parece ser bom, fiquei curiosa para saber porque eles fizeram isso com a mulher, deve ser horrível ficar presa e ainda ser obrigada a ver a sua casa. E uma coisa importante, eu não sabia que o livro é sueco.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que me encaixo no perfil desse livro. Gosto de tramas policiais com essa pagada mais objetiva. Uma pena que você descobriu o grande mistério logo no começo. O bom é que, mesmo descobrindo, o desenrolar da trama era tão bom que acabou suprindo essa "falha", né?!?! Estou super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

  11. É primeira resenha que eu leio sobre este livro. Eu amo quando um escritor consegue expor de maneira clara e objetiva os sentimentos de um personagem. Se eu não estiver errada esse livro me apresenta isso, esse foi um dos fatores mais importantes que fez com que eu me interessasse por ele.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler romances policiais fáceis despretensiosos. E, prefiro esses mais previsíveis, do que aqueles com milhões de reviravoltas impossíveis forçadas.
    Tomara que esse seja melhor que A Lista do Nunca.

    ResponderExcluir